Menina Boa Menina Má - Resenha de Unicórnio



Menina Boa, Menina má
Ali Land
Editora Record
Nota: 4,5 / 5 ✰'s

"Não vamos ser perturbados.
Eu já soou perturbada o suficiente,
eles acham."

Sinopse


Os corações das crianças pequenas são órgãos delicados. Um começo cruel neste mundo pode moldá-los de maneiras estranhas Nome novo. Família nova. Eu. Nova. Em folha. A mãe de Annie é uma assassina em série. Um dia, Annie a denuncia para a polícia e ela é presa. Mas longe dos olhos não é longe da cabeça. Os segredos de seu passado não a deixam dormir, mesmo Annie fazendo parte agora de uma nova família e atendendo por um novo nome — Milly. Enquanto um grupo de especialistas prepara Milly para enfrentar a mãe no tribunal, ela precisa confrontar seu passado. E recomeçar. Com certeza, a partir de agora vai poder ser quem quiser... Mas a mãe de Milly é uma assassina em série. E quem sai aos seus não degenera…

"Certas coisas nunca devem ser reveladas, como vocês costumava me dizer.
Mostre apenas o lado do qual você sabe que as pessoas vão gostar.
Confiar."

Resenha


Annie é filha de uma serial Killer que usava sua profissão de enfermeira para acalmar os corações da mulheres em situação de perigo e acabava por sequestrar e matar as crianças delas em um quarto de sua casa chamado Playground.

Um dia, quando mãe aprisionou um garotinho no qual ela conviveu no abrigo, ela resolve que não quer mais compactuar com isso e vai à polícia denunciar a mãe e as barbaridades dela.

Então, ela ganha um novo nome, Millie e vai morar com uma família temporária até que o julgamento da mãe aconteça, enquanto isso ela se prepara psicologicamente pra isso com seu “pai adotivo” que é um psiquiatra.

Temos também a presença marcante da Phoebe, a filha do casal, uma menina realmente insuportável, que faz bullying com a Millie e faz de tudo pra ela ir em bora logo. Admito que achei a menina um pouco complexada porque o pai dá muita atenção pros pacientes e mãe dela é uma banana.

"Mais inquietante do que é a dor é o amor
quando ele é errado."

Opinião


Achei um livro sensacional!

A narrativa em primeira pessoa faz com que vejamos o mundo e os pensamentos como a Millie vê. Apesar dos abusos e traumas que passou com a mãe, a menina ainda tem um laço muito forte com a mãe e conversa com a mãe em pensamento. Cada atitude dela tem uma voz da mãe ali no fundo, tem um dedo dela ali.

Conviver com essa dualidade do livro é algo muito insano, os conflitos que ela tem, em tentar não ser má como a mãe e quando ela não consegue ou faz algo que lembra a mãe… Acompanhar esses altos e baixos dela, os conflitos, é tão agoniante, me deu tanto desespero que eu não sosseguei enquanto não terminei.

O tipo de escrita é fácil e já adianto que o final não é um plot, na verdade, não tem plot nenhum no livro, tem sim muitos acontecimentos que me chocaram mas eles ornam bem com a história que não dá pra ficar muito surpreso. Mas apesar do final não ser AQUELE final, eu fiquei passada com ele mesmo assim, levei uns bons dias ai pra me recuperar desse final.

Outra coisa que me deixou muito feliz com o livro foi a história da Ali, ela é formada em saúde mental e trabalhou por uma década com crianças e adolescentes em situações de risco, quase como a Mãe da Millie. Acho que esse embasamento todo, fez com que o livro ficasse tão bom e tivesse tantas coisas reais.

Acho interessante avisar que o livro tem uns gatilhos sobre relação familiar abusiva, bullying, estupro e algumas cenas fortes.


12 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro e confesso-te que nem ao menos conhecia e te digo que fiquei bem interessada, principalmente por tratar de saúde mental, coisas que acontecem muito no nosso cotidiano, quero muito conhecer a história da Ali, parece ser incrível! Com toda certeza veio pra minha listinha de compras.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a premissa bem interessante. Gostei bastante da tua resenha, me deixou bem curiosa em realizar a leitura, principalmente no final, quando colocou a experiência de vida da autora, isso com certeza deve ter acrescentado bastante realismo a trama.
    Com certeza, anotarei a dica.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que penso em ler este livro já ha algum tempo... Que bom que gostaste tanto!

    Enfim, acho otimo que tenhamos momentos bem marcantes, mesmo que nao haja twist no final...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade, pois ele ser narrado em primeira pessoa é algo que desperta muito minha curiosidade, nos faz entrar na mente da protagonista de uma forma que outros livros do gênero não fazem. A única coisa que não me agrada muito é o livro ser um amontoado de acontecimentos e não trazer nenhum plot, sabe? Eu pretendo ler esse ano e espero gostar.
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai?
    Eu estou muito interessada nesse livro, a premissa dele me agrada bastante e também é meu gênero preferido. Gostei de conferir a sua resenha sobre ele, suas impressões me animaram ainda mais para poder ler, espero conseguir em breve.

    ResponderExcluir
  6. Oiieee

    Esse livro parece ser bem mais profundo e intenso do que imaginava já que não pensei que ele abordasse temas mais duros. Gostei da dica, vou anotar, às vezes bate uma vontade de conferir um bom suspense e esse parece ter uma premissa interessante mesmo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já li Menina boa menina má e adorei também! Essa premissa me deixou super curiosa até o final para saber que se ela se tornaria um psicopata assim como a mãe! Realmente uma trama tensa e bem escrita!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Confesso que não sou muito atraída pela temática que o livro trata, porém como só vi comentários positivos, assim como o seu, estou bem tentada em pegá-lo. Tenho receios quanto a histórias que não tem plot twist, mas mantendo um bom ritmo, consigo gostar. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Pela sua resenha imagino que este é um livro de sick-lit, um gênero que me cansa (atualmente ninguém escreve algo do tipo original). Sobre a parte de ser em primeira pessoa deve ser interessante, mas com toda certeza me daria raiva da protagonista. Mas pro gênero deve ser um bom livro.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Eu recebi o livro "Menina boa, Menina má" da editora e posso dizer tranquilamente que foi uma boa leitura, gostei bastante. A sua resenha ficou bem legal e direta.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Eu li uma resenha que só destacou os aspectos negativos desse livro. Agora lendo a sua resenha, vejo que o livro tem questões interessantes. Vou anota a dica, pois gosto muito do título.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Vi esse livro pela internet e confesso que fiquei bem curiosa pra ler. Algumas pessoas realmente sentem ciúmes umas das outras por motivos tão pequenos. As vezes é difícil compreender. Alguns psicólogos dizem que é o receio de "perderem" seu lugar. Beijos, Érika =)

    ResponderExcluir