{CAFÉ COM AUTOR} - Maria Freitas


E ai meus brilhinhos, tudo bem?

O nosso café de hoje é com uma pessoa muito, muito especial pra mim, a Maria.

Minha história com a Maria chega a ser um tanto engraçada. Eu conheci ela através do Alan, e eu morria de vergonha de falar com ela, porque nas redes sociais, sempre tive a impressão que ela era muito séria, mas um dia tomei coragem e fui falar com ela, e deu no que deu.

O primeiro livro que li dela, foi a A vida perfeita de Teca, que eu comi o livro praticamente. Foi uma leitura muito arrebatadora porque eu me identifiquei com a Teca o livro todo, porém meu coração é todo da Ana.

Todos os livros dela tem um significado muito especial pra mim, e ela mesma tem toda a minha admiração. Pra quem não sabe, foi ela quem deixou o blog bonito assim. Então, fique você sabendo que além de escritora, Maria compõe músicas e canta, é designer, dona da Editora Resistência, e trabalha junto com a Thais que é jornalista e como se não bastasse, ela é booktuber e também faz resenhas no instagram dela. Socorro!!

Bom, vamos ao nosso café!!



Começando do começo, eu li dois livros seus até agora, Cris e Teca, e deu pra perceber que ambos têm a presença MUITO marcante do ódio. Por que escrever livros tão fortes com esse tema?
Porque eu escrevo sobre o mundo. Escrevo quando sinto raiva, quando algo me entristece. Escrevo porque o mundo é mau, mas ao mesmo tempo é maravilhoso. E gosto de falar sobre pessoas, porque nós somos capazes de nos ferir terrivelmente, porém, eu ainda acredito que somos capazes de amar, de nos unir e de lutar.

De onde veio a ideia de criar a Teca? Eu me identifiquei muito com a personagem, tanto que dei um tempo nas redes sociais por causa dela. Como foi criar todo aquele universo perverso e falso da Teca?
A Teca surgiu de um incômodo: o fato de as redes sociais terem deixado tão nítida a falsidade humana. A personagem representa essa necessidade de mostrar uma vida que não temos e o quanto isso passou a influenciar diretamente o comportamento das pessoas. Tem gente por aí ficando doente para ter uma vida igual a das famosinhas do Instagram. Isso é triste!

E a Cris? Como ela nasceu? De onde veio todo aquele plot da história? Outra coisa, eu só entendi o porque do Spin-Off do Henrique depois de ler Cris, mas mesmo assim, porque ele? Porque não o Pedro?
Na verdade, eu escrevi As razões de Pedro antes de As razões de Henrique. Porém, como a maioria dos leitores gosta do Henrique e o livro seria um brinde, eu pensei que seria melhor escrever um livro sobre ele. Além disso, eu queria falar mais sobre a questão da bissexualidade do personagem. Eu já tive o desprazer de ouvir que Henrique é gay e a Cris é só uma amiga dele... Então, acho que é muito necessário falar mais sobre o personagem. O Pedro tem muito o que contar, sim, mas um livro dele seria triste demais. (mas a gente quer sim!! comentário do Unicórnio)

Como é escrever livros com pessoas LGBTQI+ e de minorias onde o preconceito, o ódio, é tão presente? Cê acha que esse tipo de livro transforma pessoas? E, vendo que essas minorias estão tendo cada vez mais espaço no mundo da literatura, como é fazer parte disso?
Eu estava lendo um prólogo escrito pelo Vitor Martins e pensando sobre o fato de eu, como mulher bissexual, nunca ter me sentido verdadeiramente representada em livro nenhum. Ainda sigo nessa busca, inclusive, creio que seja essa busca que me faça escrever sobre minorias. Vemos tantos livros perpetuando coisas nocivas, relacionamentos abusivos, racismo, machismo, rivalidade feminina; e tão poucos mostrando a gente; me mostrando, mostrando você, Thaís, Alan, aquela menina negra que sofria bullying na escola e só lia livros sobre meninas brancas encontrando o amor.

Sobre transformar pessoas, não existe nada mais transformador do que se ver representado. Eu me lembro da primeira vez que fixei na minha mente que talvez eu pudesse ser diferente das minhas amigas. Foi assistindo Glee. A representatividade nos ajuda a ver quem somos e que o que somos é normal.

Eu tenho minhas suspeitas, mas de onde surgiu a ideia de criar a Editora Resistência? Antes, quero parabenizar pelo projeto da antologia com o nome da editora, estou bem ansiosa. Mas como isso nasceu? Criar uma editora que fale sobre minorias, que são maioria, é muito fantástico!!
A Editora nasceu da minha insatisfação, com o governo eleito e com o mercado editorial independente. Pensei que pudesse, devagarzinho, criar um espaço para livros nos quais eu acredito.

Você também começou no wattpad. Qual é a sensação de ver teu trabalho crescendo e mudando tanta gente? MANO LIVROS FÍSICOS AAAAAAAAAAAAAAAAAAAH
No fim das contas, depois de tudo, acho que posso dizer que o mais importante é chegar até as pessoas (claro que sem desvalorizar o seu trabalho). Ou seja, o livro físico, para mim, é uma maneira de alcançar aquelas pessoas que eu não alcançaria no Wattpad ou na Amazon.

Eu tenho visto muitas pessoas reclamando do mercado editorial, qual o caminho que tu trilhou até publicar os físicos e ser dona de uma editora? É mais fácil publicar de forma independente do que correr atrás de editora?
Trabalho, mana. O trabalho é o caminho. Eu, sinceramente, não sei dizer a você qual é a melhor forma de publicar um livro. O que posso dizer é que cada projeto tem uma particularidade e que, não importa o jeito, você vai ter que trabalhar muito.

Agora faça seu merchan, fale da sua vida, suas redes sociais, os livros que tu lê, tua história no mundo a escrita, sua playlist, SPOILER DE FINANCIAMENTO COLETIVO DA TECA E DA ANTOLOGIA, tudo que a fã desesperada por mais um tapa na cara quer saber.
Ai, não sei o que falar. Direi apenas: me siga no Twitter! É lá onde eu costumo falar sobre o que sou, as dúvidas que tenho, o que gosto e o que não gosto. Faço confissões, solto spoilers de projetos, xingo pessoas e o presidente. É isso, me siga no Twitter @themariafreitas e interaja comigo! EU SOU LEGAL (mentira!).



Agora, vou deixar algumas das redes sociais da Maria pra vocês conhecerem melhor o trabalho dela e as resenhas que eu já fiz dos livros dela e alguns sobre a Editora Resistência.


Esse foi o nosso café de hoje, espero que tenham gostado, comentem o que acharam, se tiverem mais alguma pergunta, coloca ai nos comentários que a gente dá um jeito de fazer ela responder!

Beijos e brilhos e até mais!!

13 comentários:

  1. Ela responde tão serinha, né? Nem parece que pede leite com nescau com voz de bebê.

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando pego uma entrevista com um autor/a que eu ainda não conheço. Parabéns pela entrevista e obrigada por apresentar o trabalho da Maria.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho da Maria é incrivel, ela realmente faz muita coisa e tudo que ela faz é bem feito, mesmo que ela fique brava no decorrer do processo, tudo sai impecavel!!

      Excluir
  3. Não conhecia a Maria, mas adorei o pouquinho que caprtei neste café com autor. Ficou curiosa para conhecer esse universo perverso do qual Teca faz parte, assim como acho incrível representar uma minoria. Vou anotar esse nome aqui, quero conhecer a escrita dela.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Maria merece ser conhecida por todo o mundo! Ela é uma escritora fantastica e ela arrasa em qualquer coisa que queira fazer!!

      Excluir
  4. Olá!
    Nossa, que legal! Eu realmente não conhecia a autora e nem a editora dela, mas já fiquei mega contente em conhecer. É uma delícia quando conhecemos autores e eles são tão amores que queremos contar pra todos sobre isso, né? Melhor ainda se for com livros tão reflexivos e com mensagens maravilhosas, né? Adorei conhecer e fiquei curiosa para ler seus livros.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Muito legal conhecer mais sobre a autora. Ainda não a conhecia mas gostei de toda a proposta tanto da editora quanto dos livros dela.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia a autora ainda, mas gostei mesmo de saber mais sobre ela e seus livros!

    Enfim, que otimo que ela e tao aberta a responder a perguntas e que se interessa por temas tao necessarios hoje em dia.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia a autora, então achei o máximo ter essa entrevista. Gostei muito dos temas que ela trata nos livros, e já quero ler algo dela. ♥
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Adorei a sua ideia de postagem haha <3
    Não conhecia a autora, porém adorei a sua entrevista e com certeza já quero conhecer mais das suas obras. Irei dar uma olhada no que você postou dela!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá que postagem diferente, nunca tinha lido esse quadro aqui, adorei as perguntas e respostas, bem criativo, espero ter a oportunidade de ler mais posts como este por aqui, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Confesso que, até o momento, eu não tinha visto nada sobre a autora e suas obras. Eu curti a pequena entrevista. Fiquei curiosa sobre os livros. :D

    Beijo!

    ResponderExcluir