O Assassinato de Roger Ackroyd - Resenha de Unicórnio



O Assassinato de Roger Ackroyd
Agatha Christie
Globo Livros (a edição que eu li foi essa)
Nota 5/5


Com certeza, uma dos melhores livros da Agatha.

Fiz tantas teorias ao longo do livro e acabei dando com a cara na porta (mais uma vez) pois nada daquilo que eu imaginava que era, era. É isso.

Sinopse: Uma misteriosa sequência de três crimes. Uma velha senhora desconfiada. Um famoso detetive belga de férias, procurando alguma emoção. Este é o ponto de partida de O assassinato de Roger Ackroyd, um dos mais famosos romances policiais de Agatha Christie, em que está presente seu estilo inconfundível de promover uma verdadeira ciranda de suspeitos, em que o leitor é envolvido e para a qual ele é convidado a usar toda a sua inteligência e perspicácia.
Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes iniciada a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio. 
Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do Dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de Miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila.

Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por Miss Ferrars compõe o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações.




Resenha: Vamos lá, por onde devo começar? Agatha já chega metendo o pé na porta, nas primeiras 60 páginas do livro já morrem dois personagens, o terceiro morre mais pra frente.

A trama é extremamente complexa e instigante, ao ponto de eu não conseguir dormir por uns dias por ficar pensando no livro, Mais uma das histórias onde nosso amado Poirot aluga uma casa numa pequena cidade inglesa para curtir sua aposentadoria, mas quando os dois crimes acontecem, ele não consegue ficar de boa e vai logo descobrir o que ta rolando.

Como é comum em pequenas vilas, todos as pessoas se conhecem, seja por empatia, amizade ou fofoca. Então, quando Poirot chega ao local, decide usar o seu sobrenome de um modo diferente, para despistar qualquer curiosidade sobre ele que, naquele momento, já era considerado um detetive muito famoso. O primeiro contato dele, então, é com os vizinhos e irmãos James Sheppard, o médico da cidade, e Caroline Sheppard, conhecida como uma das pessoas mais fofoqueiras do local.
Caroline Sheppard é realmente uma personagem muito interessante, pois o próprio Poirot assume uma certa admiração por ela ter uma mente aguçada, capaz de compreender a natureza humana, de forma a, quase sempre, acertas sobre os motivos e atitudes de certas pessoas da cidade. E o seu irmão, James Sheppard, além de ser o narrador da história, vai acompanhar Poirot na busca do assassino de Roger Ackroyd, um senhor viúvo e muito rico que é encontrado morto em seu escritório, após ler uma carta de Dorothy Ferrars, que se matou na noite anterior por envenenamento.
O mistério é sobre o conteúdo da carta. O que Sra. Ferrars escreveu ali de tão grave que acabou por tirar a vida do homem que, no futuro, poderia ser o seu marido? James Sheppard, ao encontrar o corpo do amigo a carta havia sumido do escritório, a janela estava aberta e, segundo o mordomo, o sofá estava numa posição diferente. E foi Poirot, claro, que percebeu o detalhe que a lareira havia sido acesa, ou seja, a carta misteriosa foi destruída ali mesmo, no local do crime.
Na casa de Roger Ackroyd morava também alguns parentes, todos interessados na fortuna dele, porém, era sabido que a maior parte de sua fortuna iria para o seu filho adotivo que, assim que soube da notícia da morte do pai, foge.
Então, a história traz vários suspeitos e algumas pequenas situações paralelas se desenrolam, como a descoberta de uma paixão, que recebe ajuda de Poirot para se concretizar; uma mãe angustiada por ver o filho perdido nas drogas e um casamento secreto.
Na minha opinião é um dos livros mais  dificeis de se desvendar quem é o criminoso, quando eu descobri, eu quis me jogar da janela do ônibus, de verdade. Fiquei realmente chocada. Quando contei pro meu pai (enorme fã dela, que já leu e tem TODOS os livros da rainha) ele teve a coragem de rir de mim. Minha namorada teve a mesma reação que eu, mas eu meio que contei quem era o vilão pra ela, então ela só quis me matar mesmo.

Realmente, se o que dizem por ai for verdade, que tudo o que poderia ter sido escrito sobre romances policiais já foi escrito pela Agatha, eu realmente preciso abraçar os escritores de romances policiais. Rindo de nervoso.

Você já leu esse livro? O que Achou? Conta ai!!!


créditos das fotos: Blog Lendo & Comentando

11 comentários:

  1. Eu não li ainda mas fiquei curiosa 😂 bjs

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia a autora, mas esse livro nunca o li, fiquei com curiosidade! :)

    Beijinhos, xx
    http://catiia-siilva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro Agatha Christie , tenho uma colecção imensa , já li este e está entre os meus favoritos , aliás foi através dos livros da Agatha Christie , que há muitos anos adquiri o gosto pela leitura , acho que já li tudo o que ela escreveu !! Amo , amo este género de literatura !!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Sou apaixonada pela escrita da Agatha, mas ainda não li esse livro. Sua resenha me deixou bem animada para realizar a leitura, pois adoro quando o crime acaba nos dando um tapa na cara e não conseguimos passar nem perto do criminoso. Isso só me deixa mais animada. Parece ser uma leitura fabulosa, quero! Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Adorei sua resenha, amo as edições do livro da Agatha, mas ainda não tive o prazer de ler nenhum, mas tenho muita curiosidade <3

    ResponderExcluir
  6. Amo a Agatha e todos os seus livros, Poirot com certeza é o meu personagem favorito. Quando não consigo em prender em algum livro, recorro aos livros da Agatha.

    ResponderExcluir
  7. Minha irmã leu esse livro é se apaixonou, eu ainda não consegui ler. Depois de sua resenha já coloquei na minha lista de prioridades.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bianca,

    A Agatha tem esse dom de nos fazer criar milhares de teorias, pra chegar no final do livro e descobrirmos que nenhuma delas era a correta kkk, é o que eu mais gosto nos livros dela.
    Eu lia muito quando estudava, era fã da rainha do crime. Agora já não leio mais os livros dela, mas sempre que vejo as resenhas das suas histórias, me encho de uma nostalgia muito gostosa.
    Quem sabe um dia eu volto a ler, né?
    Parabéns pela resenha!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da Agatha, e porém tenho muito vontade e sua resenha me deu mais vontade ainda de ler algo dela. Os livros dela parecem ser realmente um melhor que o outro! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Oi,tudo bem ?

    Ainda não conhecia esse livro da Agatha Christie, mas as tramas da autora são extremamente envolventes e esse com toda certeza deve ser outra boa indicação para todos que amam o gênero. Ela sempre nos faz investigar e criar teorias junto com ela, durante a trama e a proposta deste está bastante interessante .

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li este livro, mas tenho bastante admiração pela Agatha como escritora e a forma como escreve os temas. Poirot, mais uma vez investigando enigmas que nos levam a não dormir, pensado no final da história, e quem seria o vilão? Seria seu filho adotivo? bom, só lendo né. Com certeza irei ler. Abrço!

    ResponderExcluir