{OPINIÃO} Trilogia Rosas da Alma, Camila Martins


E ai meus brilhinhos, como é que cês tão? Tudo beleza?

O post de hoje é minha opinião sobre a Trilogia Rosas da Alma, que foi escrito pela Camila Martins e, por enquanto, está disponível no wattpad. Eu já havia falado sobre o primeiro livro aqui, mas como parei de acompanhar as postagens dos capítulos, eu esperei acabar tudo pra ler o segundo e o terceiro, acho que consegui ler os dois em uma semana. O jeito que a Camila escreve sempre me prende muito. 

Acho importante falar sobre a narrativa: cada livro conta a história de um personagem pois o livro alterna entre o passado e o presente.



Muito Além das Rosas

Nesse livro a gente conhece o mundo em que tudo vai se passar. Depois que um vírus misterioso assolou as pessoas, o mundo foi dominado por políticos e agora temos as estirpes (camponeses, comerciantes e superiores) e nossa personagem principal, Maria Rosa, é uma camponesa, porém é bem diferente da maioria deles pois ela gosta de escrever e ler (nesse mundo novo, os livros foram extintos) e em resumo, um dia ela vai fazer as entregas que precisam ser feitas da plantação da família e ela descobre que vai rolar um concurso de escrita na Capital, ela coloca na cabeça que vai participar e até foge de casa pra isso.

Ela consegue chegar na capital e participar do concurso e, em meio aos superiores, ela consegue fazer duas amizades: Lily, uma comerciante e Avena, uma camponesa rejeitada (que por sinal é o segundo melhor personagem dessa trilogia pra mim). E é a partir daí que a história se desenrola no primeiro livro.

Uma coisa bem legal é que nesse livro a gente conhece mais da história da Rosa e também vimos a Rebeca que é a mãe da Rosa, que é sem sombra de dúvida, o melhor personagem da história toda! Ela é super rígida com a filha, quer conter um ímpeto rebelde da menina, mas a gente nem sabe o porque disso tudo. Ah, outro fato: Maria Rosa tem um irmão. Camponeses não podem ter mais de um filho e o Pai da Rosa está morto.

A partir de agora, pode ser que tenhamos spoilers, mas vou tentar me conter.



A Essência das Rosas

Aqui, Maria e suas amigas já estão no concurso e já estão lacrando com tudo que escrevem, porém, e algum lugar ali, Maria Rosa confronta o apresentador do programa, Vicktor e ele meio que quer contar a verdade dele pra ela, mostrar quem ele é de verdade. Que ele não é o arrogantão que deixa transparecer na TV. E sim, nesse livro conhecemos a história de vida do Vicktor, que não se chama Vicktor e que tem uma vida bem triste.

A Rosa foi pra esse concurso com a intenção de falar sobre o sofrimento do povo dela e acaba descobrindo coisas muito piores do que ela imaginava sobre as atrocidades que fazem com os Camponeses, então ela fica cada vez mais rebelde e quer botar pra fora o que ela sabe, mas o medo de ser morta a assola, até que ela consegue Vicktor como aliado, mas pra saber como isso rolou, só lendo mesmo.


No Jardim das Rosas

Esse livro, com toda certeza, foi o mais esperado por mim! É nesse livro que a gente descobre a história da Rebeca. Quem ela foi, como que aprendeu a ler e a escrever, como que ela teve outro filho, como o marido dela morreu, tudo, e eu fiquei extremamente satisfeita com ele.

Não dá pra falar muito sobre o final do último livro, mas aqui, nossos personagens organizam uma revolta, é só isso que dá pra falar, se não seria muito spoiler.

Opinião sobre a trilogia

Cara, eu nunca foi me cansar de elogiar a Camila, ela escreve muito bem e tudo, absolutamente tudo, que ela escreve me prende, mesmo que ela escreva uns romances dramáticos (o que não é o caso desta trilogia) e eu não seja fã do gênero, se for dela eu leio.

Eu realmente gostei dos livros, tudo foi muito bem construído e fiquei feliz com o desfecho de todo mundo, mas principalmente o desfecho da Avena e da Rebeca, esses foram os melhores. Eu acho que me encantei pela Avena pelo fato de ela ser lésbica e de amar uma moça de uma estirpe superior, isso foi tudo pra mim. Já a Rebeca eu gostei dela pela força, obviamente que eu discordo do modo que ela ensina a filha, mas eu compreendo, mas não faz ser menos errado.

Também gostei muito do fato de que as vidas de todos os personagens estão entrelaçadas, nenhum personagem foi jogado ali, pode até parecer no primeiro livro, mas depois você percebe que tudo tem um porque e mesmo que você suspeite, pode ser que não seja isso.

Quando eu li o primeiro, não consegui criar muitas teorias, mas depois de acabar o segundo eu criei muitas e, pasmem, eu adivinhei o final do terceiro livro e todos os acontecimentos marcantes hahahahahahah e, como eu falei pra Camila, só teve uma coisa que me incomodou, que foi um dos casais que eu achei que não deveriam ter acontecido, mas como essa trilogia sairá por uma editora, Camila disse que pretende reescrever algumas coisas antes de publicar, então já estou ansiosa pra ver como vai ficar e já tô me planejando pra reler!

14 comentários:

  1. Putz grila que coisa mais linda MDS ❤️ muito obrigada! Amei e quero casar com esse texto!

    ResponderExcluir
  2. Não lembro de ter visto sobre a trilogia por aí! Capas lindas! E mesmo fingindo um pouco ao que costumo ler eu fiquei bem interessada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia a triologia nem a autora, mas depois de ver tua empolgação com os livros é impossível não ficar curiosa para ler, haha. Adorei a resenha, já quero ler os três!!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Achei bacana você você fazer um compilado da trilogia em um único post, parabéns por isso.
    E claro a história parece que prende mesmo.
    Vou ser bem sincera, acho que ia ler primeiro o último livro hahahahaha fiquei curiosa com a história da Rebeca

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Eu conhecia o livro 1, já li uma resenha dele, mas não sabia que era uma trilogia. Saber que a protagonista é lésbica me chamou atenção, então vou adicionar à minha biblioteca, com certeza! Gostei muito da história, acho que tem tudo pra me conquistar. Obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, amei conferir suas considerações sobre a trilogia, achei super interessante a ideia do concurso e tudo que a personagem vai descobrir, já quero ler todos os livros!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com uma enorme vontade de ler essa trilogia, algum dia irei ler!

    ResponderExcluir
  8. Gosto de história que alternam entre passado e presente, ainda não li nenhum livro da Trilogia Rosas da Alma, fique super afim de ler.

    ResponderExcluir
  9. Amei o seu post! Eu não conhecia a trilogia ainda e ver a sua empolgação ao falar sobre os livros me deixou muito curiosa, espero poder lê-los em breve e gostar tanto quanto você

    ResponderExcluir
  10. Que demais! Eu não conhecia a autora e nunca tinha visto essa trilogia. Mas conheço bem essa sensação de se envolver com a história e escrita. Adorei sua opinião e fiquei curiosa para conhecer mais sobre a autora

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Que resenha mais maravilhosa!
    Eu nunca li nada da Camila Martins, mas depois dessa sua resenha, confesso que tive que colocar este livro na minha lista.

    Beijos,

    FooDicas

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar e lendo pelo título eu achei que seria meio brega,mas a sinopse é muito interessante. Se A autora contratasse um design que faltasse a sinopse é levasse para capa com certeza ela ia chamar a atenção de editoras grandes.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse trilogia, mas a premissa do primeiro já me cativou e muito! Logo quando comecei achei que era parecido com "ano um", da Nora Roberts, mas ele segue por um caminho diferente. Sua opinião me deixou ainda mais curiosa!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi! Adorei a premissa! Gosto de distopias e livros pós-apocalipse, acho interessante a criação dos autores, como eles criam personagens que são capazes de chegar ao extremo. Enfim, acho que essa série seria uma leitura que eu apreciaria ^^

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir