HIV/AIDS Confissões de um soropositivo - Resenha de Unicórnio


Autor: Leonardo Cezimbra
User: @LeonardoCezimbra6
28 Capítulos




Sobre a obra:
               Um dia recebi o resultado de um exame de sangue que mudou toda minha vida...... Medo, 
angústia, sofrimento e superação. Todas as confissões de um soropositivo.
Minha Opinião:

            Li esse livro a um tempo no wattpad, porém ele também está disponível na Amazon, deixei para fazer a resenha esse mês, na verdade era para ter feito no dia 1º, mas eu acabei esquecendo e só lembrei essa semana.
            É um livro auto biográfico, conta a historia de Leonardo, desde quando ele se descobriu soropositivo e parte dessa trajetória. Todos devem ler esse livro, pois além de ser informativo, é mais, é humano, empático.
            Trata-se de um assunto que querendo ou não, nos remete aos anos 80/90, mesmo que você não tenha vivido nesta época, quando houve o surto e vários ídolos morreram em decorrência da AIDS. Nesse livro vemos o relato de Léo, como ele descobriu, como foi contar para os familiares e amigos, qual a sensação, os sentimentos, tudo.
            Vivemos e nos sentimos na sua pele, fora que isso foi um divisor de águas na vida dele, pois isso separou o joio do trigo digamos assim, já que graças a isso ele viu quem eram seus amigos de verdade. Apesar de termos o conhecimento da palma da mão, muitos não usam, escolhendo assim a ignorância e o preconceito.
            Este livro serve para isso, além de nos mostrar que o HIV/AIDS não é nem um bicho de sete cabeças, e muito menos uma sina de morte, nos conscientiza e nos tiram dúvidas. Nos informa, nos dá um exemplo de força.
            Ele poderia guardar isso para si, porém não, ele resolveu abrir, expor essa parte da vida dele, ser militante, para lutar por ele e pelos outros, para quebrar o preconceito, pois querendo ou não, ainda há. Não só para isso, mas como disse, informar e conscientizar as pessoas sobre o assunto.
            É uma causa, uma luta e merece nosso respeito, nossa aceitação e também o nosso apoio, talvez você conheça alguém portado do vírus e não saiba, nem todos contam, e mesmo que não, sempre é bom aprender sobre algo, se informar. Dia 1º deste mês foi o dia mundial da luta contra HIV e AIDS, apenas um dia, não um mês, e quase não se ouviu falar sobre o assunto. Então nada mais justo do que divulgar esse livro, e fazer minha parte na disseminação do conhecimento.
            Agora minha pergunta, vocês já leram algo relacionado a esse tema, ou com personagens portadores do vírus? Se sim, deixe ai nós comentários.

Beijão, até a próxima
MaLê

20 comentários:

  1. Remata eu abordei em parte esse tema quando levantei o preconceito no meu livro .No enredo descobrem que a filha de um comerciante radicional era lésbica e estava apaixonada por uma colega do Instituto de Educação .
    A mãe dela entra em pânico porque não quer que a filha morra de Aids porque homossexual era então considerado fator de risco para a doença.
    Embora a Aids hoje já tenha um tratamento para prolongar a vida ao máximo, ainda traz muitos riscos para quem é soro positivo e para quem desenvolve o quadro..

    É um alerta que precisa ser feito..
    Amei a dica do livro
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha e por trazer o tema a publico, pois as pessoas evitam de falar sobre, na faculdade cheguei a fazer um trabalho relacionado.
    Tenho interesse de ler o livro por inteiro.
    E novamente, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada que bom que gostou, leia sim é maravilhoso, ele também tem um canal no youtube onde fala mais sobre o tema.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana!!
    Eu não gosto de livros biográficos, mas a história do Leonardo é super interessante, ainda mais por ele querer dividir com o mundo a trajetória de um soropositivo. Muito interessante e muito necessário a discussão do assunto. Parabéns pela resenha!!
    Bjs
    almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mas se puder dar uma chance creio que não vai se arrepender, ele também tem um canal no youtube
      MaLê

      Excluir
  5. Não li nenhum livro com essa temática. Me parece um livro importante na esfera de conscientização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é, espero que um dia você possa dar uma chance, no mais, ele também tem um canal do youtube

      Excluir
  6. Oi, como vai?
    Eu quero muito ler esse livro.
    Tenho uma amiga que é seropositiva e sei bem o drama que ela vive. São poucas as pessoas que sabem, pois não é fácil a pessoa que é contar, nem eé fácil a pessoa que ouve aceitar...
    Enfim, para mim não houve mudança Ela continua a ser a mesma O coração continua lá, a sua bondade é a mesma e a nossa amizade não mudou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem e você
      Leia sim, é muito bom, achei por acaso no wattpad, mas se você preferir pode procurar na amazon, vale muito a pena ler. Ele também tem um canal no youtube falando sobre o assunto.

      MaLê

      Excluir
  7. Ainda não conhecia nenhum livro com essa temática, achei bem interessante, apesar de não gostar muito de livros bibliográficos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, se você puder dar uma chance garanto que não vai se arrepender
      MaLê

      Excluir
  8. Oi,
    Parabéns pela resenha, Adorei!! Eu havia lido um livro sobre o HIV, mas não era um biografia. Acho esse tema muito importante!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada, fico feliz e saber que você gostou. E sim esse é um tema muito importante que deveria sem mais falado.
      Beijos
      MaLê

      Excluir
  9. Nao conhecia a obra e adorei descobrir um pouquinho mais sobre ela. A gente infelizmente sabe pouquissimo sobre esse tema porque o tabu a respeito dele infelizmente é enorme. Parabens pela resenha maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Obrigada, fico feliz em saber que gostou :)
      Beijos, MaLê

      Excluir
  10. Olá,

    Li apenas uma obra em que a personagem é soropositivo e gostei dessa abordagem, pois abre nossa mente para o assunto e para as dificuldades que as pessoas que possuem o HIV/AIDS passam. Não conhecia o livro, mas gostei de ser uma autobiografia. Com certeza vai para a minha lista de leituras!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é muito importante, infelizmente não é um assunto muito abordado.
      Beijão, MaLê

      Excluir
  11. Olá,
    Não conhecia o livro, mas acho essencial esse tipo de narrativa para conscientizar as pessoas, temos que gerar bom senso e respeito de todos os lados, e a única forma de ampliar isso, é compartilhando conhecimento.

    Beijokas

    ResponderExcluir