{FILME & SÉRIE} Pose e Holocausto Brasileiro


Olá brilhinhos, tudo bem? Hoje eu vim aqui falar sobre uma série e um filme documental que eu adorei assistir! 


Pose




Se você faz parte da comunidade LGBTQIA+ ou é um hetero sensato com toda certeza já viu mil posts sobre essa série por ai e se já viu, com toda certeza chorou. Eu chorei uma média de duas vezes por episódio e eu nem vi a segunda temporada ainda. 

A série se passa na década de 80 em Nova York, conta a história da Blanca que, depois de diagnosticada com HIV resolve deixar seu legado e funda a sua Casa, que é um lugar em que uma mãe (na maioria dos casos, travesti) abriga LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, é uma familia mesmo, levando em conta que cê tem que obedecer as regras da casa e contribuir financeiramente e tal.

É uma série que fala sobre resistência, sobre amor, sobre resiliencia, existencia, familia, força, prostituição, estereótipos, e o HIV permeia a série toda, é uma série muito muito muito profunda e que, se dependesse de mim, eu faria meus alunos assistirem, vale muito a pena. Mostra muito a nossa realidade e chega até ser meio insano ver que não mudou muita coisa de lá pra cá.


Holocausto Brasileiro



Assisti esse documentário porque eu precisava fazer um trabalho pra minha faculdade, mas olha, que filme! O documentário é baseado no livro de mesmo nome que foi escrito pela Daniela Arbex, o documentário também foi dirigido por ela e também tem sua participação.

O filme mostra o horror do hospital colônia, que na minha opinião, nada mais foi do que um extremo de omissão coletiva, não é possivel que ninguem soubesse daquelas atrocidades que causaram a morte de mais de 60 mil pessoas. 

Com imagens que me deixaram com vontade de vomitar e com relatos de gente que passou por ali, tanto como interno ou como funcionário, o documentário mostra o horror de pessoas que foram internadas a força, que foram submetidas a fome, frio, doenças, que eram inclusive enterradas de uma forma horrenda. 

Quando eu acabei o documentário, achei que conseguiria fazer o meu trabalho, mas acho que segui uma linha bem diferente daquilo que me foi proposto, afinal, o que nos somos capazes de fazer por poder? Como um ser humano pode arbitrar sobre a vida de outro ser humano? 

Nem preciso falar que tô doida pra ler o livro né?! 

Me conta ai, já viu algum deles? Quer assistir? Vamo conversar!

10 comentários:

  1. Nossa, que forte isso! Eu não tinha visto nada sobre esse titulo! :O

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Ainda não vi nenhum dis dois, mas só sei que preciso para ontem. Achei a proposta de Pose muito importante, por trazer à tona temas que são tão importantes e que infelizmente ainda precisam serem mais discutidos. Já o Holocausto Brasileiro é fundamental para conhecermos mais da nossa própria história. Vou ver ambos em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pose eu quero assistir, eu nem tinha visto nada da série ainda, minha nossa, e chegou uma ótima hora.
    Holocausto é duro de assistir e de ler, tenho o livro e demorei muito para finaliza-lo, a história é dura e nem dá para acreditar em tanta crueldade

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Desconhecia os dois, mas confesso que com a falta de tempo não ando olhando muito TV. Fiquei bastante curiosa sobre Holocausto, desconhecia este fato horroroso da história brasileira.

    ResponderExcluir
  5. Sou hétero mas já ouvi falar sim de pose. Quero muito assistir. E sobre hocausto eu não consigo assistir nada sem me acabar de chorar :(

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Não conhecia nenhum dos dois citados por você. Nem a série nem o documentário mas achei os temas bem complexos. Ainda mais por saber que ambas as situações aconteceram de verdade. Quando pensamos na Segunda Guerra por exemplo é algo tão distante que de certa forma não nos afetou. Mas pensar que algo como o Holocausto Brasileiro pode ter acontecido com um parente nosso muda nossa visão completamente. Imagino o que você deve ter sentido. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Olá , está série tem uma história bem comovente , ainda não assisti mais fiquei super querendo.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu tenho ouvido falar muuuuito sobre Pose. Eu já adoro o Billy Porter, imagino quando ver a série. To louca pra minhas férias chegarem e me jogar nela.
    Holocausto Brasileiro ainda não tinha ouvido, mas já fiquei mega interessada. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu já vi Pose e é uma das minhas séries preferidas, nunca assisti Holocausto Brasileiro mas preciso ver logo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu já vi alguns episódios e amei. Eu sou fã de RuPaul's Drag Race que é um reality show LGBT+ fortemente inspirado na cultura dessa época, vivida pela própria RuPaul que é a apresentadora. Então, foi bem legal ver de onde surgiram as coisas que são utilizadas no programa, como as gírias e tal. Maravilhoso, sem sombra de dúvidas!


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir