Pequeno Príncipe - Resenha de Unicórnio


Pequeno Principe
Antoine De Saint-Exupéry
Geração Editorial
Nota 5/5

"É preciso proteger as lâmpadas com cuidado:
um sopro as pode apagar"

Sinopse: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. 

Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. 
Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.

Resenha: O que a gente fala de um livro desse né? Poxa, eu ganhei esse livro tem muito tempo, eu estava no ensino fundamental, começando a pegar gosto pela leitura quando ganhei o livro mas juro, eu nunca li. Preferi sempre os livros da Agatha que meu pai tinha. Quando o SPL veio com a proposta de ler esse livro, não pensei duas vezes antes de tirar ele da estante, tão fininho, li em dois dias!

Que leitura gostosa e cheia de significado né? A viagem que o Príncipe fez pelos outros asteroides antes de chegar à terra são simplesmente fantásticas, conhecendo cada face da vida adulta, os que comandam, os vaidosos, os bêbados, os homens de negocio, os com profissões menos valorizadas, os "professores" e a cada pessoa nova ele percebe que os adultos são cada vez mais estranhos, chatos e sem imaginação.

Difícil mesmo é não comparar esse livro com a realidade. Existem adultos que ainda entendem as crianças, que não perderam a essência da vida. Mas tem outros que se corromperam, perderam a essência e se venderam para a vida adulta, o que é algo triste que precisa ser repensado. Não podemos perder a essência e o brilho no olhar de uma criança. 

6 comentários:

  1. Olá,

    Também demorei muito tempo para ler "O Pequeno Príncipe". A primeira vez que li foi ano passado e esse ano reli. Na releitura, percebi o quanto percebemos várias novas mensagens neste conteúdo e como a obra continua nos tocando de forma intensa. A pureza da criança realmente deveria ser mantida em todos. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Foi minha primeira leitura quando tinha 6 anos. Ganhei do meu pai e só perdi o livro quando numa mudança a caixa caiu numa poça d'água. Amo esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Preciso ler O Pequeno Príncipe, eu amava aquele desenho antigo do personagem. Dever ser um livro muito encantador, e esse negócio de ver com os olhos de criança é algo que sempre me encanta

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Tenho o livro do Pequeno Príncipe, mas ainda não consegui tempo para poder ler ele ainda, adorei sua resenha, tentarei ler ele em breve!

    ResponderExcluir
  5. Que resenha incrível! Adorei sua escrita, de verdade. Pequeno Príncipe é um livro incrível e merece ser lido por todos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Essa é uma das maiores obras já escritas, algo que vai ficar para a eternidade. Acho a visão do autor sobre a vida e sobre as pessoas tão grande que confesso que tenho a sensação de que não consegui enxergar tudo o que ele quis dizer. Sempre tive vontade de ter uma aula sobre esse livro. Todos deveriam ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir