Jantar Secreto - Resenha de Unicórnio



Jantar Secreto
Raphael Montes
Companhia das Letras
Nota: 5/5 ✰'s + 💚

Sinopse


Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.


Resenha e opinião


Que livro, meus amigos! Realmente fantástico e com um Plot Twist no final que me deixou de queixo caído. Vamos lá.

4 caras passam nas universidades e se mudam pro Rio pra dividir um apê. Cada um tem as suas características: um gay que trabalha numa livraria, um chef de cozinha “fracassado”, um médico que faz estágio e um gordo que manja de tudo que é tecnologia.

Dentre muitas coisas que rolam no livro, os amigos resolvem dar um presente para o Leitão, contratando uma puta pra ele. O problema é que ele se apaixona por essa puta e eles começam a se relacionar e um belo dia, os meninos descobrem que o Leitão gastou todo o dinheiro do aluguel de 6 meses com essa puta/namorada.

A Partir daí que a trama toda se desenrola.

Eles precisam com urgencia achar um jeito de conseguir a grana dos alugueis atrasados e surge a ideia de fazer um jantar e publicar o convite na internet. ok até ai.

o Leitão, resolve dar uma mudada na história toda e coloca que no jantar vai ser servido carne humana. Tem muita procura. Que beleza não? Assim nasce a Equipe Carne de Gaivota.

Eles entram em pânico mas roubam um cadaver do hospital e fazem o jantar e conseguem pagar o aluguel. Mas todo mundo agora (a elite claro) quer fazer parte desses jantares magnificos e eles recebem o apoio de um empresário falido (ou talvez nem tanto) pra manter esse negócio.

Gente, juro, leiam esse livro. Além de a história não terminar aqui (porque eu acho que já dei spoiler demais) ela tem um desenrolar que quase me fez tacar o livro longe de tanta raiva que eu fiquei. Raphael sabe mesmo como fazer a gente areditar que é uma coisa, mas na verdade é outra…

Eu já falei de um livro dele aqui antes e tô ansiosa pra falar dos outros dois. Me conta ai, já comeu carne de gaivota? Gostaria? Qual tua experiência com o autor? VAMOS BATER PAPOOOOO!!!



SPOILER DO LIVRO


Vou colocar aqui uma parte do livro, sobre o enigma da Carne de Gaivota <3

“Um sujeito estava andando pela rua quando deparou com um restaurante que vendia
carne de gaivota. Pediu a carne, comeu, foi para casa e se matou. Por quê?”.
Eles tinham que fazer perguntas para tentar entender o que havia acontecido, e eu só podia responder
“sim”, “não” ou “irrelevante”. Acho que todo mundo já jogou algo parecido. Por exemplo: o sujeito já
pretendia se matar antes de comer a carne? Não. Ele pediu esse prato porque achava gostoso? Sim. Ele já tinha ido àquele restaurante? Irrelevante. Ele conhecia a gaivota usada no prato? Não. A carne de gaivota fez o sujeito se lembrar de algo do passado dele? Sim. E foi por isso que ele se matou? Sim.
Gastamos horas naquilo; bebendo e perguntando. Sim, não e irrelevante. Depois de muito tempo, você
descobre que o sujeito é viúvo; que a mulher dele morreu em um acidente de avião; que ele também
estava na aeronave na hora do acidente; que os sobreviventes foram parar numa ilha deserta sem comida; que o corpo da mulher desapareceu na queda; que os sobreviventes ofereceram carne de gaivota ao sujeito; que ele comeu e gostou; que ele sobreviveu até o resgate comendo carne de gaivota, e por isso decidiu provar a do restaurante; e que, ao provar, ele percebeu que o que tinha comido na ilha anos antes não era carne de gaivota, mas a carne da própria mulher."


10 comentários:

  1. Não conhecia o livro, gostei do spoiler e fiquei mega curiosa pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia este livro, parece ser muito boa a história. Fiquei curiosa para saber mais, vou ler.
    Arrasou resenha!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Esse é daquelas histórias de terror que dá vontade de espancar o autor e os personagens juntos e de uma vez só, kkk. Não li a história e nem conheço a história mas pela sua descrição e pelo spoiler - desnecessário por sinal, rs. - reconheci alguns clichês dessas histórias como o lance da carne humana e a reviravolta completamente inesperada no final. O pior de tudo é que esses clichês sempre funcionam, kkk. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  4. Não é exatamente o tipo de livro que eu gosto de ler, mas já li maravilhas sobre ele. Só que por enquanto eu passo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    tenho muita vontade de ler algo do Raphael Montes, mas até agora não consegui ler nada, esse livro me deixou bem curiosa, já está na lita de desejados a um tempinho.

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro foi muito bem escrito! Já li e adorei *-*
    Raphael Montes arrasa!

    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  7. Menina, que paradoxo de impressões ao ler tua resenha. Primeira: o livro fala sobre comer carne humana, urgh! Não tenho estômago para estórias assim. Segunda: ele parece ter um que de suspense, e eu adoro Isso! Putz! Parece um livro beeeeem interessante!
    Parabéns pelo post e pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu sou muito sensível, já li algumas resenhas dizendo que precisamos ter estômago para ler esse livro, por isso sei que não me sentiria bem fazendo a leitura. Mas para quem consegue, parece ser uma boa dica.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bianca,
    Esse ema é bem polêmico. Mas só tinha lido sobre comer carne humana, em fatos reais envolvendo sobrevivência. Agora roubar um cadáver e vender sua carne como comida? Acho que mesmo sendo um livro de terror, ficaria me sentindo mal, risos.. Mas que bom que você gostou.
    bjs.
    Pri.

    ResponderExcluir