{OPINIÃO} A Inutil Capacidade de ser Normal, Fabricio Fonseca


Eu já conhecia o Fabricio, seguia ele no twitter e acompanho as divulgações dos livros dele, mas como eu não consigo (por motivos desconhecidos) ler no wattpad, acabo sempre deixando pra depois e esse depois nunca chega. Choremos.

Esses dias ele veio falar comigo no direct do instagram, e mesmo eu estando fechada a parcerias, aceitei a proposta dele porque sei que ele escreve muito bem e que o trabalho dele tem tudo a ver comigo e com a proposta daqui do Resenha de Unicórnio. Também já tinha esse livro no kindle, acabei baixando ele quando tava gratuito e tava na tbr fazia uma vida e meia, aproveitei a fome com a vontade de comer (socorro!).




Em A Inútil Capacidade de ser Normal (apelidado de AICDSN) conhecemos a história do João, um menino que tá no ensino médio e que sofre uma pressão da mãe pra ser normal. Exatamente. Ela quer que o filho saia de casa, tenha amigos, fique bêbado, que tenha aventuras, tudo que uma pessoa normal de 16 anos faria.

O João gosta de ler, de ficar no tumblr escrevendo no seu diário, de ouvir música e não tem muitos amigos, isso não é normal pra mãe dele. Então, a cada situação que ele vê ele fica pensando o que uma pessoa normal faria no lugar dele, e o mais engraçado é que ele só mete em furada…

Uma das coisas que mais me marcou no livro, foi quando ele viu uma das meninas populares da escola chorando na calçada e pensa “pessoas normais perguntariam o que ela tem” então ele pergunta brevemente o que tá rolando, acaba descobrindo que a menina levou um fora do namorado e depois, pior ainda, a menina se suicida e ele foi o último a falar com ela.

“Se uma coisa tão insignificante como uma placa muda, por que minha vida também não pode mudar?”

Eu já comecei o livro rindo e me identificando! Achei o João super parecido comigo, inclusive no signo pois somos librianos perfeitos! Eu já tive contato com a escrita dele na novela Encontre Joana, da coleção Todas as Letras do Arco - Íris que foi publicada pela Editora Resistência, então eu já fui preparada pra rir.

Eu gostei muito da capacidade que ele tem de falar de coisas importantes como Bullying, saúde mental, amizade, perdão, de uma forma engraçada e bem leve, às vezes você nem percebe que ele ta falando de uma coisa tão pesada pois realmente é muito engraçado. Isso é simplesmente sensacional!

O personagem que eu mais gostei foi o Pit e não, o nome dele não é esse, ele se chama Alexandre, mas a história é longa pra colocar aqui e eu também não quero dar spoiler. Ele foi um personagem que me cativou muito e ao longo da história ele ganhou muito meu coração!

E eu achei bem interessante essa reflexão sobre o que é ser normal, tanto que tem um quote do livro que me marcou muito, pois quase sempre eu me pego pensando em mim como uma pessoa “não normal” porque as pessoas que eu convivo não gostam das mesmas coisas que eu, as vezes nossas atitudes são diferentes, mas afinal, o que é uma pessoa normal?

O livro é super gostoso de ler, curtinho ao ponto de ler numa sentada só, trata de coisas importantes com humor, tem uma capa perfeita, tem representatividade no livro, é uma ótima dica pra qualquer idade e se você tá numa ressaca, esse livro vai te ajudar!

O Fabricio tem outros trabalhos publicados no wattpad, pra conferir é só clicar aqui.

11 comentários:

  1. MEU DEUS!!!!! Tem certeza que você leu o meu livro? Não pode ter sido tudo isso!!!!

    Brincadeiras a parte, muito, muito obrigado mesmo Bia! Amei o texto e fico tão feliz que meu livro tenha te tocado de alguma forma que nem consigo colocar em palavras!!!! 💚💜💚🖤

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Misericórdia, meu sonho era que minha mãe me fizesse sair e ficar bebada com 16 anos, mas a realidade é bem diferente uahehaouehuiaeh e foi justamente por esse comportamento dela que eu comecei a ler e etc etc; mas enfim... o livro parece ser muito bom, apesar de eu não ter gostado tanto do personagem lendo o texto. Provavelmente eu não me identificaria com ele, mas acabaria entendo um pouco da personalidade dele.

    Silviane, blog Memento Mori • @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  3. oi!
    O livro tem poucas páginas,com várias tramas que se resolvem rapidamente. È um livro maravilhoso...

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa obra, mas confesso que fiquei interessado, pois parece ser um enredo intenso e surpreendente. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei doida para ler, pois parece ser uma leitura bem divertida e reflexiva ao mesmo tempo. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Que lindo! Achei maravilhoso conhecer essa obra incrível do Fabrício. Já quero ler também. *-*

    Beijos,
    FooDicas

    ResponderExcluir
  7. Eu prefiro ler livros impressos, nunca usei um kindle, talvez quando experimentar goste, pelo fato de estar segurando a história com as mãos. Gostei bastante da história também pela forma que tu relatou e principalmente do teu humor. Ri no primeiro parágrafo. Vou seguir aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gente, não conhecia esse livro, mas já achei muito amorzinho e fiquei curiosa para ler. Adoro essa sensação de rir logo no primeiro capítulo porque já sabemos o que esperar dos próximos e ainda, claro, abordar assuntos importantes. Dica anotada!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  9. Que demais, adorei a premissa do livro e já me identifiquei com o personagem. Nós que não ligamos para sair, passar todos os finais de semana em baladas, bêbados e "curtindo a vida" sempre somos taxados de "diferentes". Mas a verdade é que isso é super normal, o que seria ser diferente mesmo né?! haha. Amei, vou ler assim que der.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie!!
    Eu não li o livro, mas pela descrição que vc fez do João, eu já super me identifiquei. hahaha
    Acho que é meio inevitável uma hora ou outra na vida a gente se perguntar o que é realmente ser normal, seja por nós mesmos, seja por uma imposição de terceiros.
    Amei o modo como vc fala sobre a escrita do Fabrício, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Fiquei super interessada na leitura e me identifiquei xD

    Beijo

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir