[RESENHA] Desculpa e até logo - Alexandre Klein

Olá brilhinhos, como estamos hoje? 

Hoje eu vim contar as minhas impressões sobre o livro ‘Desculpa e até logo’ do Alexandre Klein! Esse é o segundo livro que eu leio dele, já li ‘O nome dele é Erick’ e se você quiser ver a resenha que eu fiz pro blog da Bia (outra Bia), é só clicar aqui. Bom, vamos lá.



‘Desculpa e até logo’ tem como personagem principal o Pedro, um cara de mais ou menos uns 20 anos que, logo no começo do livro, recebe a notícia de que a mãe morreu atropelada ao atravessar a rua. Quando enterram sua mãe, ele joga uma flor no caixão e diz baixinho “Olhe por mim” e, por mais bizarro que isso pareça, um tempo depois, o fantasma da mãe dele aparece em casa! 

Dito isso, Pedro e sua mãe tentam descobrir juntos o porquê de ela ainda estar aqui com ele, mesmo que fantasma. Na ida à um médium, descobrem que Pedro precisa ser sincero com a mãe, contar 3 coisas que ele nunca contou pra ela; Na ida à psicóloga, ele recebe a missão de quebrar giz de cera coloridos a cada tarefa cumprida, cada cor da caixa corresponde a uma tarefa que vai unir os dois.

Entre tarefas, medos, um “padrasto” abusivo, coisas virando de ponta cabeça, temos a história do Pedro ou, melhor ainda, temos a história de como sua mãe era. Uma história emocionante.



Eu nem preciso dizer o quanto essa história mexeu comigo né?! Toda história que envolve essa coisa de mãe mexe bastante comigo (pra quem não sabe, eu não tenho contato com a minha).

Quando eu li algo do Alexandre pela primeira vez, logo de cara eu me encantei com a narrativa dele, com o jeito que ele escreve, mais parece que ele tá ali na sua frente contando algo que aconteceu com ele. Nesse livro não é diferente, levando em conta que esse livro é um presente pra mãe dele, na vida real.

Eu achei bem ousado da parte dele escrever algo sobre a morte de uma mãe e sobre como o filho lida com a perda dela. A relação do Pedro e da Regina é muito bonita e super bem construída, dá pra perceber que, mesmo com os segredos, é uma relação extremamente sólida.



É difícil falar sobre a Regina, poxa vida que mãe! No decorrer da história, ela se mostra um exemplo de mãe, o tipo de mãe que eu daria tudo pra ter. Uma mãe que se importa, que pensa no Pedro antes de pensar nela. Mesmo que seja difícil ter o filho como o “centro da sua existência”, ela tira isso de letra, algo que me emocionou no livro foi isso.

Essa história que fala sobre luto, sobre amor, sobre ser, sobre ter coragem de enfrentar o mundo, sobre esquecimento, sobre libertação, com toda certeza foi uma das mais sensíveis que eu li até agora! Que livro incrível. 

Na dedicatória do livro que o autor me mandou, tava escrito que “eu tenha a chance de me apaixonar de uma forma diferente” já que eu amei o Erick. Bom, eu me apaixonei perdidamente por esses dois. Esse livro merecia um filme!

Pedro, obrigada por ter me mostrado que as vezes, tá tudo bem ter medo de contar as coisas, uma hora elas saem; Regina, obrigada por ser a mãe que eu gostaria de ter tido, você é incrível. Alexandre, obrigada pela oportunidade de ler esse livro, você arrasou mais uma vez.

15 comentários:

  1. Ola tudo bem.
    Ao ler a sua resenha deu a impressao de o fato do filho escrever um livro sobre a sua propria mae. Eu penso que este elo forte entre mae e filho que o levou a homenage-la e ela voltar para ve-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vida real, o livro foi um presente pra mãe do autor sim kkkk
      Mas na narrativa, a história é contada em terceira pessoa.

      Excluir
  2. É um livro forte! Escrever um livro sobre a mãe parece uma tarefa cheia de sentimento e força, afinal de contas é aquela que nos dá a vida.
    Uma linda homenagem

    ResponderExcluir
  3. O livro apresenta uma narrativa carregada de sentimentos,pois mostra a perda de uma das pessoas mais importante de nossa vida e isso mexe muito com qualquer pessoa...fico imaginando o desenrolar da história, no caso do personagem Pedro tentar contar a mãe os três segredos dele deve ser extremamente difícil.
    Obrigada por essa resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é dificil mas ao mesmo tempo bem facil, acho que tudo que envolve amor e cofiança é mais facil.

      Excluir
  4. o que dizer sobre esta historia, não há nada que possa dizer, a historia já diz tudo, acabei da ler a contra capa e fiquei sem palavras.
    mãe de Pedro está certamente muito feliz com esta extraordinária homenagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que esse foi um baita dum presente pra mãe do Alexandre

      Excluir
  5. Olá Bia, tudo bem?
    Não conheço o autor, mas já gostei bastante da história do livro, realmente parece ser interessante essa premissa de ter o fantasma da mãe presente. E sobre perda é bom ler sobre, pois cada um lhe dar de maneira diferente. E Bia, sinta-se abraçada por mim, meus pais não me criaram, mas tive meus avós que foram maravilhosos. Vou colocar esse livro na minha lista infinity.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai que bom, é muito precioso quando a gente tem pessoas com as quais contar né!
      real, a premissa é super interessante e acho que o desenrolar da história foi muito mais do que satisfatório

      Excluir
  6. Que livro maravilhoso, amei o design dele e a sua proposta, quero dar uma chance pra esse gênero que eu não costumo ler

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia! Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou com muuuuuuuuuita vontade mesmo de ler. Amei a ideia da relação mãe e filho, mesmo que eles não estejam no mesmo plano. Fiquei curiosa sobre as 3 coisas que ele tem que contar. Me conquistou mesmo a sua opinião. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei, mas juro que eu ri muito quando descobri quais eram, eu tava chorando e rindo ao mesmo tempo kkkk

      Excluir
  8. Não conhecia o livro, mas pelo design já me chamou a atenção e quanto a história me deixou bastante curiosa, parece ser algo bem diferenciado por abordar um assunto tão delicado.

    ResponderExcluir