{RESENHA} Corpos Secos

E ai meus brilhinhos, como estamos hoje?

O post de hoje é sobre um livro que eu tava muito ansiosa pra ler e que me supreendeu de uma forma muito positiva, mesmo que eu tenha ficado assustada com a similaridade do cnário ficticio com o que a gente tá vivendo hoje em dia. E não se preocupe, não é terror, é uma ditopia. Mas pode te assustar também (rindo de nervoso).



Corpos Secos se passa em um Brasil apocalíptico. Existe uma doença chamada 'Corpo Secagem' que veio do uso excessivo de agrtóxicos e as pessoas contaminadas meio que viram zumbis/criaturas bizarras e o corpo delas vai ressecando até que elas explodem, literamente, e gás que sai delas é contagioso. Os meios de contaminação também são o contato direto com os 'sequinhos'.

O livro tem quatro narrações: a do Mateus que é possivelmente o único que conseguiu ser curado dessa doença; A Constância que é uma mulher que é uma mulher que tá fugindo junto com seu irmão; A Regina que fugiu depois que o marido foi contaminado; e o Murilo que é uma criança que tá fugindo junto com parte de sua familia.

Todos eles estão tentando chegar em um dos lugares seguros, que aparentemente não tem contaminção, que é Florianópolis, mas pra isso, eles precisam chegar vivos na escola naval do Rio. E não, eles não estão indo juntos, a jornada deles é individual.

"Confrome o país vai morrendo, tudo o que há pela frente é o passado."

Esse livro realmente me deixou vidrada. Eu gosto muito de distopias, mas essa me pegou de jeito. Cada personagem tem um arco sensacional e os que mais me tocaram, com toda certeza, foram a Regina porque ela passou por poucas e boas nessa fuga e o Murilo, por ser uma criança que tá amadurecendo no meio desse caos todo.

O livro tem umas referencias muito perfeitas do periodo atual, muito mesmo, em meio a tanta tensão eu consegui dar umas boas risadas com isso. Coisas como "a culpa é do pt" e daí pra baixo são ditas e eu achei sensacional a coragem de falar isso, coisa que todo mundo fala hoje em dia e que eu, particularmente, tenho vontade de dar na cara do ser humano.

Fora o contexto do apocalipse, o livro trás uma questão politica fortissima, mostrando de uma forma indireta como que um governo ruim pode acabar com tudo e como esses mesmos governantes são os primeiros a sairem correndo do caos.

O livro é super gostoso de ler e eu sempre ficava com aquele frio na barriga e querendo saber mais sobre o que tava rolando com os personagens que eu me apeguei e, mesmo não sendo muito fã de livros que tem mais de uma narrativa, esse me pegou de uma forma intensa. Eu jamais esquecerei essa história e ele virou um dos meus favoritos da vida. Adorei!

4 comentários:

  1. Achei muito interessante, e sim ele lembra um pouco o que estamos passando, infelizmente. Mas não é uma leitura que me chame a atenção, pelo menos não agora, de ser feita, de qualquer forma como disse, gostei sim da sua resenha e do seu ponto de vista, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Que história hwin!!! Diquei nervosa aqui. No natural dos dias eu trria muita vontade de ler, mas tenho estado tensa com essa pandemia então vou eaticar a dica mais pra frente! Parece uma história bem interessante de se ler!


    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou amando ler seus posts... vou até salvar em favoritos!


    Meu Blog: Site da Sara

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu tinha visto esse livro e, em qualquer outro momento, teria corrido para ler porque adorei a premissa. Porém, a nossa realidade já está muito próxima de uma distopia para eu querer ler algo do gênero. Ando buscando só livros mais leves e que me tirem um pouco da realidade.
    Mas adorei ler sua resenha e saber que o livro tem referências ao contexto atual do Brasil e trazer questões políticas. Tenho certeza que eu iria amar a leitura. Assim que as coisas melhorarem um pouco, vou dar uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir