O Menino que Desenhava Monstros - Resenha de Unicórnio


O Menino que Desenhava Monstros
Keith Donohue
Darkside Books
Nota: 2/5 ✰'s

É um livro de terror psicológico e suspense, onde o escritor Keith Donohue mistura fantasia com realidade para surpreender os leitores do início ao fim, é uma história sutil, que envolve pelos pequenos detalhes.

Sem entrar muito na história, O protagonista de dez anos, Jack Peter, tem uma doença chamada de síndrome de Asperger, a qual afeta a capacidade do menino de se socializar, que é agravada por um caso extremo de agorafobia. Ele não pode sair de casa por ter medo de que monstros o peguem, o que o faz um prisioneiro em sua própria casa. Jack Peter tem um dom para desenhar monstros antes de outras pessoas serem capaz de vê-los. Seus pais já não mais aguentam lidar com sua doença. Entretanto, Jack tem um amigo que também possui a sua idade, chamado Nick, quem é o filho de amigos da família.
O problema de Nick ganha intensidade, pessoas ao redor do garoto são assombradas por visões, dos monstros desenhados em seus cadernos, onde começam a se tornar cada vez mais reais, e podem estar relacionados às diversas tragédias da região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais. O enredo se torna emocionante com a aparição dos monstros.

Um ponto forte do romance que acho é o retrato de Jack Peter e Nick eles São crianças incomuns, as quais dirigem a história. Outro elemento fundamental é a atmosfera gótica. Há uma sensação pesada de pavor das pistas durante o enredo do romance. Os elementos de assombração são muito bem escritos pelo autor, com sua narrativa incomum, sua cadência de fatos e desenrolar do enredo são mais lenta mesmo, o que não o faz menos interessante.

Em resumo O Menino que Desenhava Monstros é uma história de pais tentando criar um filho com um problema psicológico sério, e também uma história sobre fantasmas, monstros e mistérios do passado. Parece que vai cair no clichê das histórias de terror e suspense, mas não cai. O final é muito legal. No fundo, fala do medo que todos nós temos dentro de nós e de até onde somos capazes de ir para nos livrarmos daquilo que nos assusta.

Apesar de ter visto muitas resenhas criticando o livro, a meu ver, ele é muito bom. Uma delícia de se ler. Ele é bem delicado e nos presenteia com um suspense e cenas do dia a dia que nos embalam e nos transportam para aquela região costeira do Maine. Gostei muito mais do livro ao terminar e compreender a história como um todo. Terminei com aquele misto de felicidade pelo final não tão óbvio e que me surpreendeu.

Minha opinião sincera: Eu gostei do livro, mas esperava MUITO mais dele. Pra mim, não teve nada de terror psicológico e o final, apesar de ter sido bom, não me agradou tanto. É que eu tô tão acostumada com os sucessos astronômicos da Darkside que esse me deixou maio pra baixo. É isso.


4 comentários:

  1. Oi Bianca.

    Que pena que você esperava mais sobre o livro. Eu ainda não tive a chance de lê-lo e tenho muita vontade para tirar minhas próprias conclusões. Obrigada pela dica e parabéns pela opinião sincera.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já ouvi falar desse livro, mas ainda não li, ao enredo parece interessante, coitado do Jack viver isolado deve ser difícil, apesar de você comentar que esperava mais do livro adorei sua resenha, você foi sincera em suas palavras em dizer o que pensa. Parabéns pela resenha me deixou curiosa sobre o final e com certeza irei ler, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu não li ainda esse livro mas não espero um terror dele, e sim um suspense, essa expectativa que você citou. Acho que deixa tudo mais assustador pelo o menino ter essa doença, sabe? Mas esse livro com certeza está na minha lista de futuras leituras.

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Oiii,não fazia ideia de que esse livro era um thriler psicológico e fiquei bem surpresa por isso... Enquanto lia a sua opinião só pensava que preciso conhecer essa história, ela me deixou bem curiosa!! Dica anotada!

    ResponderExcluir