Caixa de Pássaros - Resenha de Unicórnio

Caixa de pássaros | Josh Malerman | Intrínseca | 205 páginas | Nota 4,5/5

📌 "Que tipo de homem se acovarda quando o fim do mundo chega? Quando seus irmãos estão se matando, quando as ruas residenciais dos Estados Unidos estão infestadas de assassinatos... Que tipo de homem se esconde atrás de cobertores e vendas? A resposta é A MAIORIA dos homens. Disseram que eles poderiam enlouquecer. Então eles enlouquecem."

🦄 Passei o livro todo agoniada, realmente no escuro, não consegui imaginar com clareza praticamente nenhum cenário em que o livro se passa, mas foi uma leitura boa, apesar de o final ter me decepcionado um pouco.

📚 O livro conta principalmente a saga da Malorie por sobrevivência. Ela acaba de se mudar com a irmã para uma nova casa e se descobre grávida. No mundo lá fora, algumas coisas estranhas estão acontecendo. As pessoas enlouquecem e matam ou morrem após ver alguma coisa, as pessoas chamam isso de Relatório Rússia.

📚 Malorie inicialmente se recusa a acreditar nas notícias, até perceber que sua casa está com todas as janelas bem fechadas, cobertas por panos pretos e sua irmã, quando se atreveu a olhar pela janela, se mata com uma tesoura.

📚 Ela procura no jornal um anúncio de alguém que está procurando sobreviventes para abrigar em sua casa.  Desesperada ela vai até o lugar e conhece outras pessoas na mesma situação que ela. E ela começa a entender melhor o que está acontecendo com o mundo que ela conhece.

📝 O livro é sempre narrado com um capítulo do "antes" que é quando ela está na casa de abrigo, grávida e tentando viver, e o "depois" que é quando seus dois filhos já tem 4 anos e são treinados a ouvir toda e qualquer coisa que aconteça ao redor. Ela procura por algum outro lugar seguro sem poder abrir os olhos.

📚 Ela passa por muitas coisas e as pessoas que estão junto dela na casa criam inúmeras teorias de como sobreviver a tudo isso, como conseguir comida, suprimentos e tudo mais.

📝 A evolução e o medo que a Malorie sente eu também senti o livro todo. É muito bem narrado e é uma leitura rápida, eu gostei muito. E como disse, é um pouco angustiante "enxergar" o mundo só com sons, mas foi uma experiência literária bem diferente.

7 comentários:

  1. Temática muito interessante e descrição bastante "convidativa". Em especial, essa pergunta: "Que tipo de homem se acovarda quando o fim do mundo chega?" é bastante forte, pois acho que todos nos acovardamos enquanto há esperança. Quando temos certeza do destino, então seguramente sairemos "de baixo do cobertor". Muito obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Nossa !Parece até alucinação quando comecei a ler a resenha fiquei pensando na cena do personagem tentando se proteger,dentro de casa com portas e janelas fechadas.Depois sozinha procurando abrigo,um auxilio.Realmente dever ser o fim do mundo.Aterrorizante!Credo!kkkkk.
    Parabéns pela resenha!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Vejo este livro dividindo opiniões, algumas pessoas o amam, outras nem tanto. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas tenho muita vontade e espero fazer isto ainda esse ano. Creio que iria gostar dessa sensação angustiante de não "enxergar" as coisas, deve ser algo incrível. Adorei a sua resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Bianca, sua descrição do enredo do livro me fez ter muita vontade de lê-lo. Gosto muito de distopias e outras situações que por vezes fogem (mas espelham, por serem metáforas) da realidade como a conhecemos. Além disso, o tema da loucura me interessa demais. Lancei em 2015 meu primeiro livro de contos, chamado Trítonos — intervalos do delírio, cujas histórias giram em torno desse tema. A loucura ancestral e violenta no primeiro conto, a loucura da normalidade no segundo, e a loucura como patologia de incerto diagnóstico, no terceiro. Por isso, gostei demais do enredo que você nos apresentou. Fiquei muito curioso por saber o porquê você ter se decepcionado no final...
    Beijos
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é incrível! Achei muito boa a forma como a história foi contada, alternando entre antes/depois. E também gostei muito da escrita do Josh Marlerman, ficamos presos a história, intrigados para saber o que vai acontecer. E quanto ao final, não cheguei a ficar decepcionada, mas esperava algo mais, embora nem eu mesma saiba o quê. Já li esse livro tem um tempo, mas sempre me lembro dele, porque a história é bem diferente e curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da prerrogativa do livro. Já havia ouvido falar desse livro e fiquei instigada a ler. Gostei da forma como dividiu em tópicos.

    ResponderExcluir
  7. Oiii,
    não conhecia mas eu imaginei cenas a cada palavra que lia, eu achei um ótimo livro e me deixou bastante curiosa até sobre o resto da história

    ResponderExcluir