As palavras não ditas - Resenha de Unicórnio



Autor: Guilherme Ribeiro de Brito
User: @GBR2015
20 Capítulos 
Nota: 4,5 /5 
Wattpad


Sobre o livro:
Levi Proofwell é um jovem autista que mora no que ele acredita ser um internato para garotos comum, fissurado em seus livros e dono de poucas palavras, nada mais parecia surpreendê-lo, até que lhe é colocado, pela primeira vez, um colega de quarto: Logan Shortcutt, que desafiadoramente o faz questionar tudo o que já havia sentido. Agora, Levi precisa aprender a lidar com esses novos sentimentos, ao mesmo tempo que descobre o poder das palavras que nunca disse.

Minha Opinião:

O que falar do livro, que acompanhei todas as postagens fielmente toda semana. Apesar de já “conhecer” o escritor desde o ano passado, e ter um livro dele em uma das minhas listas no wattpad, ainda não tinha lido nada dele, até que neste ano em um grupo do facebook me deparo com está sinopse e foi amor à primeira vista. Me encantei de primeira, já no primeiro capítulo lembro de ter indicado a amigos.
Um livro G que se passa na era vitoriana, com um personagem autista, não teria como eu não amar, foi o que me chamou atenção e encantou, confesso que demorou um pouco para eu sacar que a estória se passa em outra época. Em alguns momentos me lembrou Harry Potter, pois o internato onde Levi vive é divido em casas que dividem os alunos por características.
Levi foi deixado na porta do internato quando criança, e suas memórias mais antigas é justamente  a sua chegada no colégio, antes disso, nada, então tudo o que ele conhece e sabe, toda sua vivência, é/foi dentro das paredes da escola. Sempre sozinho, seja estudando, aulas particulares, apenas ele e o professor, enquanto os outros vão para a sala de aula normalmente, ele não, até mesmo no quarto, a única cama ocupada era a dele.
"E talvez o amor que os autores tantos descrevem no livros se resuma a isso; Àquele momento quando o ar parece travar em seus pulmões, quando tudo no mundo não parece importar tanto quanto aquele momento, quando por mais que você lute, não consegue negar o que sente."

Até que um dia ele foi chamada pelo Diretor que apresentou Logan, o seu mais novo e primeiro colega de quarto. O seu papel era apresentar a instituição, mostrar as regras e fazê-lo ficar na linha basicamente, e em troca, ele poderia voltar à estudar com os demais alunos.
Logan inicialmente parece frio, misterioso, pelo menos ao meu ver. O que faz Levi ficar curioso, ter certo interesse pelo rapaz. E aos poucos com seu jeito de ser vai se tornando amigo dele.
Em alguns momentos, Logan não entende certas atitudes dele, porém ele respeita e gosta da sinceridade do jovem. A estória é narrada em primeira pessoa, pela visão do Levi e de forma delicada ele narra a história da sua perspectiva, de alguém com autismo, mais especificamente a síndrome de Asperger.
"Ele não disse eu te amo, mas naquele momento sentia cada declaração amorosa, cada poema declamado nas noites frias, o frenesi de um homem que se joga na frente de uma bala para proteger sua amada; pude ler as palavras de seu amor conforme sua língua tocava a minha."

Nem tudo é o que parece,  e aos poucos, capitulo a capitulo, a verdade é revelada, a venda é tirada dos olhos. E começamos a entender algumas coisas, muito bem narrado, muito bem escrito. De uma delicadeza que mesmo as partes mais pesadas se tornam “suaves” é carregada de leveza e sentimento. Você sente, você entra na estória.
Confesso que adoraria que o passado do Levi fosse um pouco mais explorado, porém sei que esse não era o objetivo, e sim, o primeiro amor, a descoberta desse sentimento, não apenas isso. Uma das cenas mais bonitas e importante foi o Levi se descobrindo apaixonada, até pouco tempo ele nem sabia que dois homens poderiam se amar. E a cena do Levi se tocando pela primeira vez, pensando no Logan, se dando prazer e descobrindo novas sensações foi quase uma quebra de paradigma. Não foi escrita com a intenção de ser erótico, e ao meu ver é uma das cenas mais bonitas e importantes também.
            A partir desta sua descoberta, a estória se desenvolve mais, Levi começa a entender mais sobre ele, e sobre onde vive. Acaba fazendo amigos que contam tudo o que ele precisa saber, e sempre esconderam dele. Com essa informação ele pensa em fugir, em tirar Logan dali, daquele local que só faz mal a ele.
"Aperto meus dedos contra os de Logan e a sensação de nossos corpos unidos é a maior força que eu poderia pedir a alguém, pois afirmo com orgulho: - Você simplesmente sabe, senhor, porque, por mais que tantos tentem dizer que  o amor é errado, ele é o sentimento mais singelo que podemos sentir"

Não vou dizer mais nada sobre o livro se não vou contá-lo todo, como estou praticamente fazendo agora.  Só digo uma coisa, leiam, adicione a sua biblioteca no wattpad, pois não iram se arrepender. O livro é simplesmente perfeito, um dos meus queridinhos daqui em diante, e confesso que torço para que se ele virar um e-book ou quem sabe uma versão física o escritor possa acrescentar um epílogo de presente. Fora que também torço por um spin-off falando sobre os amigos do Levi e o que aconteceu com eles.

Redes sociais:

Wattpad: @GRB2015
Instagram: @grb1.5
Facebook: Guilherme Ribeiro de Brito

Beijão, até a próxima
MaLê

16 comentários:

  1. Concordo que quando li a sinopse já me interessei pela leitura desse livro, porém admito que não tenho costume de ler pelo wattap e por isso quase não conheço nenhum dos livros postador por lá. Adoro obras que tratam a questão dos transtornos mentais de forma tão real como me pareceu ser abordado nesse livro, e isso me cativou ainda mais ao ponto de querer dar uma chance a obra. Espero também que seja publicado em físico e/ou em e-book pois mais pessoas precisam conhecer essa história.

    ResponderExcluir
  2. Oiieee

    Acho super interessante essas dicas do Wattpad, essa é uma plataforma que nunca uso, justamente por não saber o que ler entre tantas opções. Eu gostei muito da sinopse deste e acho que nucna li nada com um personagem protagonista autista, a temática é muito interessante e eu fiquei curiosa, parece ser uma leitura bem intensa.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, gostei do fato de abordar o autismo, fiquei com vontade de ler para ver como essa história foi desenvolvida. Não conhecia o autor e á adicionei na lista de desejados.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Que me lembre, nunca li um livro com uma personagem autista ou que abordasse o autismo.
    Não conhecia nem o livro, nem o autor.
    Nunca usei o Wattpad. Não sei se há em Portugal.
    Beijokitaz



    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Pelo título já percebemos que a história irá nos surpreender. Li a sinopse e pensei uma coisa mas conforme fui lendo sua resenha percebi que a história vai por outro caminho que é ainda mais interessante. Acredita que nunca li nenhuma história que envolvesse autismo? Somente filmes. Não conhecia o autor mas gostei da sua abordagem. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Oie MaLê
    Tudo bom?
    Concordo piamente quando diz que a sinopse já te apaixonou. Ela realmente toma de conta da nossa curiosidade.
    Nunca li um livro pela visão de um autista. Filmes, sim. Livros, não. Deve ser uma quebra de paradigmas ter esse ponto de vista.
    E pelo que contas, o livro é tocante .. o primeiro amor, o primeiro amor gay, o primeiro amor de um autista gay. OUSADO. E pelo que percebo, leve , lindo e tocante ♥
    Não conheço o autor, mas parece uma ótima pedida.

    Bjos e Cheiros
    http://www.livreando.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Como mãe de uma criança no espectro autista, eu sempre fico e antenas em pé quando ouço falar de história com autistas. Porém não é muito lá meu tipo de leitura...
    Mas, eu adoro resenhas que expõe (no bom sentido) esses autores do Wattpad. É tanta coisa que às vezes as indicações são essenciais para atingir um público mais certo.
    Que bom que gostou tanto da história.

    Um beijo
    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Oi, parece um livro curioso com uma pegada bastante juvenil, não vou mentir que a capa não me agradou muito, mas de forma geral, a ideia d aobra parece curiosa

    ResponderExcluir
  9. Oi, que interessante saber que é de época, mesmo que não pareça num primeiro momento. Amei conhecer esse livro pelo seu post, já fiquei curiosa e vou dar uma olhada no wattpad.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, acho que é a primeira vez que leio algo do tipo. Adorei a sua resenha, uma pena que eu não leia no Wattpad, mas espero que o autor lance pelo menos como e-book. É uma história que eu adoraria ler!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Mesmo você mencionando as partes mais hots do livro, tudo pareceu tão fofo!
    Nunca li livros g em época antiga, parece bem diferente.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  12. Não sei do que eu gostei mais, da capa ou da premissa. Fiquei muito curiosa com a história. Eu nunca li nada do wattpad, mas agora quero muito fazer isso. Valeu pela dica!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, amei a capa e proposta da obra, não conhecia a autoria mais fiquei bem empolgada com sua impressão sobre o livro!

    ResponderExcluir
  14. Oiii, tudo bem?

    Que premissa mais incrível, já estou louca para ler o livro!! Acho bem interessante o fato de a trama ser narrada da perspectiva do Levi, acho que isso nos aproxima ainda mais de toda a sensibilidade da história. Com certeza vou colocar o título na minha lista de desejados. Obrigada por compartilhar!!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Confesso que não sou uma leitora do wattpad, sei que perco alguns bons achados de lá por conta disso. Achei a premissa apresentada interessante, o livro parece ser bem instigante. É bom quando ficamos com esse gostinho de quero mais, né?

    Beijo.
    Ana.

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre este livro ainda, mas acho otimo que tenhas gostado de fazer a leitura!

    Enfim, acho otimo que o livro te tenha agradado, e que a verdade va sendo contada aos poucos!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir