A Revolução dos Bichos - Resenha de Unicórnio



A Revolução dos bichos
George Orwell
Companhia das Letras
Nota: 4 / 5 ✰'s


Sinopse (skoob)

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stalin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, a obra passou a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell repetiria o mesmo gesto anos mais tarde com seu outro romance 1984, finalizado-o às pressas à beira da morte para que o mesmo service de alerta ao ocidente sobre o horrores do totalitarismo comunista.

É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.


Porque quase todo o produto do nosso esforço nos é roubado pelos seres humanos. Eis, aí, camaradas, a resposta a todos os nossos problemas. Resume-se em uma só palavra – Homem. O Homem é o nosso verdadeiro e único inimigo. Retire-se da cena o Homem e a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desaparecerá para sempre. (p.12)


Opinião e Resenha

Eu já tinha ouvido falar muito bem desse livro, mas nunca tive a oportunidade de ler e como boa louca que sou e como ando consumindo MUITOS livros com temas políticos, quando vi esse livro na biblioteca da minha cidade não pensei duas vezes antes de ler.

Durante a leitura, não existe uma só página que não seja irônica ou extremamente ácida! A critica aos regimes extremistas é tão descarada que ao mesmo tempo que eu tava rindo eu tava chorando de desespero.

O livro conta a trajetória da Granja do Solar onde os animais, liderados pelos ideais do Porco Major, se revoltam com o seu dono, o Sr. Jones, após a morte do porco. Expulsam o cara da granja e tudo mais. A partir daí, a granja muda de nome, sendo a Granja dos Bichos.

No livro, conta que Jones vive bêbado e explora os animais da granja e não dá nenhuma condição digna de trabalho e todas essas coisas.

Depois da expulsão do humano, os porcos, que assumem a liderança por serem considerados os mais inteligentes do lugar, que a trama simplesmente genial começa a se desenvolver.

O livro tem um teor politico enorme, foi escrito como uma sátira ao governo do Stalin e mostra claramente a manipulação das massas, de como algo que aparentemente é bom, na verdade é horrível e penoso.

Não consigo falar mais por motivos de possíveis spoilers, mas cara, na real, se você ainda não leu esse livro, por favor, leia! É uma leitura muito boa e vai te fazer questionar muitas coisas sobre o cenário politico de hoje, deveria ser uma leitura obrigatória, de verdade.

12 comentários:

  1. Oi, Bianca!

    Eu li esse livro o ano passado. Sua resenha ficou ótima e diz tudo o que de importante o livro traz. O livro é curtinho, mas é de uma densidade tremenda. Vale a pena ler e reler sempre que se pode!

    Grande abraço,

    Drica.

    ResponderExcluir
  2. EU AMO ESSE LIVRO! MENINA, essa obra já está na minha lista de leitura faz tempo e eu nunca tenho tempo para ler.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é MUITO MACABRO mas ao mesmo tempo muito importante no nosso cenário político atual, ótima resenha

    ResponderExcluir
  4. São infinitas as vezes que tive a oportunidade de ler esse livro, mas ainda não encontrei entusiasmado pra isso. Não é o gênero que me atrai.

    Parabéns pela resenha. Ficou excelente.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha. Estou com esse livro parado há uns 3 anos e não consigo pegar ele pra ler. Sempre podo a frente dele com outro. Mas de ano que vem não passa.

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Eu li esse livro já faz algum tempo, devo dizer que é excelente.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi,tudo bem ?

    Já ouvi falar muito desse livro, mas confesso que não procurei saber do que se tratava, então essa resenha foi uma grata surpresa ! Com toda certeza é uma ótima dica de livro.

    ResponderExcluir
  8. Ainda nao li este livro, infelizmente... Mas só pela tua resenha consigo preceder que ele ainda é super atual, o que me deixa verdadeiramente triste.

    ResponderExcluir
  9. Acho esse livro fantástico. Todas as metáforas e que acabam se aplicando aos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  10. Por incrível que pareça, ontem peguei para ser a próxima leitura. hahaha amei a resenha.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é muito bom, li faz anos, preciso reler.

    ResponderExcluir
  12. Que legal você trazer este livro para apresentar aqui no blog. Confesso não seria um opção de leitura atualmente. Gostei da sua opinião sobre o livro e as considerações.

    ResponderExcluir