{RESENHA} Muito Além das Rosas - Camila Martins



Muito Além das Rosas
Camila Martins
Nota 4/5 ✩'s 

Sinopse


"Com o passar dos anos, o amor pela leitura foi esquecido entre um aplicativo e outro.
Os livros estão quase extintos. Raros são os leitores adeptos da cultura, da história e da ficção.
Escritores? Quem ousaria se arriscar a levar para o papel as emoções quando elas não mais interessam a ninguém?
As palavras se tornaram tesouros entre os sensíveis poetas escondidos entre um casebre e outro. Tesouros que só quem os têm sabem do poder, por isso os resguardam.
Por medo.
Maria Rosa sabe escrever. Maria Rosa ama escrever. Maria Rosa não tem medo.  E ela, muito mais por esperança do que por interesse, está disposta a encarar o último concurso literário, o Rosas da Alma, mesmo sem saber que somente com uma vitória o futuro dos livros estará a salvo."
"Ela nem sabia ao certo o significado de estudar, mas queria ver e aprender."

Resenha


Antes de falar sobre a história, acho que devo explicar um pouco sobre o mundo do livro. Após uma praga que devastou o mundo como conhecemos, os políticos se juntaram e criaram um mundo novo, o continente americano virou um país só, divididos em estados. As pessoas são divididas em estirpes: a alta estirpe, os comerciantes e os camponeses. Cada uma dessas estirpes tem suas determinadas obrigações e regras a serem seguidas de acordo com determinações impostas pelo governo. Livros não existem mais e cada estirpe aprende aquilo que lhe convém aprender. Vamos à história agora.

Nesse livro, vamos acompanhar a Maria Rosa, uma menina de estirpe rural, a base de tudo, a estirpe que trabalha de sol a sol para manter as outras estirpes alimentadas, eles devem ser gratos pela benção de ser dessa classe (ATA).

Maria não tem pai, e mora numa casa com a mãe e com o irmão (ah, aos camponeses é estritamente proibido ter mais de um filho), em condições complicadas. Elas vivem do soldo da viuvez  da mãe e da cesta básica que o governo fornece se eles conseguirem atingir a quantidade minima daquilo que eles produzem a cada 15 dias.

Rebeca, a mãe da Maria, é uma pessoa muito rígida mas apesar disso, resolveu mostrar para a filha a unica coisa preciosa que ela tinha: ensinou a menina a ler e a escrever, apresentou-a aos livros e deixou com que ela estudasse o minimo que sua vida permitia, sempre no porão escuro da casa, tarde da noite; afinal para que os camponeses precisam aprender essas coisas??

Rebeca tinha consciência de que se não podasse a rebeldia de Maria, iria ter problemas. Dito e feito; a menina se encontrou na escrita e começou a escrever e a contar histórias para o irmão mais novo sempre que podia, coisa que a mãe abominava grandemente.

Um dia, quando ia levar a colheita da família para o centro comercial ela encontra o Zac, seu melhor amigo, que lhe oferece carona para a cidade. Chegando no centro comercial, logo após pesar a colheita e descobrir que passaram com certa folga do peso minimo, Maria e Zac vão passear pelo centro comercial e maria vê numa das TVs um anuncio sobre um concurso de escrita que ocorreria na capital que o ganhador teria direito a uma casa na capital e muito dinheiro. A grande chance de subir de estirpe. A grande chance de deixar com que seu irmão viva livre, sem se esconder. A chance de fazer com que sua mãe seja feliz. A chance dela.

"Tudo se tornava maravilhoso assim que a pequena rosa abria seu caderno e os livros."

Opinião


Esse livro é a primeira distopia que a Camila escreve e me atrevo a dizer que o inicio não poderia ter sido mais triunfal do que foi.

Gostei muito da forma com que a Camila construiu o mundo do livro, as personagens são muito boas e todas muito profundas, as que mais aparecem são a Maria, a Lily, uma comerciante que também está fazendo parte do concurso e a Avena, que é uma figura um tanto peculiar e que realmente tem todo o meu coração.

O desenrolar da história, do concurso e AQUELE PLOT do final, realmente me prenderam muito. Enquanto eu betava o livro, ficava realmente muito ansiosa para saber o que poderia acontecer e fiquei muito surpresa com o final.

Eu sempre gostei de ler distopias por que o mundo é diferente, mas eu senti que o mundo em que a história se passa é tão próximo, tão real. A narrativa é forte, angustiante em alguns pontos, daquele jeito que você não consegue MESMO parar de ler, sem contar que ele é curtinho, dá pra ler em dois dias.

O segundo livro tá sendo escrito (AMÉM) e estou apaixonada por essa experiencia maravilhosa de ser Beta de alguém. Realmente, essa trilogia tem tudo pra ganhar o mundo. Ansiosa estou pelo desenrolar da história.

17 comentários:

  1. Oi Bianca,
    Nossa! Gostei bastante da história, principalmente por ter no concurso a chance de uma vida melhor. Não lembro de nenhuma distopia que trabalhe no foco da escrita e isso com certeza despertou meu interesse. Trouxe o diferencial. Que ótimo que o segundo livro já está sendo desenvolvido, assim não esperamos tanto para saber como a história vai seguir.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, fiquei super curiosa e com muita vontade para ler o livro, o que vou fazer assim que der.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro ainda, mas foi impossível não ficar curiosa para lê-lo depois de ver tua resenha. Não costumo ler muitos livros de distopia, mas fiquei louca para ler este. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem? UAU QUE SINOPSE! Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas amo distopias e já de cara a premissa chamou a minha atenção.
    Lendo sua resenha, me convenci de que preciso dar uma chance para a leitura. Imagina um mundo assim, não, nem quero imaginar =S

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Eu também gosto de ler distopias exatamente pelo mesmo motivo, conhecer novos mundos, e histórias que fogem do real. E que traz um futuro totalmente diferente do que imaginamos. E pela sua descrição e possível notar que a autora construiu uma história e tanta, só pela sua descrição já fiquei envolvida, e com vontade de saber qual será o desfecho dessa família, se a menina irá participar do concurso ou ganhar. Por isso já quero ler a obra.

    ResponderExcluir
  6. Lendo apenas a sinopse jamais iria imaginar do que se trata o livro realmente, mas sua explicação sobre o cenário da história e a empolgação com a qual você fala me deu MUITA vontade de ler o livro, parabéns pela resenha e valeu pela dica, amo distopias e esta parece ser incrível!

    ResponderExcluir
  7. NOssa, que ótima dica!
    Eu não costumo muito me interessar pelo gênero mas a sua resenha está tão boa que fiquei na maior curiosidade. Eu ainda não conhecia o livro e já quero ler, achei uma ótima dica e a premissa é bem intrigante.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas gostei da premissa dele e ATA mesmo ser grata por ser "escrava", então tomara que ela tenha vencido o concurso e subido de estirpe. Quero ler e espero me surpreender com o final, assim como você. Se ler o segundo livro nos conte o que achou, quero conferir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Eu nunca ouvi falar desse livro antes e, estou chocada porque sou apaixonada por distopias! O que mais chama a minha atenção nesse gênero literário é a construção do mundo e, a maneira como as pessoas vivem, por isso, vou anotar a sua dica na minha agenda e comprar o livro assim que possível, quero muito conhecer essa história.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Até hoje li apenas uma distopia e achei essa bem diferente das que tenho conhecimento. Achei o universo criado pela autora bem interessante e acho que seria uma leitura que iria me prender do início ao fim.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Eu ri do seu ATA mas me vi preocupada porque dia desses vi um politico dizendo que todo mundo aguenta trabalhar até os 80 anos, ATA, parece distopia mas é vida real mesmo. Sobre o livro, poxa vida que coisa mais incrível, apesar de nao ser muito fã do gênero, sinto que eu iria amar essa narrativa.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Coloquei agora mesmo essa história na minha biblioteca para ler <3 Gostei demais da história e da ambientação. Fiquei curiosa para saber se a Maria conseguiu vencer o concurso e o que vai acontecer depois disso com a família dela. Ótima dica, muito obrigada! <3 Eu não leio quase nada pelo Wattpad, mas gosto muito de indicações!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. 'Livros não existem mais ' nossa, tão próximo de nossa realidade com a atual conjuntura política. Esse livro é bem curioso, não conhecia e fiquei curiosa para me aventurar nessa história.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e nem a autora. Confesso que não ando muito no clima para ler distopias, mas achei a premissa desse bem interessante. No entanto, o fato de estar disponível no wattpad me desanima muito, pois só leio pelo kindle ou livros físicos. Quem sabe se um dia for publicado na Amazon ou em edição física eu não leio né? Mas fico feliz que tenha gostado tanto e espero que você goste da continuação também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. As distopias mais legais são assim, quando a gente sente que o mundo em que o enredo se passa é próximo e real. Acho que essa característica aproxima muito o leitor do enredo. Me interessei, mas vou preferir esperar a história estar completa pra ler, ou acho que ficaria muito agoniada esperando as continuações.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Como amo distopias, claro que dica anotada! Não conhecia a autora, mas depois da sua resenha fiquei bem curiosa. Adoro histórias com plot no final, me deixando com expectativas. Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. essa proibição' de livros é algo bem próximo de nossa realidade, se levarmos em conta como andam as coisas atualmente com relação à política... enfim...
    confesso que pela capa eu nunca saberia dizer do que se trata o livro, não me remeteu à trama apresentada... de qualquer forma, ando meio saturada de distopias, apesar dessa obra ter uma premissa intrigante...
    bjs...

    ResponderExcluir