Carrie, a Estranha - Resenha de Unicórnio


Carrie, a Estranha
Stephen King
Suma de Letras
Nota: 4,5 / 5 ✰'s

Sinopse


"Carrie, a estranha" narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.Com tantos ingredientes de suspense, "Carrie, a estranha" logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais. Agora, a nova versão cinematográfica, lançada em dezembro de 2013, é estrelada por Julianne Moore e Chloë Moretez.


Resenha


Lembra daquele teu amiguinho de escola que sofria bullying na escola, na faculdade, na rua? Daquela intolerancia com qualquer diferença, seja credo, cor, orientação, escolhas, enfim. Lembra dessa pessoa? Pois então, eu senti na leitura desse livro que se não fosse a telecinese da Carrie, ela seria mais uma dessas adolescentes perturbadas que sofre um bullying violento e que devido à problemas psicológicos, surta e mata todo mundo como a gente ta cansado de ver por ai nos atentados nos estados unidos.

Bem, vamo lá. A Carrie recebeu uma educação muito distorcida onde menstruar é errado, seios são errados, tudo essas coisas bem absurdas mesmo, porque a mãe dela é uma fanática religiosa e em muitas partes do livro eu fiquei completamente passada com o tamanho da violência que essa mãe exerce sobre a menina. De verdade mesmo? Pra mim, lendo o livro e vendo essa educação deturpada e esse bullying que ela sofreu, eu enxerguei ela como uma vítima. Carrie não é um monstro!

Eu não quero me estender demais no assunto pra não dar spoiler, mas imagine o livro logo de cara começa com a menina desesperada achando que tá se desfazendo em sangue e as outras meninas jogando absorventes nela e fazendo pouco caso da “ignorância” dela. Olha que horror.

É um assunto bem difícil de se falar porque eu já estive no lugar dela, não durou muito, mas eu sempre fui a nerd da sala, a excluída e todas essas coisas e quem tá na escola sabe que existe SIM uma hierarquia ali dentro.

Pra simplificar a coisa toda, a Carrie vai protagonizar um massacre, não só na escola dela, mas na cidade. Que tem início justamente quando ela enfrenta a mãe pra poder ir ao baile da escola com um cara que ta fazendo “caridade” pra ela, devido ao ocorrido dos absorventes que eu falei.

Com toda a certeza esse não é um livro de terror. Sério, de todos que eu li do Stephen (e todos aqui sabem que não são poucos) esse não me deu medo. Me deu pena, me revoltou. Porque o King vai jogar muito na sua cara (isso que o livro foi escrito lá atrás, quando essas coisas dos massacres norte americanos nem aconteciam ainda) o quanto a sociedade pode acabar com uma pessoa. Mesmo ela sendo branca, tendo acesso à educação, à carros; uma vida mediana. Eu fiquei simplesmente impactada com essa leitura. Realmente muito boa.

Os trechos que achei mais complicados de engolir foram os de fanatismo religioso da mãe. Porque ela tranca a menina no quarto durante horas pra rezar sendo que ela não fez nada. E como o livro tem umas partes do Caso Carrie, onde narram os antecedentes familiares da menina, tudo se encaixa uma hora e quando o livro acaba você tem vontade de socar meio mundo mesmo, porque é um livro triste sim.

Com relação ao filme, eu assisti o primeiro filme e achei ele meio confuso, por que não explica os antecedentes da menina, conta só a história mesmo. Se eu não tivesse lido o livro é bem capaz que minha opinião fosse bem diferente.

Por enquanto é isso meus amores, bora conversar sobre os massacres. Qual deles mais te marcou? qual é a sua opinião sobre isso? Tem algum outro livro que fale sobre isso que eu deveria ler? Um beijo no coração!

9 comentários:

  1. Eu nunca li o livro, mas já assisti os dois primeiros filmes e gostei muito. A pensar do primeiro ser o meu favorito, e esse último que lançou nem considero que exista rsrs

    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Comecei a ler esse livro ano passado e já tinha passado da metade, mas acabei não concluindo a leitura, não lembro bem o motivo, pois estava gostando. Também fiquei revoltada com as atitudes fanáticas da mãe dela e até onde li achava a Carrie mais uma vítima de uma sociedade cruel e deturpada. Ler sua resenha me fez ver que preciso recomeçar e finalizar a leitura. Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parece me ser bastante interessante. Gosto dos livros desse autor e desconhecia este livro.

    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que Carrie era um livro do Stephen King. Sempre ouvir sobre o filme, sabia que era baseado em um livro. E também minha mãe disse que era um dos filmes favoritos dela, na primeira versão. Gosto de livros que destaquem temas importantes e que usem narrativas interessantes, como religiosidade e misticismo. Discutir bullying é necessário, e através dos livros podemos dar uma nova visão sobre o texto a partir da ficção. Vou ler esse livro. Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Eu vi os dois filmes... Não tenho coragem suficiente para ler o livro #soucagonamexmo KKKKK

    https://ladomilla.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu nunca li o livro, mas já vi o filme (segunda versão) e sempre achei que alguns detalhes estavam faltando. Lendo sua resenha, já percebi que estou certa. Mas, sempre senti que a Carrie era a maior vítima, do que ela mesmo fez. Afinal, ela era humilhada a todo momento, além de torturada psicologicamente. Fiquei bem curiosa para ler o livro. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Ao ler a resenha lembrei-me da época de escola e quando estas brincadeiras eram sempre na igenuidade porém o tempo foi passando as as brincadeiras Ka não era tão igenuas quanto antes enfim...
    Este livro com certeza será o próximo a ser liđo. ..
    Obrigado pela dica .

    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiê,

    Antes de qualquer coisa, preciso falar que acho muito legal seu blog ser todo fofinho, de unicórnio e aro-íris, e tu trazer livros de terror nada condizentes com toda essa fofura rs. Tu tem o melhor dos dois mundos. Super me identifico rs
    Agora falando da sua resenha, eu sou louca pra ler esse livro da Carrie. Acho que já podemos dizer que ele é um clássico e para os amantes de terror, é uma leitura obrigatória, né? Eu tenho esse medo absurdo de ler livros de terror, mas um dia pretendo vencê-lo e ler tudo que eu tenho vontade. O dia que isso acontecer, Carrie estará na lista, com certeza rs
    Parabéns pela resenha!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Aquele momento que eu não sabia que Carrie, A estranha tinha livro! E que surpresa maravilhosa. Preciso desse livro. Pelo que tu descreveu, ele tem cara de ser realmente pesado, ainda mais esse lado religioso da mãe. Com toda certeza, vou ler.
    E sobre algo que tenha atenteado assim, nunca li mas assisti. Te indico Precisamos Falar Sobre Kevin.

    Beijinhos,
    www.utopiavk.blogspot.com

    ResponderExcluir