{RESENHA} Caminho Longo - Vinicius Fernandes

Um amigo muito querido, me mandou, um belo dia, que o Vinicius estava abrindo seleção de parceiros para o novo livro dele. Eu li a sinopse, me apaixonei logo de cara! É sobre ele que vamos conversar hoje.

Caminho Longo conta a história do Bruno, um menino que passa por poucas e boas e essa sucessão de loucuras, tem como estopim a morte de Mateus, seu irmão. Quando isso acontece, eu tive a sensação de que a vida dele vira uma montanha russa que mais desce do que sobe. 

Durante a narrativa, Bruno revive o passado e nos mostra como era a relação que existia entre ele e o irmão, com a namorada do irmão e com os pais; Mateus era a pessoa que ele mais confiava ali, tanto que a primeira pessoa que fica sabendo quando o Bruno se apaixona por um menino, é o Mateus. Depois de sua morte, ele fica muito amigo de Nathalia, sua ex cunhada.



Em muitos momentos eu me identifiquei com o Bruno, principalmente no que diz respeito à relação que ele tem com os pais. No livro ele fala sobre como é um difícil ser rejeitado pelas pessoas que deveriam te amar simplesmente por causa de algo que você nunca vai ter controle, eu me peguei com lágrimas nos olhos sempre que o assunto eram os pais dele.

Como um bom drama, claro que não poderia faltar os amores fracassados, e o Bruno sofre duma forma que parece libriano! (identificação?!) Ao longo da história, ele se envolve com algumas pessoas e ele sempre sai machucado, mas é aquela coisa, às vezes a gente tem que amar só a gente mesmo, não importa o quanto de coisas boas que a gente faça pelo outro, uma hora vem. (desespero)

Uma coisa muito bacana do Bruno é como ele lida com a dor dele. Quando ele perde o primeiro namorado, logo em seguida perde o Mateus e as coisas começam a desandar, ele começa a escrever um livro e eu achei isso muito interessante, muitos dos autores que eu mais admiro hoje em dia, escrevem a partir da dor.



Acho que a maior lição que eu tirei desse livro foi sobre ter coragem. Eu nunca fui uma pessoa corajosa, eu aprendi a ser depois de um fato, mas eu sou muito covarde. E o Bruno não tem nada de covarde, tanto que ao longo da história podemos ver a evolução dele, a força dele pra sempre tentar algo novo e foi exatamente isso que me fez amar loucamente o Bruno!

Eu adorei o jeito que o Vini escreve! A história tem tanta coisa que faz com que a gente não consiga parar de ler. Não é uma leitura cansativa mas é carregada de dor. Os personagens também são bem trabalhados, o trabalho gráfico do livro também é sensacional, não tem nem o que falar.

Leia esse livro sentado num lugar bem confortável, tomando aquilo que você mais ama, eu tenho certeza de que quando você parar de ler, se conseguir, vai se surpreender com a história que o Bruno tem pra te contar.



*O livro foi cedido em parceria com o autor.*

14 comentários:

  1. Eu amei essa resenha e me deu uma vontade de ser amiga do Bruno só para aconselhar ele sobre as pessoas que sempre machucam uns aos outros, amo quando sentimos essa conexão com o personagem isso é incrível. Vou adicionar a lista de leitura, obrigada pela dica, excelente resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que lindo!! Eu amei demais a resenha desse livro e fiquei com vontade de ler. Parece ser tao intenso e profundo e tenho certeza que, assim como você, tirarei uma lição importante dele caso o leia.

    Silviane, blog Memento Mori• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que todo mundo pode tirar lições importantes desse livro! <3

      Excluir
  3. Oi Bianca.

    Eu tenho vontade de ler este livro, através da sua resenha ele parece ser bastante interessante. Especialmente sobre o Bruno, quero me surpreender com sua história. Vou adicionar na lista de desejados. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas achei a capa mega fofa logo de cara. Fiquei bem curiosa para ler a obra, pois parece ser mesmo uma leitura surpreendente. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa desse livro é um nenê mesmo <3
      Leia, aposto que vai te fazer pensar!

      Excluir
  5. Olá!
    Nossa, o livro parece ter uma leitura tão maravilhosa e cheia de ensinamentos que fiquei bem animada para ler. Atualmente eu dou uma grande travada quando os livros tratam da morte de alguém querido, mas acredito que dessa vez pode ser bom para mim.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que as vezes a morte de quem a gente ama pode ser o pontapé pra muitas coisas que a pessoa ficaria orgulhosa.
      Vale a pena tentar!

      Excluir
  6. luto é um tema bem delicado de ser trabalhado, né?
    Gostei da premissa, achei a capa linda e imagino que essa leitura trouxe várias reflexões

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. ler sua resenha do livro me fez lembrar de mim na adolescência sofrendo pelos guris que não me queriam kkk, adoro livros assim, que me remetem a mim em algum momneot, me ajuda a me vincular a história.

    ResponderExcluir
  8. Eu li uma resenha desse livro em outro blog e gostei bastante da proposta, além da capa que ficou legal. Gosto de personagens que vão aprendendo a lidar com a dor, encontrando caminhos e seguindo em frente

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas ele parece bem intenso. Fico imaginando como deve ser difícil você ser rejeitado por pessoas que deveriam te amar e te apoiar em qualquer decisão da sua vida. Gosto de livros emocionantes e que deixam uma mensagem bem importante no final.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir