RESENHA: Fortaleza Impossível - Resenha de Unicórnio


Fortaleza Impossível
Jason Rekulak
Editora Arqueiro
Nota: 3/5 ✰'s

Sinopse

Uma declaração de amor aos anos 1980. ” – David Ebershoff, autor de A garota dinamarquesa. “Misto de história de amor, começo da adolescência e filme de ação, Fortaleza Impossível é um romance inteligente sobre amizade, sofrimento e computadores. ” – Ben H. Winters, ganhador do Prêmio Edgar e autor da trilogia O último policial. Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo. Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes. Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV. Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.

Resenha

Quando eu vi esse livro na Americanas, eu comprei porque eu achei a capa linda e gostei da sinopse, mas nunca tinha visto ninguém falar sobre ele.

Quando eu li, fiquei muito surpresa. Me identifiquei em muitos aspectos porque meu pai viveu nessa época e preservou muitas das coisas desse tempo, o que me fez conhecer e apaixonar. Tanto que, real gente, eu sei escrever em linguagem de máquina (risos nervosos).

Esse livro conta a história principalmente do Billy, um gurizinho de 14 anos que tem notas ruins (mas a mãe acredita que ele é gênio reprimido) viciado em computador e videogames. Ele até conseguiu programar alguns joguinhos bem meia bocas.

Um dia, os amigos dele viram em uma loja do bairro a Playboy da Vanna White, uma apresentadora de TV pela qual eles são fascinados e como eles não podem comprar a revista, começa toda uma saga pra roubar essa revista.

Um dos requisitos pro plano deles ter sucesso é conseguir a senha do alarme da loja, pra isso Billy vai se engraçar pro lado da filha do dono da loja.

Porém, nessa de se engraçar pro lado da menina, ele descobre que tem um campeonato de desenvolvedores de jogos o qual o ídolo dele vai julgar e a guria também é uma nerd e eles resolvem criar o jogo juntos.

Ai a trama se desenvolve toda nisso ai, criar o jogo, ter notas boas, conseguir a senha do alarme pra pegar a revista, tentativas fracassadas, um romance adolescente embalado por sons nostálgicos de jogos em disquetes.

Foi uma leitura super gostosa e surpreendente, principalmente por causa do plot do final que foi sensacional! É uma leitura boa pra qualquer idade, qualquer um que ler vai se identificar e entender, recomendo esse livro pra quem tá de ressaca. Adorei!

8 comentários:

  1. Já vi esse livro na Saraiva uma vez e fiquei muito curioso sobre o que se tratava, ao ler sua resenha fiquei bem interessado pois às vezes quero um livro leve para ler e esse parece ser bem gostoso

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, logo de cara a capa é linda, muito bem feita e parece que o enredo é bastante divertido de acompanhar. Gostei e vou procurar saber mais.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei interessado nesse livro, a leitura parece ser bem tranquila e gostosa de se fazer. Fiquei curioso com o enredo. Anotei a dica para fazer uma leitura futura.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Sempre julguei esse livro pela capa e hoje consigo ver o quanto estava errada em fazer isso. Adoro a ideia de focar em dois jovens que vão acabar descobrindo que possuem um amor em comum por programação e ao mesmo tempo mostrar outro lado da adolescência. Com certeza vai para a minha listinha. Já quero saber o plot do final!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Vi esse livro super barato na L.A, mas juguei pela capa achando que não seria um gênero que eu me ariscaria... Adorei sua resenha, e irei compra-lo, fiquei bem curiosa.


    bjbj

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    As vezes uma leitura assim é muito boa para espairecer. Gosto muito de um romance. Ótima dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu as vezes dou umas passadas pelas prateleiras das americanas, mas aqui no Rio nunca esbarrei com essa capa fofa! Gostei da sua resenha e acredito que é uma leitura que ganharia meu coração. Gosto de leituras leves que tenham um bom conteúdo. <3
    Vou deixar aqui anotado para a minha próxima ressaca, que costuma ser com livros da Coleen Hoover.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ameeei essa capa, ela chama mesmo a atenção e adoro leituras com aquele romance leve... Vai pra minha listinha! Obrigada! (Blog Garotas Devorando Livros)

    ResponderExcluir