Te ajudarei a ir se quiseres - Resenha de Unicórnio


Te ajudarei a ir se quiseres
Ana Beatriz Manier
InMediaRes Editora
Nota 3,5/5 ✰'s
*livro cedido em parceria com a editora*


Sinopse

Contada por duas vozes narrativas (mãe e filha) que se alternam entre humor e dramaticidade, “Te ajudarei a ir se quiseres” relata a história de uma senhora de 70 anos, Laura, casada, mãe e avó, que recebe o telefonema inesperado de Francisco, ex-namorado da juventude por quem sempre nutriu profundo amor. Surpresa com esse contato e com toda carga emocional que ele traz, ela se abrirá com a filha em busca de conselhos sobre o que fazer. Será no diálogo franco entre elas, permeado de muita compreensão e respeito, que Laura encontrará coragem para ficar frente a frente com seus sonhos e desejos e permitir-se a possibilidade da escolha.


Resenha

Confesso que não sabia muito bem o que esperar desse livro quando fiz a parceria com a editora. Eles mandaram as releases dos livros que poderíamos escolher e esse me encantou por causa da personagem ter uma idade mais avançada e ter a vida “feita” por assim dizer. Sem contar que a capa é linda.

Quando comecei a ler a história me abraçou de um jeito muito gostoso que acabei terminando o livro em poucos dias. Mas chega de falar, vamos ao que interessa.

A Laura, é uma senhora bonita (pela imagem que eu fiz dela), mas que tem os problemas que a idade trás. Ela é uma artista e adora pintar. Mora no Rio, mas é natural de Luzeiros. Tem filhos e netos e se dedicou a vida toda à eles. Hoje em dia ajuda sua filha a cuidar da netinha tão esperada.  

Laura ocupa a sua mente como pode, com afazeres da neta e ajudando a filha.

A filha Laura, a Carolina, é feliz com a vida que leva, teve uma boa educação e consegue se manter no emprego com a ajuda da mãe que cuida da bebê.

A Relação da Laura com o marido é daquelas meio ruins (falo isso porque na minha casa é assim), os dois dormem em quartos separados, fazem as coisas mais por rotina do que por prazer de fazer… levam uma vida de divorciados que moram sob o mesmo teto.

Um dia, a Laura recebe uma ligação de um cara aparentemente bêbado que diz muitas coisas a ela que tem relação com um bilhete, a mulher fica perdida; mas logo descobre que esse cara é um ex namorado da adolescência dela, aquele tal do primeiro amor sabe?

Desde então eles começam a se falar por telefone e a se escrever por cartas. Ele manda algumas das poesias que ele escreve no jornal, cartas que eram endereçadas a ela é nunca foram enviadas. Eles querem se ver de novo, mas Laura tem medo da reação do marido, e a filha, super atenciosa acompanha o drama da mãe de perto, sempre dando apoio.

Depois de um tempo, Laura descobre que seu irmão está com AIDS (pra quem tem uma idade mais avançada o tabu tá aí né gente), então, usando isso meio que como desculpa pra ir pra Luzeiros, ela avisa o Francisco, arma todo um esquema com a filha e com ele para que eles pudessem se ver e a filha iria acobertar tudo.

A partir daí a trama se desenrola, todos os dramas afloram, porque Laura se vê apaixonada novamente pelo seu primeiro amor e pensa em largar tudo pra viver com ele, mas tem medo da reação do marido. A Filha que antes apoiava tudo isso, agora tem medo.

É uma história que vale muito a pena ser lida, de verdade. Nos mostra o quanto nossas escolhas afetam um mundo de gente, sem que a gente se de conta disso. Mostra o valor dos momentos, das coisas pequenas e das conversas bobas… Um livro simplesmente tocante, chorei como condenada no decorrer do livro.


A escrita é super fluida, leve, e o que eu achei legal, tem umas letras enormeeeees que dá pra ler sem óculos, e o papel também não reflete a luz artificial nem do sol (o que eu gostei muito).

11 comentários:

  1. Gostei muito do enredo da história. Vou procurar esse livro pra dar uma olhada!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a resenha, normalmente é o contrário né? A filha que costuma pedir os conselhos para a mãe! Gostei da sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A descrição da história é boa. Mas o fato de ser uma mulher madura, tendo un casamento praticamente de fachada, deveria já ter feito dela, uma mulher bem mais firme e segura.
    Com certeza deveria procurar, já que não tem ninguém que dependa unicamente dela, sua própria felicidade.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica! Achei diferente a filha acobertar a mãe. rs
    Geralmente vemos a filha dando esses "perdidos" haha

    ResponderExcluir
  5. Por vezes, ter uma falha na nossa vida, ensina-nos a levantarmos e, além de respeitarmo-nos mais… torna-nos mais fortes :)

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Achei a história muito fofa e sensível. Sua resenha também é ótima, dá para ter uma boa ideia do livro. Obrigada por compartilhar com a gente. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Adoraria ler este livro!
    Gostei da sinopse e mais ainda da resenha, histórias de um amor antigo sempre me emocionam e no livro em questão o desfecho parece ser encantador.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Realmente a capa é linda, combina com a delicadeza da história. A trama nos mostra que nunca é tarde para corrermos atrás de nossos sonhos, mas é preciso coragem para dar o primeiro passo.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Simplesmente amo ver/ler histórias de amor maduro, não sei, acho que é porque sempre fui defensora de que que os mais velhos podem ter uma vida igual a de todos e também porque o amor é mais tranquilo. Fiquei bem curiosa com o livro.

    ResponderExcluir
  10. olá!
    Não conhecia este livro, gosto de livros que emocionam, que mexem com a gente, com certeza vou adorar lê-lo.
    Ótima resenha, parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Uau.... Mesmo sem ler o press dos outros livros, acho que também escolheria esse. Uma história maravilhosa, super empolgante. Fiquei muito curiosa em saber como se desenrola toda a história Terá Laura coragem de terminar um casamento falhado para viver um grande amor??? Amei sua resenha

    ResponderExcluir