{RESENHA} - Para onde vão os suicidas?



Para onde vão os suicidas?
Felipe Saraiça
Editora Pendragon
Nota 5  + 


“Sua sentença estava autorizada. O papel tinha sua assinatura, mas a caneta possuía o sangue de muitas outras pessoas.”

O livro nos conta a história de Angelina, uma moça que, mesmo nova já sente o peso da vida e só tendo o pai como parente de sangue (que nunca conseguiu se conectar com ela), um dia ela resolve tirar a própria vida.

Mas ao invés de “só morrer” ela encontra Ixtab, a deusa dos suicidas, que lhe conta que seu corpo físico está em coma no hospital e lhe dá uma missão: Angelina recebe um caderno com o nome e o endereço de alguém e ela precisa impedir que essa pessoa se mate, só assim ela poderá atravessar o caminho e poder descansar em paz.

Nessa missão ela conhece Otávio, um senhor que está numa casa de idosos porque perdeu a memória; Heloise, que perdeu sua única filha; Eloah, uma jovem lgbt que sofre com problemas em casa e na escola.

Tendo essa missão em mãos, Angelina precisa correr contra a Morte e salvar essas pessoas do suicídio, caso contrario ela não conseguirá seguir o seu caminho pra descansar em paz.

“Ser diferente pode ser perigoso. Principalmente quando suas diferenças tornam os outros violentos.”



Pra cada página desse livro que eu chorei, eu marquei uma observação no kindle, devo dizer que foram muitas.

Você já leu aquele livro do Paulo Coelho, “Veronika decide morrer”? Então, esse livro, quando li ele pela primeira vez, ele me salvou e agora que li esse livro do Felipe, ele me salvou de novo. Por isso que, entre a lista de favoritos da vida, esses dois títulos estão empatados.

Eu não consigo descrever em palavras o que eu senti ao ler esse livro. Acompanhar a jornada da Angelina e ver as situações que os personagens estão, me fez pensar em muitas coisas sobre a minha própria vida e sobre como eu me sinto e sobre como é muito importante ser gentil com as outras pessoas.

Nessas 192 páginas, o Felipe (que é psicólogo) conseguiu abordar o suicídio de uma forma leve (mas sim, o livro tem gatilhos sim.) e muito real, mostrando, nesses 4 personagens o quanto a vida pode sufocar alguém. Eu sei que esse assunto é muito complicado e ler sobre ele, principalmente quando tem uma carga de verdade tão imensa quanto esse livro é difícil, muito difícil, mas é necessário, muito necessário.

“Há vezes em que o fim é necessário, assim como a desistência e a mudança de planos. É preciso aceitar que não há mais saída, pois, somente dessa maneira, é possível recomeçar.”

Como eu li o livro no Kindle (que alias o livro tá no catalogo do Kindle Unlimited pra ler de graça), não posso falar muita coisa com relação à edição dele.

Mas sobre a história, posso dizer que adorei a escrita do Felipe. O livro não tem enrolação, vai direto ao ponto mesmo e isso pode acabar chocando muita gente, mas pra mim isso foi sensacional. A construção dos personagens também é muito boa; quando eu vi sobre o que se tratava o livro e vi que ele era curtinho, eu fiquei com medo dos personagens serem rasos mas não são, muito pelo contrário. Não achei nenhum erro de revisão, copidesque e afins no livro e isso me deixou muito satisfeita e o conjunto de tudo isso, fez com que eu terminasse o livro cheia de tremedeiras e chorando como uma criança.

Por último, devo dizer que o Felipe é muito legal. Quando eu postei nos stories que tinha terminado o livro, ele logo veio falar comigo e fui super gentil e me perguntou bastante coisa (todo mundo sabe que eu amo autores atenciosos) e eu até desabafei com ele!

É isso, leiam esse livro, entendam a importância de ser gentil, de ser um ser humano e que nem sempre a pessoa que tá ali sorrindo e te dando amor, tá do mesmo jeito por dentro.

44 comentários:

  1. Eu imagino que deve ter sido uma leitura bem dolorosa por causa do tema. Não é fácil falar e ler sobre suicídio e até me preocupo um pouco com a forma que esse assunto foi abordado na trama. Mesmo assim, acredito que daria uma chance para essa leitura.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu era mesmo curiosa para conferir uma opinião sobre esse livro. Que bom saber que você gostou dele, achei legal saber que o autor é psicólogo, o que lhe dá uma boa base para abordar o tema de uma forma bacana.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Caramba, que premissa mais incrível! Eu ainda não conhecia esse livro, mas depois de ler tua resenha e ver que ele aborda um tema tão importante e de uma forma tão diferenciada foi impossível não ficar curiosa para ler, já adicionei na minha lista de desejados. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adorei o livro a história é bem diferente mas bem leve...

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem ? Não é o tipo de leitura que faço. O livro parece bem emocional , quem sabe eu dou uma chance para meu gosto.

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei o primeiro livro do Felipe, e lembro que quando ele estava lançando essa obra eu fiquei muuuuuito interessada e até hoje não tive oportunidade de lê-lo. Espero conseguir em breve. Adorei sua resenha. E esse tema sempre deixa a gente com a orelha em pé.

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu sou tão sensível a esse tema. Mexe demais comigo,
    Sei que é meio errado fazer uma preservação de certas coisas, mas me privo um pouco quando a obra tem tanta carga emocional assim. Eu fiquei interessado mesmo assim.
    Sua resenha tá ótima!

    ResponderExcluir
  8. Oiiit tudo bom?

    Li Veronika decide morrer há muito tempo, mas achei tão tocante, fico feliz em saber que esse livro conseguiu te comover e envolver no mesmo nível, é tão bom quando uma história causa um impacto reflexivo e positivo na gente. Adorei a dica, o tema é super importante e foi bom saber que o autor sabe abordá-lo de maneira leve, mas contundente.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Haaaaaa, eu não sei se conseguiria ler esse livro, sou impressionável demais e como você, eu me emociono muito e penso naquele história por dias a fio. Mas fiquei curiosa para conhecer.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A capa desse livro é linda, eu não o conhecia, e o assunto é muito interessante, fiquei curiosa com essa "missão" da personagem, de ajudar as pessoas a não cometerem suicídio. Irei colocar na lista de livros para ler, quem sabe eu não leia ainda esse ano!

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a capa, adorei a descrição do enredo. Adoro Psicologia, sou estudante e dono de um site sobre o assunto. Achei muito interessante que o livro foi escrito por um psicólogo e ele parece propor coisas interessantes sobre essa questão. Fiquei muito interessado :O

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa que legal que o livro te tocou tanto. Acho importantíssimo a temática ser debatida, e por isso com certeza anotarei a dica. Não conhecia o livro, nem o autor, porém estou curiosa com o conteúdo. Ótimas palavras!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Caramba, que enredo!! Já quero muito le-lo!! Entendi que a mensagem dele, apesar do assunto tão delicado, é de vida e não de morte! Isso me parece uma sacada genial do autor! Adorei!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  14. Depois de ter algumas experiências bem ruins com livros sobre suicídio fiquei bem reçabiada com livros que exploram o tema. Fiquei feliz ao ver a formação do autor, isso me deixa mais tranquila aobso a seriedade que merece.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Acho sempre interessante o quanto livros podem mudar quem os lê. Eu mesmo tenho alguns assim ainda mais estes que mudam tudo e que nos 'salvam'. Não conhecia este livro, mas parece ser interessante já li outros com o mesmo tema e alguns foram muito bons.

    Debyh
    Eu insisto

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?

    Achei bem interessante a pegada do livro, e adorei saber que o escritor é psicólogo, pois estes temas precisam sempre ser escritos por alguém que entenda sobre o assunto. Eu com certeza vou adicionar esse livro a minha lista de desejados. Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  17. Olá não conhecia a obra, fiquei bem curiosa já pelo título, gostei muito da premissa, espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  18. Essa obra parece ser bem polêmica, confesso que essa história deve ter um enredo forte e surpreendente. Fiquei bem curioso para ler. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito ler esse livro e adorei ver a sua resenha sobre ele. Acho a capa maravilhosa e o trabalho gráfico da editora está lindo, já dei uma olhada na edição física. Espero poder comprar a obra em breve e acho que vou gostar bastante da leitura.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Pelo que entendi apesar da lição que nos passa tem uma carga emocional grande também, eu adoro esse tipo de leitura me faz refletir sobre muitas coisas na vida que as vezes complico e conversando que resolvemos. Amei sua resenha, obrigado pela dica, vou deixar anotado esse e do Paulo Coelho também, bjs!

    ResponderExcluir