A Maldição da Residência Hill - Resenha de Unicórnio

“A Residência Hill, desprovida de sanidade, ergue-se solitária contra os montes aprisionando as trevas em seu interior, está assim a 100 anos e talvez continue por até mais.”

                                        A Maldição da Residência Hill.
                                                                 Nota: 8,5/ 10





Estamos á poucos dias do Helloween e a Netflix este mês nos trouxe muito conteúdo do Gênero Terror.
Diante de tanto conteúdo, escolhi a Séria A Maldição da Residência Hill pela sua repercussão no Twitter, pessoas que passaram mal e isso despertou minha curiosidade e interesse; então bora lá;


Sinopse:
Shirley, Theo, Nell, Luke e Steven são cinco irmãos que cresceram na mansão Hill, a casa mal-assombrada mais famosa dos Estados Unidos. Agora adultos, eles retornam ao antigo lar e são forçados a confrontar os fantasmas do passado, após o suicídio da irmã mais nova.



A série é baseado no livro de 1959 do mesmo nome de Shirley Jackson, o Diretor Mike Flanagan (Diretor da adaptação do livro de Stephen King Jogos Perigosos) tomou muitas liberdades criativas, afirmo desde já que ele apenas se baseou no Livro, não vá ver a série esperando uma adaptação.
Embora a série tenha elementos de Terror ela nos traz uma analise mais profunda sobre os problemas vivido por cada um, como os fatos sobrenaturais da infância ainda refletem na vida adulta, diga-se de passagem, que eles são personagens profundos e tridimensionais.
A narrativa da séria caminha com flashbacks que alterno nos episódios explicando a experiencia de cada personagem, com os acontecimentos na Residência Hill e sua vida após saírem de lá. Isso nos dá perspectiva de como cada um foi afetado pelos eventos sobrenaturais. O enredo trabalha com fantasma que assombram pessoas de forma literal e também psicológica, sabe, quando você é assombrado por fantasmas do passado?
De inicio eu não queria ver essa séria porque a minha fase consumidora de Gênero de terror já passou. Decidi ver a série assim que acabei minha maratona da Terceira temporada de Demolidor e nisso era 2 da manhã. Eu moro sozinha e hoje em dia tenho um pouco de receio do gênero terror com fantasmas, porque qualquer barulho eu já começo a cantar uma música de igreja. Pensei comigo não vai dar nada, porque hoje em dia esse tipo de história está cheio de Jumpscare (Técnica de filmes de Terror com infração pra gerar sustos). Eu me enganei com fato de não ser assustador, a série raramente usa desse artificio, só que ela cria um ambiente de tensão nas cenas de assombração com a ausência de trilha sonora, que faz você se segurar na cadeira e rezar todas as orações conhecidas e olhar em todos os cantos da tela procurando o bicho. Depois do primeiro episódio logicamente deixei para continuar a maratona de dia, desculpe eu não rio na cara do perigo como o Simba de Rei leão, não morando sozinha.
Tudo o que eu posso dizer sem dar Spolier é que fique atento a tudo pois ela tem um plot no episódio 5 que eu já tinha percebido e formado teorias desde de o 3, está tudo ali para você pescar as informações.
Queria dizer que essa série transcende o Terror e nos dá um quebra-cabeça para montar os acontecimentos da noite que eles deixaram a Residência, nos dá temas profundos para pensar e refletir e uma tensão de deixar qualquer um na ponta da cadeira. E o ultimo aviso é cuidado que embora seja vendida como terror, ela também aborta alguns temas gatilhos com suicídio, drogas e depressão e doenças mentais.


 Se você já viu a Serie e não entendeu o final continue lendo, agora se você não viu ainda corre para assistir e volta aqui para terminar de ler.


Aviso de spoiler


“Eu vivi com fantasmas desde de criança.
Desde antes de saber que eles estavam lá.Fantasmas são culpa, segredos, são arrependimentos e fracassos.Mas muitas vezes um fantasma é um desejo."








O Quarto Vermelho


Antes você precisa entender como eu disse na crítica a série aborda alguma temas pessoais de cada personagem e como ele lida com os traumas, temos ali sobre dor compartilhada, dor geracionada e doenças mentais. Quando você consegue olhar para os acontecimentos com essa ideia em mente não fica difícil entender alguns acontecimentos, então percebe que tem muito do psicológico dos personagens envolvido no que eles estão vendo.
Durante o passar dos episódios vai ficando evidente que hora ou outra estamos ali vendo algum dos personagens dentro do quarto vermelho, pois ele é a sala de dança da Teo, quarto de jogos do Steven, a casa da arvore do Luke e a sala de leitura da Olivia. O quarto se mostrava com significados diferentes em relação a cada personagem, me desculpe a comparação Potterheads, mas o quarto vermelho se comportava com a sala precisa em sua explicação mais simples. 
Algumas coisas não ficam explicada na Série (Pessoalmente eu acho assim mais interessante, por nos deixar imaginar e especular diversas coisas) porém é claro que a casa tem algumas vontades, como se ela fosse um ser vivo e pensante. Então quando fantasma da Nell  nos diz que aquele quarto é o estômago da casa, não necessariamente ela está devorando os personagens, ela está fornecendo um ambiente onde eles se sintam à vontade e possam digerir os acontecimentos, por isso que na noite em que a Olivia leva os gêmeos e Abigail para o quarto ele está naquele formato, pois naquele momento aquele ambiente era o que a deixava segura e refletia seu desejo interno de proteger os filhos a todo custo. 
Por isso quando eles retornam mais velhos tem que confrontar seus traumas e medos de uma forma aterrorizante com os elementos de assombração associados as situações, exemplo do Steven onde sua mulher está gravida e eles podem iniciar uma família, mas o bebê meio que é demoníaco.
Fica claro que as pessoas que morreram ali anteriormente, morreram por não conseguirem lidar com seus traumas do passado. Olivia começou a ficar muito perturbada e obcecada depois da visão e a possibilidade dos filhos mais novos morrerem, em um raciocínio conturbado ela chegou na conclusão de que para não os perde (o que era seu maior medo) à saída era ela mesmo os matar, assim poderiam ficar com ela para sempre e seguros. Quando o marido levas as crianças embora ela percebe que ali naquele momento acabou de perde-los e resolve se matar.
Todos os acontecimentos estavam envolvidos com algum problema que personagem já sofria, então os que morreram estavam no ápice, por serem desacreditados, por estarem em um alto nível de depressão. O único que sabia mais ou menos como a Casa funcionava era o Hugh, que depois de deixar as crianças no hotel e retornar para a casa encontra a esposa morta, ele encontra com casal de ...  e percebe a morte da filha deles causada pela esposa, nesse momento o Fantasma da menina faz eles entenderam que manter a casa é única forma deles se conectarem, que ali existem histórias muito mais importantes do que qualquer coisa que tenha acontecido naquela noite ou seus próprios traumas.

Gostou da série deixa ai seu comentário, sua dúvida e discute com gente essa obra fantástica de Terror e drama.
Forte abraço









9 comentários:

  1. Eu ja estava querendo ver essa serie mas estava em duvidas. Por acaso estava a pensa que ela era mais uma serie de terror bom sem graça, mas pelo visto não. E a tensão parece criar um sentimento unico no telespectador. Sem duvidas vou ver xD

    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar da série, hoje em dia é difícil encontrarmos uma série de terror boa. Mas com certeza vou dá uma chance. rs
    Obrigada pela dica!
    ps: não consegui deixar de ler o spoiler, mas mesmo assim vou assistir. haha

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti essa série e achei ela fantástica! Fazia tempos que eu não via uma série de terror tão boa assim.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Vi essa série no catálogo da Netflix e até fiquei curiosa para assistir, mas sou bem medrosa. Acho muito bacana ela permitir essas reflexões em torno dos nossos problemas, além dos flashbacks, que sempre acabam explicitando muitas coisas. Dica anotada e espero ver em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Minha irmã está assistindo esta série e está gostando muito. Acho que vou dar uma chance, ela parece interessante.
    Também não tenho mais tanto interesse pelo terror quanto antes, minha fase também passou e atualmente é difícil achar um terror realmente bom!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. Apesar da curiosidade me cutucar essa é uma série que está completamente fora de cogitação para mim. Não tenho psicológico para encarar. Kkkkkk
    Bjoo

    ResponderExcluir
  7. Nossa, pra acompanhar series de terror tem que ter psicológico forte viu. Eu tenho evitado esse genero, atualmente tou só nas comediazinhas mesmo

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Já assisti a série e ela é realmente fantástica, imaginei que fosse uma inspiração pois achei diferente demais do filme, preciso ler o livro urgente, essa onda de terror mais psicológico e de clima, fugindo do óbvio jump scare está me agradando muito

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti e gostei muito .eu ja quero ler o livro ,muito bom mesmo sua resenha ficou otima

    ResponderExcluir