As Razões de Cris - Resenha de Unicórnio



As Razões de Cris
Maria Freitas
Editora Resistência
Nota 5/5 + 


"O mundo pode te colocar pra baixo e te dizer um milhão de vezes que você é insuficiente. O problema nasce quando você começa a falar isso pra você mesma."



Sinopse

Ainda na infância, Cris construiu um castelo para proteger seu coração. Quando estava na terceira série, conheceu Pedro, um garotinho gordo, assim como ela. Juntos, os dois descobriram os encantos de uma infância no interior e sonharam em conquistar o mundo.

Cris só não contava que seu castelo começaria a ruir por dentro, justamente pelas mãos de quem ela permitiu que entrasse. A mulher que conta essa história já não é mais a mesma garotinha destemida de antes. Uma amizade, uma bicicleta rosa e uma música roubada mudaram tudo. 20 anos se passaram e Cris deseja se vingar. Mas de quem e por quê?




Resenha e opinião

"Descubra quais são seus sonhos, o que você acredita. E ame o que você descobrir ser."

Eu já tinha uma admiração enorme pela Maria, mas nunca tinha lido nada dela porque ela aparenta ser super séria nas redes sociais eu morria de vergonha de falar com ela, até que um dia tomei coragem e fui ler “A vida imperfeita de Teca” aos 45 do segundo tempo, pouco antes de ele ser tirado do wattpad (resenha da Teca) e  chorei como condenada. Depois não resisti e aproveitei uma promoção que ela fez pra comprar outros dois livros dela, As Razões de Cris e As razões de Henrique. Hoje, vamos falar sobre a Cris.

Cris é uma menina negra, gorda, com auto estima baixa, que sofre inúmeros tipos de preconceitos na escola, os quais a mãe dela que é diretora da escola também sofreu.

O Pior deles é o Rick Cabeça de Ovo, um menino péssimo que vive enchendo o saco dela.

Temos o Henrique, o crush da Cris, guarde esse nome, ele é o protagonista do próximo livro. Ele é bissexual e teve até que se mudar para poder ser quem é.

Na história, temos também o Pedro, melhor amigo da Cris, eles não se desgrudam por nada e a Cris apresenta todo o seu mundo pra ele, como diz no livro, são eles, Cris e Pedro naquela bicicleta rosa em Santa Maria Madalena. Porém, um dia, Pedro começa a fazer sucesso com uma música que a Cris escreveu. Além disso, quando o sucesso começa, ele nega a menina que dizia amar.

Uma coisa sobre o livro é que é EXTREMAMENTE complicado falar dele, por causa dos temas retratados no livro. É um livro cheio de dor, a dor da Cris de ser negada pelo melhor amigo N vezes e das coisas que ela sofre ao longo do livro é extremamente palpável. Assumo o risco dos spoilers agora, mas se coloque no lugar dela: Ser negada pelo melhor amigo que fez sucesso às custas dela, sofrer bullying a vida toda, ter um “namorado” que todos dizem que só ficou com ela por fachada pois ele é Bi, ter que aturar as pessoas te chamando de sapatão só porque sua melhor amiga é lésbica, você também não iria querer se vingar? Mas de quem? Porque?

Essa história mexeu muito comigo, as razões da Cris são realmente válidas e o decorrer da história é simplesmente fantástico, eu não consigo imaginar um tiro na cara melhor que esse livro.

Eu preciso falar que foi, com muita dor, muitas lágrimas e o coração muito apertado que eu conheci a Cris e suas razões. Uma leitura que me desconstruiu inteira, me fez repensar muitos aspectos da minha vida e só reforçou ainda mais o que eu descobri com a Teca; que o ódio mata, por dentro e por fora e que a vingança não é um prato que você come frio, é só um veneno que você toma esperando que outra pessoa morra.

Bom, por hoje é isso! Espero que tenham gostado, deixem nos comentários o que vocês acharam do livro e me falem sobre vingança. 

Beijos&Brilhos ✨

12 comentários:

  1. Que capa fofa a desse livro, fiquei ainda mais interessado em ler quando eu vi que o protagonista é bissexual, ameeei

    ResponderExcluir
  2. Pelo que vi fez um ótimo investimento ao adquirir os livros! Gostei e fiquei cativado pela historia da Maria!

    ResponderExcluir
  3. Realmente parece ser um livro difícil de lidar. Fiquei curiosa pra saber se depois ela "deu a volta por cima"? e quer se vingar ou ainda passa por dificuldades de aceitação e etc.

    ResponderExcluir
  4. Magnífico fiquei curioso pra ler o livro, já amei pela resenha, capa e história
    Estou encantado 😍

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, outra coisa que me chamou a atenção foi sua relação e admiração pela autora, afinal, estamos tão acostumados com a cultura americana que em muitos momentos nos esquecemos de olhar o que temos de bom!
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que vendo a capa e o título do livro,não poderia imaginar que envolveria vingança,me pareceu interessante,fiquei muito curiosa pela história.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Uau! Não conhecia esse livro, mas depois de tudo que narrou eu estou desejando-o muito. Os temas retratados são realmente bem pesado e não consigo imaginar todo o sofrimento pelo qual a Cris teve que passar, deve ser algo bem difícil. Por toda essa carga dramática, tenho certeza que iria adorar realizar esta leitura e sentir na pele estas dores. Dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu não conhecia o livro ou a autora, mas me despertou a atenção. Confesso que fui lendo sua resenha com o coração ficando apertado, pelo sofrimento que a Cris deve passar durante a história. São temas mais tensos, mas que precisam ser debatidos em livros, para ver se despertam mais empatias das pessoas. Fiquei bastante curiosa sobre ele. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Com certeza um livro denso e atualíssimo levando em conta o contexto atual da nossa sociedade.
    Só de ler tua resenha consegui tb sentir a dor da Cris.
    Vou procurar esse livro pra mim!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro "As razões de Cris" e me parece ser uma boa leitura, reflexivo e denso, super atual. Gostei da edição, ficou simples e bonita ao mesmo tempo. A sua resenha também ficou legal e vou anotar a dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Nossa parece um livro bem pesado, fiquei curiosa com a vingança, o que ela fez, e ao que parece não trouxe a satisfação que ela queria, porque?
    Ótima resenha, me deixou bem curiosa

    ResponderExcluir
  12. História de vingança sempre é pesada, pois os personagens sempre guardam muito rancor e as coisas sempre são complicadas, valeu pela dica de leitura.

    ResponderExcluir