Senhora - Resenha de Unicórnio


Senhora
José de Alencar
Escutei em Audiobook pela LibriVox
Nota 4/5

  
"Há mulheres assim, a quem um perfume de tristeza idealiza. 
As mais violentas paixões são idealizadas no exílio"

Aurélia Camargo, filha de Emília, uma costureira, é órfã de pai, tem um tutor que é o seu tio Lemos, que cuida dos seus negócios e a ajuda a desenvolver suas aptidões. A moça é  muito cortejada, casar era o único caminho para as mulheres naquele tempo (Brasil imperial) numa sociedade altamente machista ou então ser freira.  Aurélia tem muitos ricos admiradores, o que poderia ser motivo de lisonja, mas ela é inteligente, não considera- se uma mercadoria, sente indignação por ter que viver tal situação.
Aurélia concentra- se de todo dentro de si; ninguém ao ver essa gentil menina, na aparência tão calma e tranquila, acreditaria que nesse momento ela agita e resolve o problema de sua existência; e prepara- se para sacrificar irremediavelmente todo o seu futuro.
D. Firmina Mascarenhas, uma senhora viúva que tinha a função de vigiar Aurélia, era uma “guarda- moça”. A senhora, um tanto materialista, como acontecia antes e ainda hoje na sociedade brasileira: o dinheiro faz do feio o bonito, e dá tudo, até saúde. 
Aurélia é romântica, acredita no amor, mas não é ingênua e nem tem escrúpulos para lutar por seu amor, teve que comprá- lo, como era costume na época, com seu “dote”, com a herança recebida do seu avô. A moça era determinada, bolou uma estratégia de conquista.  Aurélia pediu que o tio e tutor executasse tal plano. Adelaide era apaixonada pelo Dr. Torquato, que era pobre e seu pai não o aceitava. Então, Aurélia pediu ao tio que oferecesse um dote ao moço e que assim pudesse casar com Adelaide. O caminho ficaria livre para Aurélia casar com Fernando Seixas, moço na faixa de 30 anos, não era rico, mas tinha uma boa educação, feições nobres e bom gosto ao vestir-se.  Era filho de um funcionário público, ficou órfão aos dezoito anos. Ele era apaixonado por Aurélia, mesmo estando comprometido com Adelaide. Será que o plano de Aurélia deu certo? Aurélia e Fernando acabaram juntos? Será que o amor prevaleceu?


Preciso dizer que me surpreendi. Eu li esse livro no ensino médio, mas li daquele jeito sabe? Porque poxa, nada pior do que falar pra um adolescente "leia isso pois você é obrigado". Então eu li, mas só pra poder a prova e depois o vestibular. Quando o grupo dos "1001 livros para ler antes de morrer" do SPL propôs essa leitura eu fiquei  meio "ai que porre" mas resolvi dar uma chance e peguei o livro mas não deu, tentei pelo audiobook e deu super certo! Sem contar que como eu não costumo "ler" em audiobook, foi uma experiencia maravilhosa!

É realmente uma coisa lamentável que as pessoas que leram o livro "obrigadas" como eu, nunca deem outra chance pra ele, eu dei e gostei bastante, confesso que estou NAS NUVENS com ele. (risos)

9 comentários:

  1. Uma coisa é ler por obrigação e outra por prazer, este livro é um clássico!!!

    ResponderExcluir
  2. É um enorme erro das escolas apresentar esses clássicos para adolescentes. Muitos acabam pegando raiva e passam a ver a literatura como algo chato. Vários livros que odiei quando tinha 15 ou 16, gostei depois dos 30.
    Outra coisa que preciso experimentar é o audiolivro. Acho que vou me dar muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Tenho uma enorme vontade de escutar áudiobook, pois creio que será uma experiência maravilhosa. Um grande problema das escolas é colocar os clássicos como obrigatórios e passar essa ideia de livro "chato" para os adolescentes. Ainda não li esse clássico, mas tenho muita vontade. Adorei conhecer mais da história!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive a oportunidade de experimentar o audiobook, deve ser bacana mesmo, é uma outra perspectiva de leitura. Já li Senhora, tb no ensino médio, mas confesso que gostei. Clássicos são clássicos, importantes em qualquer idade :)

    ResponderExcluir
  5. Um grande clássico. O maior erro é apresentar esse livro para os jovens,pois muitos não devem ter paciência e acabam nunca mais querendo ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Eu estou com vergonha, pois assim como você, eu li por 'obrigação' e não me lembro muito da história. Fui lendo sua resenha e fui lembrando muito pouco. Isso é um sinal de eu preciso dar outra chance. Obrigada pelo 'puxão' de orelhas rs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal que deu uma nova chance para este livro e se surpreendeu com a leitura, já tentei isso algumas vezes e não funcionou!Muito boa sua resenha!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi! Olha, vou te falar que fugi desse livro na época de escola rs. Li muitos resumos e fiz a prova na base da oração. Meu, é mt feio comentar isso, né? Mas você falou algo que eu sempre pensei, na "obrigação". Acho que alguns desses livros acabam até traumatizando as pessoas. Eu odiava ler os clássicos, mas sempre amei ler. Acredito que estamos na época de dar novos livros para nossas crianças. Eu li Dom Casmurro pós escola e amo com todas as força. Eeeeeeee, sua resenha me deixou curiosa com esse. Fiquei querendo saber se esse amor conseguiu superar as adversidades. Quem sabe não esteja mais próxima de ler outro clássico. Adorei. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Acredita que nem obrigada eu fui a ler esse livro? haha.. tenho muita vontade de investir mais nos clássicos brasileiros, e fico mega animada quando leio resenhas positivas sobre as obras. Gostei de saber mais sobre esse livro, e adoro personagens românticos, espero poder ler em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir