{EXPERIÊNCIA LITERÁRIA} Crônicas de Gelo e fogo - Livro 1


A Guerra dos Tronos - Cronicas de Gelo e Fogo
George R. R. Martin
Editora Leya
Nota 3 / 5 ✩'s

Sinopse


Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin - considerado o Tolkien americano - cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer. Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro, agora também um blockbuster da HBO!



Experiencia literária


Bom, resolvi fazer esse post de experiencia literarária porque eu realmente não terei capacidade alguma de fazer uma resenha sobre esse livro, então vou contar como foi ler esse livro.

Eu sempre tive vontade de ler essa saga, apesar de ter tentado outras 3 vezes, nunca passava dos primeiros capítulos. Não sei dizer se era porque a escrita era difícil, ou pelo fato de cada capitulo ser narrado pela visão de um personagem e o livro meio que não ter uma sequencia porque eu tô lá na muralha e do nada vou pro deserto dos Dotrakis e depois vou pra Porto Real, então isso me incomodava muito.

Mas ai eu tomei a iniciativa de conversar com a Lua para fazer uma leitura coletiva dessa saga e tô tentando me manter firme nela e finalmente consegui terminar o primeiro livro!!!

As dificuldades na leitura foram muitas. Eu nunca li uma fantasia tão pesada e tão grande, com tantos elementos e personagens. O fato da linearidade e das narrativas me mataram o livro todo. Eu sempre me perdia entre um capitulo e outro e ficava pensando “ah, agora é Bran, mas onde ele tava antes?” e foi assim o livro todo. Sem contar que o livro é muito chato, foi difícil pra terminar e pra engolir alguns personagens (Ned, seu bicho ruim).

Porém, nem tudo é ruim! Eu adoro os capítulos em que a Daenerys aparece! E as mulheres do livro são todas tão inteligentes, políticas e maravilhosas. Mas as vezes os capítulos delas são cheios de nada.

Realmente, ler esse livro foi um desafio, eu falei que ia ler e ia entender e consegui. Agora, eu tô na metade do segundo livro e tá tudo bem melhor e mais fácil, agora a leitura ta mais legal.

Me conta, você já leu GOT? vamos conversar!!

7 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Então, eu não costumo ler fantasia, ainda mais sendo tão "pesada", como tu disse, então essa série, pelo menos no momento, eu não tenho curiosidade de ler, mas para quem gosta do tema deve ser uma ótima pedida. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro e assim como você não fui capaz de resenhá-lo. Acho que minha maior dificuldade fi a quantidade de personagens e claro que a Daenerys é minha favorita. Eu no geral gostei muito do livro, apesar de ser uma leitura bem difícil, realmente, um desafio. Parei no meio do terceiro a mais de 4 anos, mas preciso retomar, pois gosto mesmo dessa série.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia, tudo bem? Sério que você ficou incomodada com a mudança de narradores na história? Porque, eu amei essa maneira do autor contar a história e, quando a narração de um personagem estava muito boa, eu procurava a continuação e depois voltava para o capitulo correto.

    Eu fiquei tão apaixonada nesse primeiro livro que, ainda não comecei a ler os outros por medo de não serem tão bons, mas, tenho planos de ler o segundo e o terceiro livro esse ano. Fiquei triste em saber que não gostou tanto assim dele, porque é uma das minhas fantasias favoritas.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  4. Verdade, o livro é um desafio e às vezes, chato mesmo, mas não desiste desse desafio, espero que com o tempo fique melhor para você.

    ResponderExcluir
  5. Olá, já li esta obra e a segunda que sequência, porém como você mencionou é uma saga desafiadora de fato e por algum motivo não dei continuidade nem mesmo na série. Porém a obra em si é incrível!

    ResponderExcluir
  6. eu te entendo tanto kkk. eu tenho o segundo da serie, mas até hoje não li ele porque nunca terminei o primeiro, o tamanho me assusta demais só que amo a série e queria demais ler kkk.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Ah gente eu tenho muita vontade de ler esse livro, porém, mesmo o tendo aqui em casa, estou a muito tempo sem ler fantasia e esse livro me parece tao pesado e intenso que nao sei se ele me atrairia... acredito que ficaria como você fazendo tentativas de leitura

    Beijos

    ResponderExcluir