Relatos de uma mulher negra e depressiva – Resenha de Unicórnio #setembroamarelo

Autora: Joelma Santos
Sobre a obra:
+16 anos
Longlist Wattys 2018. 
Relato de uma Mulher Negra e Depressiva reúne breves relatos sobre a minha vivência enquanto 
mulher negra que teve seu corpo objetificado desde muito nova; da opressão e rótulos que se 
recaem sobre este corpo. A obra traz também algumas linhas de pensamento do feminismo 
interseccional, da afirmação sociocultural à constituição do ser feminino.   
*Aviso de gatilhos: preconceito, depressão, assédio, auto-estima e suicídio.*
Minha Opinião:
Mais um no tema setembro amarelo, são fatos reais, sentimentos, sensações e experiências que a autora passou, são textos curtos, mas que dizem muito, uma leitura rápida, mas não leve.
É uma conversa mais que um livro, lembra vagamente um diário, porém nada do tipo querido diário, ou neste dia, são fatos, divagações ocorrido na vida dela

‘’É um longo processo e antes de ser uma militante no feminismo negro que tenta ajudar outras mulheres, eu preciso me ajudar em primeiro lugar.’’

Fala sobre as experiências dela, e como ela foi se empoderando com o tempo, como o entorno dela, a sociedade pois um peso sobre ela, não só nela mais em todas as mulheres, e como ela foi se modificando para de certa forma agradar este, até o momento em que ela resolveu dar um basta e ser ela mesma.

‘’Passei e passo por um processo de desconstrução continua, pois o autoconhecimento, e uma descoberta e redescoberta diária.’’

Se você tiver passado por algo parecido independente se for negra ou não, com certeza se identificara, se emocionara, e mesmo que não tenha passado, provavelmente conhece alguém que passou ou que passa por isso. A sociedade é quase sempre cruel com aqueles digamos fora dos padrões estabelecidos, especialmente nós mulheres.

            “Enxergue esse texto como uma conversar entre mim e você, pois é exatamente isso o que ele é. Antes de entrar definitivamente nos pontos que quero tratar, entenda que minhas concepções relacionam-se ao lugar de fala que ocupo.’’

            Espero que ao lelo, vocês reflitam a respeito e pense, pois é mais que um relato somente, ou um desabafo, é algo para ajudar outras mulheres a se aceitarem como são, dizendo que o caminho não é fácil, que nem sempre serão flores, mas que é preciso seguir lutando para que no futuro não seja assim.

Beijão, até a próxima
MaLê


7 comentários:

  1. Oi Bianca.

    Muito interessante este livro por causa dos temas abordados. Com certeza é uma leitura para informar, alertar e ajudar outras mulheres. Vou adicionar na minha lista de desejados. Fiquei bastante curiosa sobre ele. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas temas assim sempre me chamam a atenção. Falar sobre empoderamento é muito importante e em destacar a luta do povo negro. Com certeza é um livro que adoraria ler e passar adiante, empatia nunca é demais.

    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia ainda o livro embora já tivesse ouvido falar dele.
    Livros relatos assim são bem interessantes e o quote que você colocou mostram ser um livro de qualidade inclusive literária,além da mensagem de suma importância.
    Vai pra lista de leitura.
    Vou adicionar na minha bibioteca no wattpad.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu como mulher negra, entendo bem suas reflexões e sentimentos, e reconheci muito de mim em suas falas. Obrigada por dividir um pouco do que se passa com você, ajudando sim, muitas mulheres a compreenderem situações que as vezes passavam despercebidas ou fora de seu conhecimento.. Obrigada!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca,
    O livro parece bem pesado e intenso, e acredito que possa ser um gatilho dependendo do leitor, eu sou bem sensível com essas coisas e por isso na maioria das vezes me nego a ler com medo dos sintomas que podem desencadear. Mas acredito que a leitura seja enriquecedora.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Oiii tudo bem??

    Achei o titulo forte e que deve trazer bastantes trechos pesados. Acredito que é um livro de empoderamento feminino, não somente pelo tom de pele, mas a todas as mulheres.
    Não conhecia e fiquei bastante curiosa pra ler.
    Adorei sua resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  7. Oi Malê, sua linda, tudo bem?
    Gostei muito da reflexão da autora quando ela disse que antes de ajudar alguém ela precisa se ajudar. Isso é muito importante, principalmente no contexto do livro, pois se ela estivesse fazendo isso primeiro para os outros ao invés de ser primeiro para ela, novamente estaria caindo no problema de estar vivendo sem ser ela. Ótima dica. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir