O Papai Noel não vem aqui - Resenha de Unicórnio





O Papai Noel não vem aqui
Autores: Maria Freitas, Alan Silva, Ana Luísa Ricardo, Beatriz Lucio, Esthefanny Bezerra e Julya Zanetti
Editora Resistência
Nota 5/5 ✰ 's 



Sinopse: 

Pode o Papai Noel resolver os problemas do mundo?
Será que o Bom Velhinho é capaz de curar o coração de uma mãe?
Será que ele pode afastar a solidão?
Fazer justiça?
Salvar?
Será que o Papai Noel vem aqui?



Resenha:

O primeiro conto se chama Querido Krampus, escrito pela Beatriz, conta a história do Krampus, que é o responsável por levar as crianças malvadas no dia de natal. No natal do ano passado, ele deu de cara com Renan, um garotinho que estava esperando justamente por ele, mas que lhe faz um pedido meio inusitado.

O segundo conto, Plataforma Vinte e Cinco escrito pela Ana Luisa, conta a história do André, aparentemente um policial, que está realmente atormentado nesta véspera de natal porque ele esconde um segredo enorme. No quarto, logo após a esposa o chamar pra descer pois o natal esta perto, recebe a visita de um ser estranho que o leva numa viagem de trem onde ele pode encontrar as respostas que tanto procura e quem sabe, deixar que essa tempestade que instalou-se dentro de si, passe.

O terceiro conto, 1964 escrito pelo Alan, conta a história do Chico, um homem que está sentado na praia sozinho, tomando vinho, pela quinquagésima vez, esperando por seu grande amor Caetano, que conheceu no mesmo dia há 50 anos atrás quando os dois tinham se assumido para suas respectivas famílias.

O quarto conto se chama Mãe e foi escrito pela Maria. Conta a história da Elza, uma mãe que perdeu seu filho num tiroteio que atingiu a escola em que ele estudava. Algo acontece dentro da mulher quando ela recebe a carta de natal de Manuelle, uma menina que mora num orfanato.

O quinto conto se chama Pequenas Luzinhas e foi escrito pela Esthefanny. Esse conta a história de outro André, um garotinho cadeirante que sofre bullying na escola por causa de suas condições físicas; montando a árvore de natal, ele se emociona com a beleza das luzinhas ligadas e resolve fazer um pedido para a Magia do Natal.

O último conto se chama Quando a gente aprende a chamar o Papai Noel e foi escrito pela Julya. Ele conta a história do Miguel, um menino inteligente que mora no interior de minas gerais. Voltando da escola ele conhece Thaís, uma ex moradora da cidade que lhe conta como faz pro Papai Noel achar ele (tem que colocar a carta no portão). A mãe do menino, vendo - o escrever a carta se emociona e diz que o papai noel não tem dinheiro pra comprar o presente pra ele, mas mesmo assim a carta vai parar no portão.



Opinião

Nessa antologia, que é a estreia da EditoraResistência (falaremos dela no próximo ano), vem pra lacrar e destruir corações. Extremamente bem escrita, fiquei realmente emocionada com todos os contos, apesar de todos eles serem bem meigos tem muita coisa ali que vai no fundo da alma mesmo, um negócio absurdo.

Como eu já falei pra eles, parabéns aos envolvidos que me fizeram chorar (eu não conhecia as outras escritoras), mas da Maria e do Alan eu não esperava menos que um soco no estômago, então, nada de novo sob o sol né?!

Essa antologia deixou bem claro o nome da editora, pois veio com personagens negros, LGBTQI+, favelados, pessoas atormentadas pelo passado… Simplesmente fantástico.

Agora sobre mim, desde os meus 15 anos, como já falei aqui uma vez o motivo, meus natais não andam muito bons, meu papai noel não veio. Mas esse ano, depois de casada, eu posso dizer que preciso concordar com a mensagem que eles passaram na antologia! Não necessariamente o papai noel precisa aparecer pra você ter um natal feliz, um natal com amor e renovar as esperanças, seu papai noel pode estar ao seu lado todo dia, assim como o meu está todo dia (oi, amor! Tudo bem linda?).

A leitura é super fluida e rapidinha, no meu kindle deu 1 hora e 15 minutos, em uma sentada você lê e garanto que vale a pena! E antes que você diga, talvez, só talvez, eu esteja tietando a Maria e do Alan.

Finalmente, só posso dizer que leiam. Leiam, chorem, acreditem, renovem suas esperanças, vale a pena. Acredite que o seu Papai Noel pode ter um milhão de formas e que ele nunca, nunca mesmo, vai te abandonar tá?!

Feliz Natal.

27 comentários:

  1. Olá amore, gostei muito da sua resenha, ficou muito bem explicada. Fiquei bem curiosa para ler.
    Obrigada pela indicação !

    ResponderExcluir
  2. Como eu amo essa época do ano!! Pra ser sincera não sou muito fã de contos, mas confesso que fiquei curiosa para ler estes que vc mencionou. Sua resenha foi ótima e me deixou com gostinho de quero mais.
    beijos,

    Amanda
    www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu não conhecia essa obra e sou apaixonada por contos! Sentir emoção nas suas palavras que esse livro é realmente bom.

    Oxente, leitora!

    ResponderExcluir
  4. confesso que não conhecia essa obra, mas fiquei bastante curiosa para conhecer melhor!

    beijinhos

    Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand

    ResponderExcluir
  5. Amo histórias com tema de Natal, são sempre cheias de emoção com palavras e mensagens que falam com a nossa alma. Fiquei muito curioso com esse livro, vou adquirir!

    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  6. Olá ♥️

    Confesso que ainda não conhecia esse livro, mas parece ser ótimo. O natal é sempre umas época maravilhosa, apesar de que no quesito leitura, dezembro é o mês que eu leio menos, mas tudo bem hahaha

    Amei o post!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu adoraria ler a peça. Embora eu deva dizer também que, do meu ponto de vista e crença pessoal, o significado do Natal está fundamentalmente na lembrança do nascimento de Jesus. Mesmo que isso não aconteça nessa data exata. É muito bom que haja um dia comemorativo para lembrar esse momento e refletir. Devo acrescentar que, na minha opinião, o Papai Noel é apenas mais uma desculpa para comprar e trocar presentes. Embora eu respeite quem pensa diferente. E eu concordo que é possível encontrar Papai Noel também entre os entes queridos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha! Eu sempre tento ler Um cantico de Natal e nunca termino.

    ResponderExcluir
  9. As estórias parecem mesmo muito emocionantes e é muito bom saber que os livros estão abrangendo esse público que você citou. A leitura do seu post foi ótima, obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh, que resenha lindíssima!
    Me apaixonei pelos contos, fiquei curiosa por todos eles! Principalmente o da criança que colocou a carta no portão. Mexe muito com a gente, né? Já coloquei na lista! 💕

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Não conhecia o livro e nem a editora, mas adoro histórias de Natal. Só por isso eu já leria. A sua resenha só me deixou curiosa. Obrigada pela dica!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Ah que linda antologia! Essa época do ano é muito emotiva, todos os contos tocam fundo no coração. Achei todas as sinopses muito poéticas mas a que mais me emociou foi Pequenas Luzinhas, deu vontade de chorar só de ler esse trechinho!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia, mas talvez seja porque não é meu tipo de livro favorito, porém acho que merece uma olhada.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com muita vontade de ler essa antologia. Adoro contos e esse livro cairia muito bem para mim.

    ResponderExcluir
  15. Olá ☺
    Realmente, também li há uns dias um livro semelhante. E foi como diz, levei uns belos "murros no estomâgo" e fez ver o quanto é importante alguns valores especialmente nesta época.
    Através do que escreve, fiquei interessada a ler também o livro e as respetivas histórias que contém.
    Um beijinho 😘

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  16. Esse vai direto para minha lista do Skoob. Gente! Amo conto e essas histórias parecem arrebatar o coração. Provavelmente sera um dos próximos que comprarei.

    ResponderExcluir
  17. oi!
    Esse livro é otimo :D escritas excelente e enredos emocionantes,é uma antologia incrivel...

    ResponderExcluir
  18. Olá, pelo artigo deu para notar que é uma leitura e gostosa, pouco mais de uma hora apenas, nenhum momento é mais oportuno para o tema do que agora.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  19. Adoro ler, e minha meta estea ano é 24 livros, 2 dpor mes, e com suas dicas eu irei avançar!

    ResponderExcluir
  20. Ñ conhecia esse obras mas conseguiu chama Minha atenção, vou ver ser consigo essa obrigado pelo dica.

    ResponderExcluir
  21. Puxa, interessante essa antologia de Natal. Não é um tema que costume me agradar -- acho que pelo fato de já ter cantado em vários corais e sempre ter detestado o repertório cantado nessa época do ano. E também pelos clichês de filmes e histórias, quase sempre distantes de nossa realidade e nossas paisagens. Acho que talvez isso tenha me chamado atenção no livro que você escolheu para resenhar. Histórias e paisagens nossas, mas sobretudo histórias com personagens interessantes, trazendo o drama da exclusão. Aliás, por conta disso, acho que você vai gostar muito de um livro chamado "Olhos d'Água", de uma escritora maravilhosa chamada Conceição Evaristo. Um livro escrito por uma escritora negra -- doutora em letras, mas que já foi empregada doméstica e tem uma origem pobre --, recheado de personagens iguais a ela, quase todas mulheres, todas (e todos) negras. Um livro fantástico!
    Bjs
    Teofilo Tostes | Ensaio Aberto

    ResponderExcluir
  22. Achei interessante a história, gosto de livros om temáticas de natal, já coloquei na lista.

    ResponderExcluir
  23. Coo eu não conhecia este livro antes? Achei fantástico, amo esses temas. Amei o nome da editora e espero que traga outras obras icônicas para o meio literário.

    ResponderExcluir
  24. Eu não conhecia este livro e já me apaixonei por cada conto. Já quero ele na minha coleção!
    Parabéns pelo post e pela resenha!!

    ResponderExcluir
  25. O texto está óptimo, explica muito bem! Bom trabalho

    ResponderExcluir
  26. Olá! Nossa, quero começar dizendo que amei o nome dessa editora, principalmente na era que estamos vivendo. Fiquei absurdamente tocada com as tramas dos contos e fiquei com muita vontade de ler a antologia, até porque eu amo esse tipo de histórias. Principalmente se trata do Natal! Amei a dica e amei o texto. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Já não gosto muito do Natal, mas fiquei bastante curiosa com esses gostos. Gostei muito do texto!

    Beijo

    www.keke.pt

    ResponderExcluir