O ódio que você semeia - Resenha de Unicórnio





Eaeeeeee meus brilhinhos, como cês tão? Tudo beleza? Peço desculpas pelo sumiço monstro que eu dei, estava passando por problemas tecnicos e estava me organizando, mas agora voltei com tudo. 

Essa é uma das resenhas atrasadas, li esse livro mês passado. Vamos conversar?

O ódio que você semeia - Angie Thomas
Editora: Galera Records
Nota: 5/5

Posso dizer que esse livro, sem sombra de duvidas, é um dos meus favoritos do ano.

“Pessoas como nós em situações assim viram hashtags, mas raramente conseguem ter justiça. Mas acho que todos esperamos que essa vez chegue, a vez em que tudo vai acabar da forma certa.”

O livro tem como personagem principal a Starr, uma menina negra de um bairro do gueto. A mãe é enfermeira e o pai é um ex presidiário que trabalha no próprio mercado, que abriu quando saiu da prisão. Ela tem dois irmãos, o mais novo que é dos mesmos pais e o mais velho, que é filho de um caso do pai dela.

A meu ver, a história não gira tanto em torno da Starr, mas sim do Khalil. Melhor amigo da garota morto injustamente por um policial branco quando saia de uma festa com a Starr.
Depois da morte do Khalil, começa uma saga para se conseguir justiça.

“Eu sempre disse que, se visse acontecer com alguém, minha voz seria a mais alta e garantiria que o mundo soubesse o que aconteceu. Agora, sou essa pessoa, e estou morrendo de medo de falar.”

Não dá pra contar muito sobre essa história sem dar spoiler, mas o livro levanta uma questão social importantíssima e que precisa MUITO ser discutida.

A questão das periferias, da suposta superioridade branca, da opressão, dos privilégios que muitas vezes os brancos tem em relação aos negros; a questão de ter voz ativa na sociedade; o desespero de não ter oportunidades de trabalho e acabar se aliando a gangues e ao tráfico em busca de uma vida melhor...

Como eu li esse livro em uma leitura coletiva, tivemos muitas questões levantadas em relação a isso. Me lembro de ter falado que eu, na minha faculdade, nunca convivi com um negro. Sou bolsista do Prouni em uma das maiores faculdades do pais e não tinha nenhum negro na minha sala. Os que entraram, ficaram apenas um semestre ou menos e saíram. Nos dias de prova, predominavam os brancos. Preciso admitir que não sei bem como lidar com isso, pois esses questionamentos (e muitos outros) me surgiram ao longo da leitura e eu ainda não parei pra pensar sobre isso. Por isso estou aqui. Isso deveria ser uma resenha, mas vamos conversar sobre coisas além do livro.

Você já leu esse livro? O que achou? Se não leu, me conte sua opinião sobre alguns dos tópicos que eu levantei acima e vamos discutir e colocar isso em pauta. É uma coisa que precisa ser falada e vista.

Por hoje é isso meus amores!
Brilhos e Beijos da Bia!

8 comentários:

  1. Esse é o meu livro favorito da vida, tanto é que tatuei na pele! Starr é uma personagem muito real e me vejo nela, ser uma garota negra em um ambiente predominantemente branco não é nada fácil, na verdade é assustador. Fico feliz que o livro venha fazendo o sucesso que merece.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, sua linda, tudo bem?
    Eu fiquei muito feliz quando publicaram esse livro, pois pararam de falar sobre esse assunto e infelizmente ele continua sendo atual, pois a mentalidade não mudou. Eu até hoje me questiono como isso tudo começou e por que não acaba. Por que ser diferente é um problema se somos todos diferentes. Sou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro, o tema que ele aborda realmente precisa ser mais discutido. Adorei a sua resenha e não vejo a hora de poder ler o livro também.

    ResponderExcluir
  4. Ainda tenho que ler esse livro, mas gosto muito de histórias que se propõem a discutir temas como racismo. Já está na minha lista.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca.

    Eu estou com muita vontade de ler este livro, justamente por causa do tema abordado e tenho lido algumas opiniões bem interessante sobre ele. Sua resenha também está bem legal e mostrou que tem assuntos para abrir discussões e debates. Parabéns pela resenha e sua dica está anotada.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Esse livro foi uma das melhores leituras da minha vida!
    Gosto muito da forma honesta e sincera com que a autora construiu a história de como a violência policial mata arbitrariamente nos EUA e muitas vezes sai impune.

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Cada vez que vejo uma resenha desse livro entro em pânico, o coitado está na minha lista desde que lançou e ainda não consegui pegar pra ler, mas eu vou. Um dia eu vou. Amei a resenha.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde
    Parece uma situação bem difícil vivida pela Starr, sem saber oq acontecerá se trouxer a público o acontecido com seu melhor amigo, não conhecia a obra mas parece uma leitura interessante de um fato bastante possível de ocorrer na realidade.

    ResponderExcluir