{RESENHA} - #OrgulhoDeSer




#OrgulhoDeSer
Antologia publicada pela Editora Rico

Orgulho de Ser é uma antologia LGBT+ que foi organizada pela Thati Machado e que teve o seu lançamento oficial na Bienal do ano passado aqui em SP e nesse mesmo evento foi anunciado que a editora também iria investir em selo LGBT+ (ai que coisa linda!)

Como mulher lésbica, quero dizer que me identifiquei muito com a antologia e com a grande maioria dos personagens, tiveram momentos em que me peguei chorando, pensando no que eu passei ao longo da minha vida e como eu gostaria que tudo pudesse ter sido diferente.




A antologia tem 8 contos e eu amei todos eles, mas os que mais mexeram comigo foram dois e, agora que eu respirei fundo, vou falar desses dois.

O primeiro que acabou comigo e eu chorei igual uma condenada foi Multicor, um conto da Thati Machado, que conta a história de jovens que foram expulsos de casa e que ficaram numa situação vulnerável e são recolhidos e levados por alunos do Instituto Multicor, que é tipo aquela escola dos x-men sabe?! A fachada é de uma escola comum, mas lá os jovens que sofreram encontram um ambiente seguro.

O segundo, foi Banho de Lua, da Mariana Jati, que mostra um grupo super diverso em identidades e gêneros, inclusive e famosa “cota hétero” que tem em todo grupo e ele conta a história de um casal LINDÍSSIMO que todo mundo sabe que vai ficar junto, menos as duas personagens, claramente né?!

Esses foram os dois contos que eu mais gostei, mas isso não significa que não tenha amado os outros contos, todos eles mostram uma realidade que é possível que todo mundo se identifique com aquilo, mas esses foram os que mais marcaram porque eu queria que alguém tivesse me dado um lugar seguro, queria que as coisas fossem diferentes, mas não me arrependo em momento algum das coisas que vivi e que me fizeram pensar nas vezes que me apaixonei, inclusive pela minha esposa.

Sobre a edição é um pouco complicado falar porque eu li pelo kindle, mas eu gostei muito da capa, achei ela uma graça e eu simplesmente amo cores fortes na capa, sério!

Bom, por hoje é isso. Me conta ai se você já leu algum livro com protagonismo LGBT+, se já leu esse livro, se ficou com vontade, vamo conversar!!

23 comentários:

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Não conhecia, mas parece tão, mas tão fofo <3
    Esses 8 contos parecem top e o 8 é o meu número favorito <3
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que talvez isso possa ser um sinal de que você precisa ler esse livro kkk

      Excluir
  2. Não tinha visto ainda esse livro e sinceramente não é um tipo de livro que eu costumo ler. Mas, para quem gosta do assunto é bem legal! ❤ Adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Adorei de cara já essa capa, e me interessei bastante pela leitura, mesmo não sendo o estilo de leitura que estou acostumada.

    ResponderExcluir
  4. olá tudo bem ? não conhecia o livro e nem a autora , uma antologia bem interressante.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?

    É bom quando nos sentimos representadas através dos livros, né? Eu adoro!

    Esse livro parece ser muito bom e ja vou procurar no KU. E concordo quanto a capa: é lindíssima.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  6. Que interessante. Ainda não li nenhuma obra lgbt+. Antologias são sempre interessantes por ser leituras mais dinâmicas. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então eu acho que já passou da hora de ler algo lgbt kkkk

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a autora e achei a capa bem colorida/vida. Eu curto antologias, mas não tenho o hábito de ler livros com temas lgbt. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oiii, tudo bem?

    Logo de cara já senti vontade de ler, adoro capas bem coloridas e chamativas. Fiquei bem feliz em saber que a editora anunciou que também iria investir em selo LGBT+, tenho lido muitos livros com esse tema este ano, o que li mais recentemente foi "Dois Garotos Se Beijando", do David Levthan, e eu achei maravilhoso.

    Fico feliz que tenha gostado tanto de #OrgulhoDeSer. Acho que eu também gostaria bastante, especialmente destes dois contos que você comentou, parecem ser bem interessantes. Já coloquei o livro na minha listinha. Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!!
    Paraíso Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que lindo!!! Muito obrigada!! Eu ainda não li nada do David, mas tenho muita vontade!

      Excluir
  9. Olá, essa é uma antologia que tenho vontade de ler desde que vi a capa pela primeira vez, acho a temática muito interessante. Bom saber que você curtiu a leitura dos contos, esses dois que você destacou já chamaram a minha atenção. Preciso adquirir meu exemplar logo.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procura no kindle que tem! ela é realmente maravilhosa!!

      Excluir
  10. é, mas o legal dele é que ele mostra como a gente tem que ter orgulho de quem a gente é, independente de qualquer coisa!

    ResponderExcluir
  11. Eu imagino a sua carinha de contentamento ao lidar com uma obra repleta de representatividade assim! Acompanhei o lançamento dessa antologia na internet mas acabei me esquecendo de adquirir, obrigada por me lembrar!

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Rapá, eu sou uma vergonha haha, porque li até hoje apenas dois livros com essa temática e um deles é meu favorito que é Dante e Aristóteles descobrem o segredo do universo e que mexeu demais comigo, no quesito emoções e ideias que eu ainda tinham e eram preconceito.

    Beijos e anotada sua dica!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa obra, mas parece ser interessante por trazer contos que nos fazem ficar interessados e curiosos em saber se a próxima história é tão boa quanto a primeira.

    ResponderExcluir
  14. A sua resenha foi curta, mas foi o suficiente para me deixar curioso para ler o livro. Eu acho importante falar sobre esse tipo de coisas porque apesar de estar "na moda" falar sobre isso, ainda existem muito preconceito. A capa do livro é linda.

    ResponderExcluir
  15. Achei bem legal a proposta do livro e parece ser um projeto incrível, adorei a sua resenha. Acho essa capa bem estilosa.

    ResponderExcluir
  16. ah, que proposta bacana desse livro, adoro contos, ainda mais com temáticas que precisam ser discutidas e que tragam representatividade...

    vou adicionar na lista de possiveis leituras... bjs :D

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Parece ser um ótimo livro de coletâneas no tema. Já li alguns livros com temática LGBT e foram realmente bons, este parece ser mais do lado emotivo. Dica anotada.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  18. Oi Bianca, como está?
    Eu não sabia da existência dessa antologia e nossa, ler sobre isso deixou o meu coração MUITO feliz! Apesar de já não ser um tema tabu, infelizmente é ainda muito cercado de preconceito e serão sempre necessárias essas publicações porque é preciso conscientizar as pessoas de que toda a forma de amor é válida e ninguém deve ser diminuído por isso.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir