Indestrutível - a força da comunidade LGBT!





Como o próprio nome já diz, Indestrutível é uma antologia LGBT+ que fala justamente sobre o fato de sermos indestrutíveis. Aborda toda a força e resistência dessas pessoas lindas e brilhantes que só querem amar e ser feliz à sua maneira sem sofrer por isso. É aquele clichê, imagina que bosta seria se todo mundo fosse igual em tudo né?!

Eu admito que chorei em muitas partes desta antologia e dei uma sofrida enorme pois é tão fácil se identificar com tudo isso, chega a ser surreal. Vale ressaltar que vários gêneros e sexualidades foram abordados aqui, isso também é um ponto positivo!

Como não dá pra falar de todos os contos, eu vou falar daqueles que mais gostei, que foram 4 contos, e a antologia tem 23 contos, vamo lá.

"A única coisa errada, que vejo em você, é deixar sua voz morrer e aceitar cegamente o que os outros pensam"


O primeiro conto que mais gostei e que me fez chorar MUITO foi “O Acompanhante”, escrito por Lamounier Soares, que conta uma história de libertação, de aprender ou aceitar o fato de que a pessoa que a gente ama foi tirada da gente por violência e fala também sobre a importância do “deixar ir” sabe? Realmente esse conto acabou comigo.

O segundo se chama “Repulsa” e foi escrito por Diego Durante, que conta a história de superação de uma mulher trans, e olha, que mulher, meu deus!!!

O terceiro se chama “A Princesa e a Fada” de Rebecca Jorge que, como já da pra ver, conta a história de amor de duas princesas infinitas!

O quarto se chama “Distopia” e foi escrito por Tiago da Silva e esse foi o dos que mais me matou por ser muito atual. Fala sobre uma prisioneira política que foi levada à uma espécie de campo de concentração por ser o que ela é, esse conto é uma carta dela pra nós, ela está prestes a ser executada e pede que nós tenhamos mais consciência.

Eu marquei como favoritos mais outros 3 contos, mas optei por não falar aqui se não ia ficar enorme e eu acabaria contando praticamente o livro todo!

Sharon McCutcheon, Unsplash

Eu gosto muito de ler livros dessa temática, porque eles mostram que nós não somos monstros, muito pelo contrário na verdade e que esse ódio que as pessoas tem com a gente é tão absurdo e tão sem fundamento que chega a doer. Lendo esses contos é praticamente impossível não se sentir tocado pela história e pela nossa força que, apesar de isso ser uma obra de ficção, nós todxs passamos por isso todo santo dia!! Esses dias me falaram que não sabiam como eu (que sou branca) e minha esposa (que é negra) ainda estamos juntas. Cada uma de nós sofre coisas bem diferentes, assumo que eu bem menos que ela em muitos aspectos, mas mesmo assim nossa força é tão palpável e a força das minhas amigas e amigos que todo dia passam por alguma situação complicada, é cada vez mais real.

Abordem, discutam esse assunto, não só sobre a comunidade LGBT, mas sobre minorias em geral, é um assunto que precisa ser falado e se juntar todo mundo, somos mais do que a suposta maioria.

16 comentários:

  1. Eu não sei se você já percebeu a quantidade de livros atualmente que tem abordado esse tema indiretamente. Das minhas leitura atuais a maioria sempre tem um casal assim. Agora, o livro abordando apenas isso como o foco, ainda não li, mas já estou tão habituada. Por mim você poderia sim ter destacado os outros Rssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem muitos livros que fala indiretamente disso, mas pra mim, o problema é esse! Falar indiretamente. Precisamos de livros que falem de nós com protagonismo! Você não faz ideia do quanto é dificil pra mim, como lésbica, me achar em algum livro!

      Excluir
  2. Olá , não faço parte da comunidade lgbt , mais me interessa essa temática. Otima leitura
    .

    ResponderExcluir
  3. hoje o LGBT já é bem abordado né? Antigamente, falar sobre lgbt era como se fosse algo proibido. Mas, hoje já podemos ver casais gays em livros e em séries, e eu acho isso muito bom. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Que livro tão interessante.
    As pessoas têm de ter noção que têm de parar de ser preconceituosas em relação ao LGBTQI+. Amava ler o Prefácio <3
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Ahhh, que antologia mais bacana! Nunca li nada do gênero, mas esses contos realmente me chamaram a atenção. Sem dúvidas irei ler, adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo texto
    A minha amiga já tinha me falado desse livro e me recomendou, preciso ler pois estou curioso

    ResponderExcluir
  7. Eu já havia visto essa capa pela blogosfera, mas não sabia que era uma antologia. Que bom que em meio tantos contos, vários poderão trazer a mensagem e falar a vários corações!
    Que bom que te emocionou.
    Grande beijo

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Que legal, adorei! Vou dar uma conferida. Esse é o mesmo nome de uma música da Pabllo Vittar que também trata do mesmo assim <3

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas acho a proposta incrível. Deve ser uma leitura muito forte, porém, super necessária. Livros que abordem as dificuldades que as minorias enfrentam todos os dias são essenciais. Além disso, parece que esse livro se trata de uma leitura inspiradora, com contos que mexem com o leitor e trazem mensagens muito importantes.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Já tinha visto essa capa rodando por ai, mas não tinha tido oportunidade de ver ele e analisá-lo melhor. Com sua resenha fiquei mais curiosa. Gosto da temática, e acho super importante ela ser trabalhada. Fiquei intrigada com o fato dela ter te tocado ao ponto de chorar. Dica mais que anotada!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que comentário mais sem sentido esse que fizeram para você e sua esposa, sinto muito que tenha que ouvir esse tipo de coisa Bibi, sobre o livro em si, Repulsa foi o conto que mais me chamou a atenção, acho que o nome faz uma forte referência à disforia e é uma assunto que muita gente não entende. Com certeza irei ler.

    ResponderExcluir
  12. adoro livros com tematica lgbtqi+ sempre que vejo resenha de um sinto que estamos caminhando bem e engatando mais na representatividade.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou bem curiosa com esse livro e adorei poder ver a sua opinião sobre ele, eu acho que deve ser uma ótima leitura e espero poder realizar em breve.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bianca! Tudo bem?
    Caramba, que leitura deve ter sido essa porque eu pude sentir daqui a força das tuas palavras sobre isso. Bem, eu não sou LGBTQ+, mas é difícil para mim, como ser humano, entender como pode alguém odiar tanto vocês só por vocês serem quem são. Eu não consigo aceitar isso calada e já xinguei muita gente por conta disso.
    Olha, sinceramente, parabéns pela coragem de vocês porque vocês são guerreiros mesmo!
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bianca, tudo bom?
    Te sigo no insta e nao piseria comentar esse post, sem antes dizer: vocês duas sao lindas! O preconceito é que é um monstro horrível que, apesar de ter um certo poder por enquanto, acredite, não é e não vai ser nunca mais forte que o Amor.
    Sobre a antologia, vou guardar tua dica! Essa temática muito me interessa tb e eu sei o quanto a gente precisa se unir para lutar contra todas as formas de preconceito!

    ResponderExcluir