Nunca Fui Beijada - Resenha de Unicórnio

Autora: Larissa Ribeiro
User: @larisribeiro
Nota: 5/5
Wattpad

Sobre a obra:

Alice Rocha tem 22 anos e nunca beijou alguém. 
         
        Você pode achar isso uma tragédia, mas Ali não ligava nenhum pouco pra isso, seguia sua vida como achava melhor e quem não gostasse era só dar tchau e ir embora.  
         
        Você também deve estar a imaginando utilizando rótulos que a sociedade institui como feios só porque ela nunca beijou alguém. Bom, em primeiro lugar, não existe isso de feio ou bonito, existem pessoas! Pessoas lindas dos jeitinho que são! E Ali é uma delas, com seu cabelo volumoso e cacheado, corpo magro e negro, além dos lábios grossos. Ali é inteligente, dona de si e focada em seus objetivos. E beijar, por enquanto não era um deles. 
         
        Ela e sua melhor amiga, Beatriz Soares, eram unha e cutícula, mesmo sendo tão diferentes, já que Ali é calmaria, Triz explosão. Mas tudo mudou com o Apocalipse. Não, zumbis não atacaram a Terra, mas quando sua vida é exposta para todos parece realmente o fim do mundo.  
         
        Depois desse acontecimento as duas melhores amigas tiveram que aprender a conviver longe uma da outra. Assim, Ali começa a se aventurar e a contar seus relatos de vida e pensamentos sobre alguns assuntos em vídeos no seu canal do You Tube. Nada de baixar a cabeça e ficar chorando as pitangas enclausurada no quarto, Ali vai se auto conhecer e mostrar o seu poder para todos. 
         
        Aperta o play, quer dizer, clica aí pra ler e vem conhecer a Ali e descobrir como a história dela vai se desenvolver. #trofeuliterario 
         
        ------- 
         
      História ganhadora do prêmio Wattys 2017 na categoria Grandes Descobertas. 
  
 Primeiro lugar como melhor história de Literatura Feminina do projeto realizado pelo blog Uma Dose A Mais. 
  
        Para mais informações entre no grupo do facebook: Histórias da Lari 
         
        Ou entre em contato com a autora pelas redes sociais: 
        Twitter e Ask - @lariscoribeiro 
  
Minha Opinião: 
  
Sumi, mas estou de volta, e essa resenha vem muito bem a calhar com está data, já tinha salvado esse livro a um tempo atrás para ler, porém por alguma razão só comecei ler esse ano, um livro que é muito mais do que o título aparenta. 
"Quando eu sentisse atração por alguém eu logicamente tentaria ficar com ele, mas as opções de meninos dessa cidade não faziam nem cócegas em mim. Preferia morrer sem beijar a ficar com garotos machistas que viam as mulheres como pedaços de carne e sendo submissas a eles. Não querido, obrigada, pode ir embora."
     Nunca fui beijada, não tem nada haver com o filme drama adolescente de mesmo nome estrelado por Drew Barrymore, que aproposito tenho que criar vergonha na cara e assistir ele inteiro, visto que ou só assisto ou começo, ou só o meio, ou só o final, nunca tudo junto, todavia isso não vem ao caso. 
"- Como um príncipes encantado em um cavalo branco para me salvar? - arqueei minhas sobrancelhas.
- Não, só o cavalo para você montar nele e sair galopando por aí, se salvando sozinha. - ela sorriu e depois dessa frase a coloquei na minha listinha de pessoas maravilhosas."

Então, se prepare que esse livro forte, lindo e de empoderamento tem muito mais conteúdo e não é nenhum clichê adolescente. É um livro que te inspira e mostra que não devemos nos abalar com os percalços que aparecem no caminho. 
"É horrível saber que as pessoas acham errado o modo como sua vida é e querem impor algo para você. Use isso, Beba isso, faça sexo.
Eu não quero fazer isso! Eu não quero fazer algo para me enquadrar no grupinho de vocês ou me tornar uma garota "normal". Aliás, ninguém é normal."
Alice vê sua vida mudar quando sua até então melhor amiga bêbada sobe no palco ao lado do DJ, e diante de todos da festa anuncia que ela nunca foi beijada, e meio que fazendo uma propaganda para que alguém a beije, fazendo Ali ser o assunto do momento, e apostas com o seu nome a conterem. E é a parti daí que tudo se desenrola. 
"- A lição desse vídeo de hoje, pessoal, e que nos mulheres cansamos de ser brinquedinho de vocês. Não vamos baixar a cabeça por conta dessas idiotices. Se vocês vão me humilhar? Bom, eu também sei fazer isso. Se vocês acharam que seria a garotinha indefesa que ficaria chorando pelos cantos a espera do príncipe encantado, estão muito enganados. Vocês têm que entender que existem dezenas de motivos para que alguém não faça algo, mas o maio de todos é porque ela simplesmente não quer fazer isso agora. E já somos grandes o suficiente para parar de fazer as coisas só porque A, B e C estão fazendo. Nossa vida não é um filme em que o cara que fez a a aposta para ficar com a gente vai se apaixonar perdidamente. Não fique esperando ele bater em sua porta para te transformar na garota popular. Não precisamos deles. Você, eu e todo mundo não precisamos mudar por alguém. Faça isso apenas se for para você mesmo. Vamos apostar uma coisa? Eu e você vamos ligar o botãozinho do dane-se para quem acha que precisamos mudar nossa vida por não se encaixar no maravilhoso padrão da sociedade, Vejo vocês no próximo vídeo, beijos."
Magoada com essa situação toda, Ali desabafa, fortalece ela e outras com seus videos no youtube, o que é algo que particularmente adoro nesse livro, essa proposta dele, de ser um capitulo normal, e outro um videos escrito. Novas pessoas entram em sua vida e até um amor bate à sua porta. 
"Agora finalmente havia ganhado as asas, me libertando e pronta para contemplar a natureza."
Novas pessoas, amigos com quem contar e se apoiar. Uma causa para lutar, o que faz o fato de nunca ter beijado acabar se tornando algo insignificante diante da história e dessa magnitude toda, e que na verdade nem é tão importante assim. Afinal quando a mocinha luta por justiça, pelo que se acredita, e de forma que conseguimos nos enxergar na situação, pois é algo que poderia acontecer com qualquer uma de nós, machismo, relacionamento abusivo,  coisas do gênero, mostrando que quando as mulheres se unem, são muito mais forte do que se imaginam, afinal, não somos, nem nascemos para ser rivais uma das outras. 
"O mundo tem tantos tons e eu via apenas o que ela me proporcionava, mas a mudança iria começar. Primeiro pelo Dani. Amigos, ele disse. Amigos, o primeiro de tantos outros que estava pronta para formar."

Um livro para se empoderar, lutar, superar, divertido, entregando ao publico muito mais do que se espera.  Me surpreendendo, creio que foi o primeiro livro que li do gênero, já li romances, yaoi, romances de épocas, enfim, mas literatura feminina especificamente, não, pelo menos que me lembre e foi uma grata surpresa, fascinante. Provavelmente colocarei mais desse gênero na lista, e vocês já leram algum assim? Conheciam esse livro? Deixe os comentário tenho certeza que não irão se arrepender.

Beijão, até a próxima
MaLê

Redes sociais:

Wattpad: @larisribeiro
Instagram: @larisribeiroo
Twitter: @lariscoribeiro


PS.: Playlist Spotify: Nunca Fui Beijada

8 comentários:

  1. Oi, amei conhecer esse livro pelo seu post, achei super legal a ideia da autora de trazer essa personagem que nunca foi beijada e como isso vira só uma coisinha praticamente insignificante diante de tudo o que ela ainda irá fazer através dos vídeos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas a verdade e que não fiquei particularmente interessado.

    Que bom que o livro inclui sentimentos tao diversos, e que gostaste de fazer a leitura! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Conheço a Larissa, mas nunca li nada dela, fiquei com vontade de conferir este :) Não leio muito no Wattpad, mas gosto demais que conhecer novas autoras por lá! Muito obrigada pela dica, é o tipo de história que procuro, sobre e para mulheres <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Apesar de já ter visto o livro eu não conhecia sua premissa, mas fiquei animada em saber que ele é mais do que o título nos sugere. Adorei saber de sua narrativa empoderadora. Vou anotar essa dica, quero ler e espero gostar tanto quanto você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Esse livro meio que tem cara de chick-lit né?! Gosto MUITO de literatura feminina, principalmente as que empodera, porém esse meio receio de cair no gênero (o qual não curto muito), me deixou meio receosa. Pela sua resenha posso ver que gostou muito e que bom! Ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie, pela capa da obra eu não dava absolutamente nada por essa história, e com a sua resenha consegui notar como é uma narrativa necessária para nós mulheres, principalmente por conta do empoderamento, muito obrigada por essa dica!

    ResponderExcluir
  7. Me parece um livro adolescente bem conveniente para o público em questão, esse lance do primeiro beijo e a tortura psicológica que algumas jovens passam com isso, é grande. tive uma aluna de 21 que nunca beijou e ela sofria horrores.

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?
    Eu não conhecia o livro e a premissa não me interessou, pode ter sido só uma impressão negativa por não ter lido, mas achei o enredo fraquinho, mas como não li não tenho a menor condição de opinar. Enfim, achei legal poder ver a sua opinião sobre a leitura, mas dessa vez vou passar a dica.

    ResponderExcluir