Nikole - Resenha de Unicórnio



Autora: Maíra Rocha
User: @alm4nua

Sobre a obra:

               São Paulo nunca foi tão fria em pleno mês de março como estava sendo para Haiako.
               Depois de perder o emprego e o marido, ela se engoliu em um buraco negro cheio de álcool e desespero. Além de sua filha lhe evitar, a depressão e a ansiedade fizeram-se presente.
               As coisas parecem se complicar ainda mais quando sua vizinha e amiga, Margo, abriga a sobrinha andrógina: Nick - Nikole.
               Haiako agora terá que entrar em guerra com todos os seus monstros e a presença sedutora e misteriosa de Nick na sacada ao lado para questionar sua orientação sexual.

               Obs.: Essa história tem muitos gatilhos mentais para quem sofre de algum transtorno psicológico.
Minha Opinião:
               Não sou de fazer resenha de livro que ainda não está completo, porém senti que esse merecia, ele pedia por uma. É simplesmente uma preciosidade, é muito mais do que um livro com temática LGBT, especificamente lésbico, confesso que o que me atraiu para esse livro foi isso. Porém levei um tapa na cara digamos assim, pois não se trata apenas disso, a gatilhos, fala sobre um relacionamento abusivo, sobre descobertas, sobre se permitir.
               Tudo começa com Haiako sofrendo pelo pedido de divorcio, ela não entendia o porque disso tudo, essa reviravolta em sua vida. Primeiro o emprego, depois isso, ela sente que as pessoas mudaram, sendo que na verdade ela que mudou e só começa a perceber isso depois dessa sacudida que a vida lhe deu.
               Ela tem uma visão distópica do marido, acredita que é o príncipe encantado, homem perfeito, coisa que não é, e ela vai enxergando isso aos poucos, sabe quando se acomoda em uma situação e não percebe que está ruim? Então era o casamento dela, ao meu ver, tinha acabado a um tempo só que ela não via, foi prolongado por tempo demais.
               No inicio ela fica relutante em aceitar, ela não entende o porque disso tudo, sua filha se afasta, vai morar com o pai, ela conhece sua nova vizinha Nick (Nikole), sobrinha da sua amiga Margor, que na verdade é aquele tipo de pessoa que diz não ter nenhum problema com os LGBTQ+ desde que eles não sejam da sua família, ou seja, aqueles preconceito velado. Hai começa sentir uma atração instantânea por essa garota, porém ela tem medo e não se permite, ao menos no primeiro momento, porque de alguma forma isso lembra sua colega da faculdade que se suicidou.
               Ela aceita que sua filha possa ter beijado outra garota e quem sabe até mesmo vir a namorar uma, mas quando é com ela mesmo, parece que é algo proibido,  a uma briga constante nela entre o que ela quer e o que ela acha certo.
               “Eu sei que posso me apaixonar por qualquer pessoa, não é o que tem no meio das pernas que vai me chamar a atenção”
               No meio disso tudo a depressão, e a ansiedade, que a afunda cada vez mais, tem alguns gatilhos então não é uma leitura leve digamos assim, fala também sobre aborto.
               Perguntei para escritora se ela tinha ideia de quantos capítulos teria esse livro, porém ela falou que não sabe, pois está escrevendo conforme as idéias vem, então com certeza tem muita história pela frente, atualização uma vez por semana.
               Encerro essa resenha/resumo recomendando esse livro para qualquer pessoa, que se interesse pelo assunto, e até para aquelas que não, para que deia uma chance, não é uma leitura leve, entretanto é uma leitura fácil, ao menos ao meu ver. Da para fazer varias reflexões, sobre o assunto, indicar para amigas e amigos.
Beijão, até a próxima

MaLê

8 comentários:

  1. Olá, Bianca.

    Gostei da sua primeira impressão do livro. Ele parece interesse e me despertou interesse. Espero que quando ele estiver completinho, você traga mais coisas sobre ele. Apesar de ser um tema forte, eu gosto de livros que relatam isso.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, quem sabe depois não trago uma resenha com um olhar mais maduro e concreto sobre a obra.

      Beijos, MaLê

      Excluir
  2. Deve ser uma leitura bem intensa, mas reflexiva.
    Gostei da temática, pois amo livros LGBTQ+, porém esses gatilhos que me preocupam.
    Dica mais que anotada para dar uma chance futuramente... Amei demais essa capa

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não gosto de ler histórias enquanto elas são escritas, já fiz isso foi legal mas depois os autores mudam o texto e vc acaba tendo que reler. Enfim a vida esta muito corrida e não consigo mais fica nessa dependência, mas para quem gosta é uma boa. Não conhecia a história e foi legal saber um pouco sobre ela.

    ResponderExcluir
  4. Pela capa e u nao leria a obra, mas lendo sua resenha percebo como é uma narrativa super necessária e que pode ajudar no proprio entendimento de nós mesmos sabe? Muito bacana.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não conhecia o livro e confesso que não é uma leitura que eu faria por agora pois quero ler coisas mais leves do que serias, mais não é um livro vetado da minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conhecia o livro ou a autora, mas achei bem legal a temática, apesar de não ter muito o hábito de ler livros com esse tema. Acho que a representatividade importa muito na literatura. Gostei de conhecer e espero ler.

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Realmente parece ser uma leitura que merece ser feita. Vou procurar por aqui.

    ResponderExcluir