{RESENHA} Clér - Pablo Madeira

E ai meus brilhinhos, como vocês estão?

No post de hoje, nós vamos conversar sobre Clér, um livro que eu li super rapidinho e que conquistou meu coração.



Aqui conhecemos a história do Rodrigo que toma a decisão de sair da casa dos seus pais devido aos abusos que sofreu após assumir sua homossexualidade e foi morar com sua tia. 

Lá, ele tem a oportunidade de recomeçar sem amarras. Ele faz amigos e consegue um emprego, tudo completamente novo. Até que ele conhece um garoto chamado Clér, que vai fazer sua vida virar de cabeça pra baixo, em muitos sentidos.

"Há em mim uma necessidade de não ter mais que me esconder."
Confesso que eu comecei a ler o livro já sabendo do final, mas isso em nada afetou a experiência de ver como tudo aconteceu. 

Em muitos pontos da história eu fiquei emocionada com as coisas que aconteceram com o Rodrigo e com a mãe dele, que sofrem muito por causa do pai alcoolico. 

Eu acredito que consigo entender o que o Rodrigo sente. Essa vontade de sair do ambiente tóxico e de recomeçar a nossa vida é sempre muito forte, principalmente quando estamos falando de familias que não nos aceitam, a gente sempre tem aquele fio de esperança.

Mas, mais do que falar sobre o amor, sobre recomeços, sobre coragem, "Clér" fala muito mais sobre violência. O quanto muitos de nós somos violentados constantemente ao longo da nossa vida e de tantas formas diferentes. 

Queria poder falar mais sobre o livro, mas qualquer coisa que eu disser daqui pra frente, será um baita dum spoiler! HAHAHAHA

Só posso dizer que leiam e se emocionem também, esse livro é fenomenal.


 

14 comentários:

  1. oiii!

    que bom qu mesmo sabendo o final, não perdeu o brilho o enredo. Gostei de ler suas considerações mesmo sendo poucas para não dar spoiler. Me parece ser um livro denso...

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que leitura sensível, adorei a temática abordada no livro que no meu caso é novidade, dica anotada por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Bianca

    Me identifico com o protagonista, esse desejo de sair de um ambiente tóxico, de recomeçar, passei por isso, graças a Deus consegui, não é fácil se libertar. Achei a temática interessante, necessária, leva a gente a reflexão. Adorei a dica.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente não é facil, é sempre muito complicado cortar essa relação e entender que somos pessoas independentes de quem abusa a gente.
      Fico feliz que tenha conseguido sair dessa!!

      Excluir
  4. Oi Bianca.

    Pela sua opinião parece ser bem cativante. Eu não conhecia e sabendo que é uma leitura rápida dá para adicioná-lo na meta de leitura. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Bianca, tudo bem? Eu geralmente, não gosto de começar a ler livros sabendo o que acontece no final, para mim, isso tira toda aquela ansiedade de saber o que vai acontecer com os personagens mas, fiquei animada porque para você, o final não foi tão importante, isso significa que a tragetória do persoangem é mais interessante.

    Acho muito importante a divulgação de literatura LGBTQIA+ principalmente, nesse mês de junho e espero conseguir colocar mais desse gênero literário nas minhas próximas TBR.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sempre FUNDAMENTAL, não só no mês de junho, dar voz às nossas histórias e as nossas vidas, afinal, não é só nesse mês que a gente morre, que a gente é expulso de casa, que apanhamos, né!

      Excluir
  6. Oi Bianca!!

    Eu vi no twitter os comentários sobre esse livro, independente do que ele fosse falar eu fiquei interessado por causa da capa dele!! Agora lendo sua opinião fiquei com mais vontade ainda de fazer a leitura do livro, vou por em minhas lista de desejados, para ler quando conseguir me organizar melhor!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa dele é a coisa mais linda mesmo! Eu mesma adorei o jogo de cores.
      Leia mesmo, é super rapidinho e super gostoso de ler, vale a pena!

      Excluir
  7. Realmente, estar imerso em um ambiente tóxico é desesperador, principalmente porque é algo que nos consome de dentro pra fora, né? Achei essa capa linda demais e o fato de ser curtinho me deixou empolgada pra ler também.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas parecia ser um livro intenso e tocante. Confesso que não é o tipo de leitura que busquei no momento, porque quero livros mais leves. Porém, amei a temática e imaginar tudo que o Rodrigo sofreu já faz o meu coração doer. Achei que você trouxe uma ótima indicação e, em outro momento, vou querer ler com certeza.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz que tenha gostado da história e que o fato de saber / deduzir o final não tenha estragado a sua experiência. A verdade que é encontrei tanta realidade nessa premissa - infelizmente vivemos isso diariamente - que até consigo imaginar o desfecho (sempre torcendo para ser o melhor possível). Gostei da resenha, não conhecia o livro

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Oi Bianca, tudo bem?
    A proposta desse livro é extremamente necessária para, quem sabe, as pessoas entenderem que ser gay ou semelhantes não dá a ninguém o direito de ser babaca com a pessoa que só quer ser feliz do modo como ela é.
    Eu não sei qual o final da história, mas pelo que tu disse, deve ser difícil demais.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir