O Cão dos Baskerville - Resenha de Unicórnio



O Cão dos Baskerville
Arthur Conan Doyle
Martin Claret
Nota 3/5

Sinopse: O detetive Sherlock Holmes e seu fiel amigo dr. Watson retornam em mais uma série de mistérios, assassinatos, pistas e perseguições em “O cão dos Baskerville”. Considerada uma das melhores aventuras do detetive, a obra foi originalmente impressa em partes, publicadas pela revista Strand Magazine de agosto de 1901 a abril de 1902, quando, no mesmo ano, foi lançada em formato de livro. “O cão dos Baskerville” possui uma história eletrizante que se tornou um clássico da literatura policial e promete prender a atenção do leitor a cada virada de página.

Resenha: O Cão dos Baskerville foi escrito por Sir Arthur Conan Doyle, publicado em 1902. Este é um dos quatro romances narrados pelo o Doutor Watson sobre as aventuras do primeiro e único detetive consultor do mundo, Sherlock Holmes.

A história começa quando um homem vai até o 221B em Baker Street, o famoso endereço de Holmes e Watson, para procurar ajuda em um caso extremamente singular. O homem se chama Dr. Mortimer e era o médico de Sir Charles Baskerville, um homem idoso, rico e bem apessoado que morava no Solar Baskerville, uma mansão de mais de 500 anos de tradição, abrigando todos os outros Baskerville. Porém, quando Sir Charles morre por motivos suspeitos e em um lugar estranho (um ataque cardíaco do lado de fora de sua mansão, a noite), Dr. Mortimer não pode deixar de se lembrar de uma lenda que aterrorizava a tradicional família chamada “O Cão dos Baskerville”. Resumidamente, a lenda dizia que um enorme cão de poderes sobrenaturais havia matado, há muitos anos, Hugo Baskerville, um dos antepassados da família e por causa de uma maldição, este cão iria matar todos os outros integrantes da família.

Claro que a primeira suspeita de Dr. Mortimer é achar que Sir Charles havia sido morto pelo o cão sobrenatural, mas Holmes e Watson acham diferente. Porém, o que acaba preocupando ainda mais o Dr. Mortimer é a chegada do jovem Henry Baskerville ao Solar da família, o único herdeiro da mansão e ingênuo a lenda do cão. O médico se preocupa com a segurança de Henry e pede a ajuda de Holmes.

Bem, preciso dizer que realmente não gosto dos romances de Holmes. Acho a leitura mais densa e bem parada, me identifico bem mais com os contos porque as histórias correm melhor e tem mais agitação, os romances são meio paradinhos. Não posso dizer que é ruim, mas também a leitura, pra mim pelo menos, não foi das mais prazerosas, por isso dei uma nota baixa.

11 comentários:

  1. Concordo sobre a parte dos romances serem um pouco parados demais, as coisas não andam como a gente quer rsrs. Esse livro tem uma premissa bacana, vou reservar um tentando de paciência rsrs. Já leu Um Estudo em Vermelho? Posso garantir que não vai se arrepender.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu sou suspeita demais pra falar sobre qualquer livro do Sir Arthur! Eu amo! Sou apaixonada por Sherlock e Watson! Acho uma pena você achar os romances parados.. Eu adoro cada página! Mas como leitora entendo você não gostar. Enfim, Lendo os contos quem sabe você não consiga ir curtindo os romances! Te aconselho ler O Vale do Terror, é incrível!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Não conhecia a obra, mas pela sua resenha sinto que também não iria curtir muito já que sou uma pessoa que desiste fácil de leituras lentas, mas acho que daria uma chance a leitura dos contos dele que eu sempre escuto maravilhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o segundo livro livro do Conan Doyle que li e adorei! Sou suspeita pra falar porque eu amo demais Sherlock e até hoje nenhum livro me desagradou.
    Uma pena você não ter gostado tanto e achado parado. Pra mim a leitura flui tão bem, não quero parar de ler até terminar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei muito da sua resenha e da sua sinceridade para com a leitura. Não conhecia esse livro de Sherlock Holmes e confesso que fiquei curiosa para saber mais sobre a história. Gosto muito das história desse famoso detetive.
    Abrç

    ResponderExcluir
  6. Acho que a época influencia muito na escrita, naquele periodo, esse tipo de narrativa mais parada funcionava lindamente, hoje em dia a gente quer tudo pra ontem, né? Hahah entendo você, completamente. Infelizmente também é uma narrativa que nao funciona comigo mas entendo que o autor influencia muitos escritores até hoje.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca.

    Eu tenho aqui em casa três história do detetive Holmes,mas ainda não tive a chance de lê-los. Eu também ainda não li este livro e fiquei bem curiosa para conhecer essa história melhor. Vou anotar sua dica para ter minha própria conclusão.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiii, eu nunca li nada sobre Sherlock e olhe que não foi falta de vontade, mas de priorizar mesmo a leitura... Achei a história super interessante e apesar de você ter achado a história paradona e tal, não perdi a vontade de ler, espero que a experiência para mim seja melhor rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas acho que entendo quando você diz que seus romances são mais densos e, até mais difíceis de serem lidos. Fiquei intrigada com a questão de um ser sobrenatural nesse livro, mas acho que meio que já imagino como o caso será solucionado.
    Vou anotar a dica, pois quero dar chance a livros clássicos. Depois te conto o que achei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Você acredita,que eu ainda não li nada que envolve o famoso detetive? Mais ainda assim, não tenho curiosidade em começar a ler pois não chama a minha atenção. Então vou passar a dica

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Até agora só li o primeiro livro da série dele, e concordo com você, o suspense é mais denso e não tem tanta adrenalina como estamos acostumados com os suspenses de hoje em dia, mas ainda sim vale a pena insistir na leitura.

    Beijokas

    ResponderExcluir