Caixa de Pássaros - Resenha de Unicórnio


“Não abra os olhos”

Netflix mais uma vez com conteúdo original, desta vez ela nos traz Bird Box (Caixa de Pássaros) adaptação do livro de mesmo nome escrito por Josh Malerman (Tem resenha aqui no blog), Então Garoto ou Garota vamos para crítica deste Filme?

                                                                Caixa de pássaros
                                                                                            Nota: 8/10

Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico, Malorie (Sandra Bullock) e seus filhos precisam chegar em um refúgio para escapar do Problema, criaturas que ao serem vistas fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança.

Em paralelo com o livro achei melhor analisar o filme como obra separada pela dificuldade de adaptação, já que a premissa do livro é uma experiência sensorial, o que não se encaixa em um mídia visual. Com uma certa dose de criatividade talvez fosse possível uma imersão, mas não seria muito rentável em atrair o público em uma plataforma de Streaming.

O filme em si pegou todos os picos de movimento da história do livro para agilizar o filme em decorrência de 1h 57 min ( o que já é fora dos padrões para um filme de gênero Suspense e Terror)

O filme flui tranquilamente não encontrei nada no roteiro que fosse em excesso, na verdade o cenário, figurino e diálogos nos dão pista essenciais para contar mais sobre a protagonista e o que está acontecendo no mundo.

Por não ser contado de forma linear o enredo nos chama atenção para o que está acontecendo em volta da personagem, um exemplo são suas pinturas que sempre estão em um tom escuro e aparentemente desconectada uma das outras, refletindo a personalidade da própria Malorie que não consegue criar laços. A irmã aparentemente é o único ponto de contato próximo que ela possui e isso fica claro no diálogo das duas. Cena do Hospital que foca em uma mulher no celular normalmente e depois enlouquece aparentemente do nada e o surto  se inicia imediatamente. Não considero spoiler porque acontece nos primeiros 20 minutos do Filme.

Surgiu recentemente uma teoria na internet sobre a obra se tratar de uma depressão pré e pós parto, achei um absurdo diminui essa enredo nesse simples assunto, ´pois o filme fala de tantas coisas figurativamente, lógico ele fala de traumas psicológicos mas de uma forma diferente com sugere algumas teorias de fãs dos livros sobre o que realmente está acontecendo.



Assumidamente o filme entrega uma criatura por trás dos acontecimentos então a comparação com outro filme de Gênero Um Lugar Silencioso ficou bem nítida, por se tratar da mesma temática de terror, embora Um Lugar Silencioso retrata as criaturas na tela com um grande efeito visual.

Eu Gostei muito do filme e acredito que quem leu o livro vai sentir falta de muitas coisas importantes, mas devo lembra da dificuldade de adaptação para algumas coisas que não ficaria bem em uma mídia visual.

E claro que nada são apenas flores esta obra dividiu o público entre os que amaram e os que odiaram, taxado de chato entre outras coisas.

E você o que achou? Já assistiu? Bird box superou o número de visualizações de Stranger Things que até o momento era a produção mais vista da plataforma.

Deixe um comentário com sua opinião e vem fazer teorias com a gente.
Forte abraço.

12 comentários:

  1. Boa tarde!

    Não assisti ainda ao filme e nem li o livro, mas já está na minha lista da Netflix. Minha irmã assistiu e gostou, minha mãe nem tanto. Espero que eu goste, pq pra tanta visibilidade, tem que ter algo interessante nesse filme ne kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já assisti o livro e confesso que gostei bastante, mas senti que muitas coisas ficaram vagas, sem respostas. Entendi que é bem difícil deixar um filme completo, mas alguns pontos queria que tivesse sido mais explorado.
    Antes do filme já tinha curiosidade de ler o livro, ainda não tive a oportunidade mas espero ter em breve. Vi muitas pessoas falando que o filme não tem nada a ver com o livro, e isso me deixou contente, desse modo, posso gostar muito mais do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A coisa que mais vejo na Netflix é originalidade, é um dinheiro bem empregado e não é um gasto absurdo. Sobre o filme, já está em minha lista para assistir no próximo fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Assisti ao filme e amei demais! Realmente é de encher os olhos e fiquei fascinada, por incrível que pareça também levei para o caso da depressão e dos também para o suicídio, gostei muito de saber a sua opinião.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu nao confesso que nao conhecia esta serie ainda, mas a verdade e que me deixaste curioso...!!

    ENfim, que otimo que apreciaste! Acho que vou ver para tentar perceber de que lado das opinioes vou ficar..!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Tenho visto muitos elogios para esse filme, mas confesso que não pretendo assistir. Não li o livro, por ser de um gênero que eu não curto e confesso que o enredo também não me deixou muito curiosa. Por causa disso, acabei não me interessando pelo filme, apesar de ser fã da Sandra Bullock.
    No entanto, parece que se trata de uma boa adaptação. É impossível colocar toda a história do livro no filme, mas percebi que foi uma adaptação bem feita. Acredito que para quem gosta de suspense/terror, seja uma ótima opção de filme.
    Adorei a resenha e fico feliz que você tenha gostado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Assisti o filme, com uma história bem elaborada, a Sandra foi maravilhosa nesta adaptação, e não deixando os outros para trás as crianças interpretaram muito bem seus papeis. Por ser um suspense que eu adoro essa adrenalina kkk, comecei roer as unhas em algumas partes, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não assisti o filme e fiquei absurdada com a teoria de que se trata de depressão. Como só li o livro, não consigo enxergar onde isto entraria e como você mesmo disse diminui muito o enredo, mesmo que depressão seja algo que definitivamente precise ser tratado.
    Ainda vou assistir o filme. Confesso que estou com um pouco de receio porque não consigo imaginar um filme bom quando o conceito do filme é que não se enxergue nada.
    Enfim, veremos!

    Beijos,
    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  9. Pela primeira vez eu gostei da adaptação (sabendo como é o livro), acho que eles conseguiram trazer o essencial, e as partes que deixaram diferentes não deixaram nada muito sem sentido.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Estou lendo algumas críticas de que como adaptação, o filme decepcionou. Mas como filme isolado, agradou. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, por isso não vi o filme. Eu entendo que a linguagem do cinema é diferente, por isso às vezes é difícil mesmo fazer o filme. Mas eu não desisti, risos. Sua crítica ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei bastante do filme, mas sou suspeita pra falar, já que sou apaixonada pelo livro hahahaha. A Sandra estava simplesmente sensacional, amei ela como protagonista ♥️♥️

    ResponderExcluir
  12. É engraçado como alguns filmes e livros me atraem e outros não. Caixa de pássaros nunca me atraiu nem o livro e nem o filme, tanto que eu tinha o livro e no final do ano fiz um sorteio no blog.
    Gostei demais de conhecer sua opinião sobre o filme.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir