Suicidas - Resenha de Unicórnio

Livro: Suicidas 
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Nota: 5/5 ✰'s
Sinopse: Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – e aparentemente sem problemas – a participarem de uma roleta-russa?Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte dos seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo muito maior começa a se revelar.


Resenha e opinião

"Impressionante como nossa vida pode mudar bruscamente em sete dias. Cento e sessenta e oito horas. O tempo necessário para se chegar ao fundo do poço. Para desejar cometer um suicidio e deixar toda essa merda de vida para trás."

TEMOS PLOT TWIST DE NOVO PESSOAL! TEMOS TAPA NA CARA SIM!! TEMOS LIVRO QUASE SENDO ATIRADO DA JANELA SIM!!!!

Não sei mais o que eu faço com esse autor, juro. cada livro é um tiro na minha cara. Vamos falar desse aqui.

Bom, o livro começa a ser narrado após um ano do suicídio coletivo de nove adolescentes de classe média alta do Rio de Janeiro que, não possuíam problemas maiores do que o seminário pra apresentar amanhã na faculdade. A policia, representada pela delegada Diana, reúne as mães de todos os adolescentes para tentar entender os motivos que levaram ao fato. Todos os capitulo que se passam no interrogatório são sempre cheios de gritaria, discussão, alfinetadas, choro, desespero e aflição, e nessa reunião, algumas verdades meio incomodas são reveladas.

O livro cumpre extremamente bem o que promete. Durante a leitura, temos 3 tipos de narrativas: As anotações do Alessandro, que queria ser escritor e mantém um diário onde ele escreve todos os acontecimentos a volta dele; o diário em “tempo real” do menino, onde ele narra detalhe por detalhe do que aconteceu no porão na noite do suicídio coletivo (que por sinal, foram as partes que mais me deixaram agoniada); e a parte da policia, que nada mais é do que uma gravação da reunião das mães.

Achei a escolha das narrativas brilhantes, apesar de não linear (sempre são um capitulo de cada tipo, um atras do outro.) faz com que ao mesmo tempo que a gente tá sentindo a reação das mães na reunião, a gente veja o que levou os adolescentes a fazerem isso (no diário do Alê) e também acompanhe algo que se passe no porão. Então, você acaba acompanhando muita coisa, achei bem legal isso.

Não podemos deixar de mencionar aqui a habilidade que o Raphael tem com as palavras. Ele deixa cada capitulo sem um ponto amarrado e vai revelando os pormenores aos poucos e deixando umas pistas que podem passar despercebidas por quem ainda não tá acostumado com o tipo de literatura dele. Os personagens são muito bem construídos, dificilmente se vê algo relacionado às características físicas deles, todos são tratados e reconhecidos pelo nome e as emoções e as atitudes são todas muito carregadas e pesadas o que faz com que as mais de 400 páginas que tem o livro, realmente passem despercebidas, quando eu menos esperava eu já tinha acabado. Um típico pageturner, real oficial.

Outra coisa que acho legal colocar em pauta é a falta de tato dos personagens. Todos eles se mostram extremamente podres, preconceituosos e arrogantes e enquanto eu estava lendo, eu me senti muito podre também, por me identificar com muitos dos aspectos tratados ali.

É complicado falar do enredo sem dar spoiler, mas posso dizer que a leitura é sensacional, a narrativa do Alê é maravilhosa, você passa o livro todo agoniada e desesperada pra engolir o livro. Eu admiro muito o Raphael por trazer esses temas tão polêmicos à tona de uma forma inexplicável de tão maravilhosa! Na maioria das vezes, quem tá lendo não percebe, mas você se identifica com a podridão, com o horror e com os motivos dos personagens.

Só posso pedir que leiam. O Plot Twist no fim é SENSACIONAL e a leitura é uma delicia. Agora só falta um livro dele pra eu ler, tô ansiosa!

É isso gente, acho que consegui trazer a essência do livro e espero que vocês leiam pra conversar comigo.

Beijos e brilhos!

Um comentário:

  1. Estou encantada com a sua resenha! Vou agora mesmo procurar o livro. Sou apaixonada por narrativa não linear e vou amar este livro, com certeza! Vou ler e depois conto! Ah! parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir