O Conto da Aia & Os Testamentos - Sobre revolução e resistência


Ano passado eu li O Conto da Aia em um projeto de livro viajante que participei. Comecei aquele livro com medo; nunca tinha visto a série (até hoje não tive coragem de ver) mas minha esposa já tinha lido o livro e visto a primeira temporada e me alertou pro peso daquela história.

Até hoje eu me lembro de tudo daqueles 8 dias que levei pra ler O Conto da Aia.



Pra quem não leu o livro, é basicamente uma distopia onde os estados unidos não existem mais, viraram a República de Gilead e a democracia também morreu, todas as mulheres perderam os seus direitos. O golpe aconteceu devido ao excesso de poluição de degradação ambiental que fez que com que as mulheres ficassem inferteis (por isso elas só são meros úteros ambulantes) e os Filhos de Jacó deram o golpe no governo e tudo agora é governado por deus e a ética e os bons costumes da bíblia (espero que todo mundo tenha percebido minha ironia).

Eu não me pretendo me alongar muito contando a história, mas é foi uma leitura que acabou comigo, eu realmente não conseguia sair na rua sem ficar com medo. E é insano pensar que uma obra de 1980 e alguma coisa, consiga ser atual e causar medo e nervosismo em pleno 2020, que mulheres passem realmente por isso.

Eu só queria sentar e chorar. Margaret expôs toda a podridão humana, tudo que as pessoas são capazes de fazer e como o masculino ainda é extremamente forte, mesmo que nossas lutas queiram afirmar que não.

No fim do ano passado, pouco tempo depois que eu acabei de ler o livro, a Rocco anunciou a publicação da continuação do livro. Confesso que eu fiquei com pé atras, eu não achava que o livro precisava de uma continuação, porém, precisava. Eu só não sabia disso ainda.



Os testamentos foi a minha segunda leitura do ano, e eu realmente não sei descrever o que foi aquela leitura pra mim.

Esse livro se passa 15 anos depois do que aconteceu lá no livro um e é necessário ler o primeiro, pois alguns dos personagens “sem desfecho” do livro da Aia tem um desfecho aqui. Esse livro tem um enfoque maior nas Tias e na importância delas praquele regime e eu tive que engolir o meu ranço, pois quem conta a história é a Tia Lydia.

Os Testamentos tem uma escrita mais fluida e nos mostra que, independente do tempo em que você esteja, os caminhos pra destruição não precisam ser planejados, eles acontecem naturalmente. Tudo aquilo que tem como pilar o ódio e a intolerância se destrói sozinho.

Conhecemos de perto a “vilã” e as mocinhas e eu me peguei torcendo por elas o livro todo para que a derrocada de Gilead desse certo.
Os fatos relatados continuam pesados e o final do livro é impressionante, explica também muita coisa do primeiro. Acho que não teve jeito melhor de fechar esse cerco infeliz.

Esses dois livros são incríveis, os dois me agregaram muito, me causaram tantos sentimentos que nem sei como explicar. Se você tiver coragem e estômago pra ler esses livros, leia. Eles vão mudar você.

11 comentários:

  1. Olá! Ano passado tentei ler O conto da aia e não consegui, mas vou tentar novamente esse ano. Bom saber que a continuação é mais fluida, talvez eu consiga ler com mais facilidade quando conseguir terminar de ler o primeiro livro.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não sei se é mais fluida, a escrita dela não mudou muito não, mas como eu amei o primeiro, o segundo foi igual tomar agua mesmo!!

      Excluir
  2. Esses livros são tudo pra mim! Mesmo.
    Eles falam tanto e de uma forma perturbadora e ao mesmo tempo sutil.

    Amo assistir a série também.

    Silviane, blog Memento Mori• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu adoro a forma como a Margaret aborda um negócio tão ferrado igual gilead dessa forma, um tapa que vem com calma kkkkkkk

      Excluir
  3. Oi, tudo bom? Eu realizei a leitura do Conto da Aia em 2018, fiquei muito impressionada com a leitura, a situação das mulheres no livro é muito complicada e vejo semelhanças no que está acontecendo atualmente, mesmo assim, eu acredito que não consegui compreender totalmente a história e por isso, pretendo reler O Conto da Aia e ler Os Testamentos logo em seguida.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, você faz muito bem. Eu acredito que livros profundos igual esses dois, sempre tem que ser lidos de novo. Acho muito bom que você leia os dois em seguida, só toma cuidado pra não se deiar afetar muito!

      Excluir
  4. Oi Bianca.

    Eu li apenas O Conto da Aia foi uma leitura marcante. Estou com Os Testamentos na meta de leitura. E pela opinião também vai ganhar destaque entre minhas leituras. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu brigo comigo mesmo, porque ainda não li esses livros ÇSHÇAHS preciso urgentemente conhecer as histórias, pois só vejo elogios, e espero gostar muito! Sua resenha dos dois me deixou mais ansiosa ainda, e posso ver que temos vários pontos positivos. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia!!
    Menina eu só li a sinopse e vi coisas da série pela internet e fiquei assustado, claro eu não sou mulher, então nem tem como eu comparar o quanto esse livro pode ser assustador para uma leitora! Mas eu sou pro feminismo e me doí ver o quanto esse livro é tão "próximo' de nossa realidade! Espero ter coragem para lê-lo em algum momento, mas por enquanto vou continuar evitando-o.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  7. Eu demorei para finalizar a leitura de o conto de Aia. Acho que levei mais de um mês e não era nem porque não estava gostando da história, mas sim porque exigia a atenção que eu não podia dar no momento. Mas consegui e gostei demais! Quero muito ler a continuação esse ano

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir