{RESENHA} Pó Eterno - Alan Silva

E ai meus brilhinhos, estou aqui hoje pra falar de mais um livro do Alan! (de novo Bianca? De novo!!!)


Esse livro foi escrito por alguém que já morreu e alguém que luta para sobreviver


(capa antiga)

Pó Eterno
Alan Silva & Isaac Newman
Nota 5/5 + 💙


Resenha


Estou aqui novamente pra falar sobre o Alan (meu deus Bianca, de novo?!).

Dessa vez, o livro foi escrito em conjunto com o Alter Ego (ou heterônimo, como o Alan prefere) Isaac.

Quem leu Isaac sabe que ele escreveu algumas coisas, tanto que no livro conta que ele mandou o livro pras editoras e foi rejeitado e tal (possível spoiler). Esse, é um dos livros do Isaac.

Em forma de poesia, Isaac e Alan vão falar sobre dor, perdas, violência, partidas, entre muitos assuntos. Como sempre, Alan consegue com extrema maestria nos mostrar o mundo no qual a personagem está inserido, mostrando como ele enxerga o mundo e lida com as mais adversas situações.

Opinião


Esses dias, eu terminei o livro do outro heteronimo do Alan, o Lito, e chamei o Alan no whatsapp pra falar o que eu tinha achado e acabei me estendendo pra esse livro, e foi muito dificil não chorar enquanto eu mandava os audios.

Recentemente (levando em conta que conheço o Alan faz mais ou menos um ano) eu coloquei ele no patamar de melhor autor da vida, não importa o que ele escreva ou quem escreva, eu sempre vou querer ler e sempre vou amar. Com esse livro não foi diferente

Ele é super rapidinho de ler, eu li em mais ou menos duas horas, porque tiveram momentos que eu precisei respirar, devido à intensidade dos assuntos abordados. Foi uma leitura que me prendeu, porque mesmo não tendo “começo-meio-fim” como as histórias ou contos, é uma leitura necessária.

Eu ainda não tinha lido nada que o Isaac escreveu (gente, o livro Isaac foi escrito pelo Alan que pegou as cartas do Isaac e fez um livro, pelo que eu entendi) e fiquei apaixonada pela escrita dele, ele fala com tanta propriedade sobre aquilo, que chega a dar medo em alguns momentos e as reflexões que ele faz em forma de poesia são realmente sensacionais. Foi um livro que, apesar de rápido, extremamente doloroso e angustiante.

Em conversa com o Alan, eu disse que jamais conseguiria colocar em palavras as coisas que ele me transmite com os livros dele e dessa vez não foi diferente. Eu não consegui colocar nessa resenha as sensações que eu tive, mas peço que o Alan me perdoe por isso, mais uma vez (rindo de nervoso).

Por ultimo, quero agradecer ao Alan por continuar escrevendo e lutando, e me deixar conhecer esses personagens maravilhosos! Muito obrigada por essa parceria de quase um ano que mudou muito a minha vida, serei eternamente grata.

Ah, logo menos teremos resenha do livro do Lito! Ansiosos para conhecer mais uma face do Alan??


(capa atual)


Poema que mais mexeu comigo

“Aos Dezesseis
Minha dor ganhou nome
E consciência

Apesar de todos tratarem como frescura
Aos quinze ela quase levou minha vida

Aos vinte ela me deixou sozinho
Desconfiado, humilhado, derrotado
Sem expectação

Foi aos dez que ela chegou na minha vida
E aos doze se sentiu dona de casa
Dona do meu corpo

Aos treze invadiu minha mente
Onze dias de cama

Não percebe quando incomoda
Dizem que está na moda
Mas pra mim
Essa oda de tristeza
É rotina
Dentro do meu coração.”

15 comentários:

  1. Olá adorei conhecer o autor e a obra, fiquei bem curiosa com sua resenha, é sempre muito bom conhecer leituras nacionais, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o autor, mas amei a sua resenha. Deu pra sentir que vc realmente o admira e é fã! Admito que faz tempo que não leio poemas e preciso sair da minha zona de conforto, gostei da dica.
    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Caramba, que livro mais incrível, como eu ainda não conhecia essa maravilha? Simplesmente amo ler livros de poemas, e só por esse que tu colocou na resenha já fiquei doida para ler os outros. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Caramba parece ser um livro bem emocional. Sua resenha me deixou bem curiosa afinal, favoritar o autor para vida é algo grande. Dica mais que anotada <3 Adorei você trazer o poema que mais mexeu com você!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Parece interessante para fãs de poesia, eu realmente não consigo me envolver muito com poesias. Mas para quem gosta deve ser algo muito tocante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro poesias! Adoro quando um texto despertar em mim sentimentos difíceis de serem explicados, mas tão intensos quando sentidos. A sua admiração pelo autor e por tudo que ele lhe faz sentir é lindo! Isso só fez com que eu tivesse ainda mais vontade de ler suas histórias.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu não conhecia esse livro. Parece ser bem interessante. Eu gostei muito da resenha! Parabéns. Fi bom saber mais da sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu não conhecia esse livro. Parece ser bem interessante. Eu gostei muito da resenha! Parabéns. Foi bom saber mais da sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  9. Esse enredo me deixou super curiosa ! Não conhecia o livro mas já quero conferir! ! É muito bom saber que a literatura nacional tem obras tão boas assim !!! Amei a dica.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Uaaaaau
    Não conhecia mas quero muito ler também! É incrível quando o livro consegue mexer tanto com a gente e que fica até difícil de se expressar.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esse tipo de leitura. E pela sua resenha parece ser uma leitura muito envolvente e que nos emociona. Que bom conhecer essa obra, já quero ler!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?
    O livro parece super interessante para fãs do gênero, eu infelizmente não consigo me conectar... Mas da pra perceber o quanto essa leitura te marcou, que bom que foi tão maravilhosa pra você!
    Beijos,
    Ana | Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Acho tão incrível quando um autor consegue mexer de uma forma inexplicável com as nossas emoções e sentimentos! Não conhecia o autor, mas já quero conhecer a escrita dele, também quero ser tocada de alguma forma, e esse poema no final promete bastante emoções!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas só pelo lembrete da capa eu me animei. Fiquei curiosa para conhecer esse Alan e seus poemas e descobrir tudo que ele te transmitiu, mas só pelo poema que nos deixou eu entendo e deixo essa sugestão anotada. Quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    É incrível quando nos deparamos com um livro que nos emocione dessa maneira, não é mesmo? Adorei a sua resenha e achei muito linda a sua amizade com o autor
    Beijos

    ResponderExcluir