{OPINIÃO} Amor & Preconceito, Pedro Fontes


Eu nem sei por onde começar esse texto. Primeiro que eu jamais imaginaria que leria um livro 700 páginas tão rápido, mas sabe quando o livro já começa com aquele pé na porta e cada página virada é um surto diferente e é quase impossível parar de ler? Pois então, esse livro é assim.

Como eu já falei lá no instagram (todo mundo acompanhou meus surtos durante a leitura e minha devastação quando eu acabei) eu já tive contato com a escrita do Pedro através dos contos de terror que ele escreve, inclusive, pra ver o post é só clicar aqui, então eu tava cheia de expectativas. 

Antes de começar, quero dizer que o livro é dividido em duas partes (que antes eram livros separados). Agora sim, vamos lá!




O livro conta a história do Adrian e como eu falei, já começa com pé na porta, pois logo nos primeiros capítulos o irmão gêmeo dele sai de casa, os pais morrem e ele muda de país porque recebeu uma proposta maravilhosa de emprego numa empresa do wisconsin. Depois disso, daremos um salto para um Adrian casado, com um filho (perfeito por sinal) e super bem sucedido na carreira de publicitário. Agora a história começa.

Um belo dia, Adrian vai a feira comprar maçã pra fazer salada de frutas pro filho, e é ai que ele encontra o nosso maravilhoso Theo. Ele acaba de se mudar e tá sem emprego, então Adrian resolve tentar colocar ele dentro da empresa em que ele trabalha, isso funciona, e, pra ser mais rápida, eles vão viajar pra Rússia pra fecharem um contrato e ai os sentimentos começam a dar uma aflorada.

É simplesmente a coisa mais linda do mundo acompanhar o desenvolvimento do Adrian, foi muito real, a insegurança dele, o fato de ele ser mais velho, casado e com filho e “do nada” começar a nutrir sentimentos por outro homem, como assim? E ainda por cima seu melhor amigo? É muito como acontece na vida real mesmo, as inseguranças, as coisas que o Adrian percebe, os questionamentos, é muito muito muito real, eu me identifiquei muito com isso.



Ah, durante a viagem para Rússia o Adrian começa a receber uns e-mails de um tal de X que a gente não sabe se é homem ou mulher ou qualquer coisa, só sabemos que X sabe onde a família do Adrian mora e diz que se ele não responder os e-mails, quem sofre é a família dele.

Outros fatos importantes da primeira parte do livro: Como o irmão gemeo do Adrian sumiu, eu ficava me corroendo pra saber onde ele tava, se tava bem, até porque o Adrian vive sonhando com o irmão. Também conhecemos o Jasper, um cara que vai trabalhar na mesma empresa que Theo e Adrian trabalham e logo de cara o Theo odeia ele pois Jess está assumidamente e descaradamente dando em cima do Adrian. Sim, temos um pentágono amoroso no livro. 

Tudo isso que eu falei, acontece só na primeira parte do livro (claro que tem mais coisa, mas gente, é tanta coisa, que eu poderia fazer uma monografia sobre esse livro), que com toda certeza, é a parte mais leve do livro. Ah, tenha atenção tá? O Pedro tem uma coisa com ele que é “jogar” as coisas e se você não percebe na hora, quando foi explicado você vai achar meio sem sentido, então preste muita atenção nas ações dos personagens e nas coisas pequenas, vai por mim.



Nem preciso dizer que eu tô devastada com o livro, me entreguei tanto pra essa trama que realmente não sei o que fazer agora, mas gostaria de ressaltar uns pontos que foram muito significativos pra mim.

Em nenhum momento do livro, temos as palavras Gay e homofobia, ninguém afirma nada, essas palavras realmente não são usadas nenhuma vez durante a história, então acho que isso faz com que cada pessoa que leia, tenha uma interpretação diferente e válida. Também não temos NENHUMA cena mais “quente” e isso de forma alguma é ruim, pois trabalha todo afeto de um pelo outro, trabalha a descoberta, tudo que eu falei anteriormente e eu achei isso sensacional.

Bom, acho que não devo me alongar demais aqui, porque eu vou acabar contando a história toda, mas realmente é uma história com uns pontos bem muito sutis e bem feitos, como a ingenuidade das crianças, formas de preconceito muito sutis (igual na vida), tem a redenção de um personagem que foi muito preconceituoso e depois se arrependeu, tem cenas de homofobia, teve até um personagem que eu esperava mais, mas na verdade é um embuste mesmo, também tem uma critica do quanto o amor pode ser doentio porque temos um sequestro ao longo da trama… Eu vou parar de falar.




Por fim, leiam esse livro, qualquer pessoa, de qualquer idade pode ler e tirar ótimas lições dessa história, com toda certeza você vai se identificar com os personagens e com alguma situação ali.

Ah, uma coisa que eu achei bem legal, é que o livro tem dois finais, o Final original e um final alternativo, eu confesso que escrevi esse texto tendo em mente o final original, que foi perfeito pra mim, mas eu li depois o final alternativo e achei ele super interessante, mas NADA supera o final original! hahahahahah

8 comentários:

  1. EU TO DEVASTADO E NO CHÃO COM ESSA RESENHA MARAVILINDA! Eu amei Bia. Quero agradecer muito a parceria e a amizade, CLARO. Eu fiquei muuuito feliz que tenha gostado e você era uma das pessoas assim no topo que eu gostaria que conhecesse essa história. Que ótimo que gostou estou muito feliz por tudo o que fizemos e conversamos nesse caminho! Agradeço de coração! ♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Não tem como não desejar ler depois desse post entusiasmado que escreveu. Essa obra parece ser de uma narrativa fantástica, confesso que estou com minha curiosidade aguçada. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  3. Depois dessa resenha, não tem como não ficar mais interessada na leitura.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos meus livros preferidos, justamente pelas questões que ele aborda e também pela forma com que as histórias são contadas.
    A sua resenha ficou um arraso.

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia o livro, mas achei muito interessante a sinopse e fiquei com vontade de ler para entender melhor a história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, ainda não conhecia o autor mas agora estou curiosa pra ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Nossa, estou impressionado com o tamanho desse livro. Mas parece bem interessante mesmo. Faz tempo que não sinto essa "fome" por um livro, geralmente tenho com livros teóricos.


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha e amei a capa do livro. É lindíssima!
    A história parece ser muito interessante e fiquei com vontade de ler também.

    Beijos,
    FooDicas

    ResponderExcluir