À Sombra do Jatobá - Sobre resistência no século XIX


À Sombra do Jatobá | R. C. Maschio | 5 ✰ + ❤ | Expressão e Arte Editora | Compre

Eu estou há quase uma semana pensando sobre como escrever algo sobre esse livro. Você alguma vez já leu algo que te arrebatou tanto que simplesmente não consegue falar sobre isso? Isso aconteceu comigo nesse livro.

Recebi esse livro da autora e primeiramente quero agradecer de todo o meu coração por ter me dado a oportunidade de ler esse livro.

À sombra do Jatobá tem como cenário uma fazenda de cana de açúcar lá do século XIX, o movimento abolicionista estava começando a ganhar força e é nesse cenário que conhecemos a personagens principais, que são 3, (mas TODO mundo ali é muito importante), a Ercilia que é uma escrava da casa grande, ama de leite das filhas do Senhor, Teodora e Cândida.



Com uma história que fala sobre superação, coragem, muita luta, muito amor, a Rô escreveu um livro que deveria sim ser lido nas escolas.

“Passo anos vestindo e alimentando um negro até que ele se torne um rapaz pronto para o trabalho e ele decide morrer assim, do nada! Precisava viver pelo menos dez anos para me dar um bom lucro.”

Como eu já falei, realmente não sei se essas palavras vão fazer jus à grandeza dessa leitura e mostrar tudo que eu senti. Mas, pra quem estudou o minimo que for sobre esse periodo sabe o quanto dói lembrar dele. Em muitos pontos as cenas são realmente MUITO incomodas e eu tive que parar de ler várias vezes simplesmente pelo fato de que eu não estava aguentando ver aquilo! A Rô descreve as cenas de uma forma que eu consegui visualizar a cena todinha.

Inclusive, quero deixar aqui o meu muito obrigada à Carol que me ajudou a suportar o baque desse livro e que ouviu meus audios que pareciam não ter fim quando eu acabei de ler o livro.



Bem, pra finalizar, quero dizer que aprendi muito com essa história e eu realmente escrevo isso com o coração pois minha mente não consegue até agora processar esse livro. Só posso falar pra vocês lerem e sofrerem comigo mas também aprenderem muito. O nome do livro faz referência à uma das passagens do livro e quero adiantar que chorei como criança nessa parte.

Eu sempre gostei desses livros que nos deixam reflexivos, que nos fazem ver que sim, qualquer coisinha que seja é suficiente pra fazer os Homens entrarem em guerra e se matarem, o que é um absurdo sem tamanho!

Então, se você gosta de livros fortes, bem escritos, que falem sobre o período da escravidão e que tenham uma mensagem de luta, de amor, de superar as barreiras impostas, de ter coragem, esse livro é pra você!

Ah, importante! Todo o dinheiro arrecadado com a venda do livro será doado para instituições e essa capa maravilhosa foi a filha dela quem fez, ela é uma artista incrível! Siga a autora no Instagram e acompanhe o trabalho e talento dela!

16 comentários:

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Que história incrivel e os desenhos que a envolvem. <3
    É tão bom quando um livro transborda a nossa alma. É essa a função dele <3
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros que falam sobre superação, geralmente são obras com mensagens cativantes que tocam fundo na alma. Tendo o movimento abolicionista como tema principal a obra toma uma dimensão ainda maior, acredito que deva ser uma leitura super emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Caramba, que obra mais maravilhosa, eu ainda não conhecia. Acho que nunca li nada que se passe nessa época, deve ser mesmo uma leitura forte. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Bem curioso o livro apesar de gostar de livros com imagens ilustrativas não faz muito meu estilo de leitura mas mas vou indicar com certeza

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Já li livros bem impactantes e costumo a demorar pra escrever a resenha também. Eu evito livros que envolvam escravidão, isso mexe muito comigo então eu tento não lê-los, na verdade livros com fatos da história evito no geral. Este então parece muito impactante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Gostei da capa do livro e do título, a temática é relevante e gostei de saber que o dinheiro da venda vai para instituições, espero ter oportunidade de ler

    ResponderExcluir
  7. Me pareceu ser um livro bastante forte e emocionante ao mesmo tempo.
    Pra quem curte esse estilo é uma boa pedida com certeza!
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Esse tema sempre mexe muito comigo também, é impossível ficar impassível diante do sofrimento desumano deles. Uma parte de nossa história que não pode ser esquecida e com a qual devemos aprender. Tenho certeza de que irei me emocionar com a leitura. Vou colocar na lista. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. uma leitura muito importante viu!
    sem duvida deve ser chocante, alias, só a frase que v destacou ja me deixou no chão
    gostei muito da sua indicação e vou providenciar pra ontem

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Tenho querido ler cada vez mais obras que falem sobre pessoas negras e essa tem tudo para ser lida. Gostei de saber que há representatividade e que é uma história forte, tenho certeza de que vou gostar! Não conhecia o livro e com certeza o quero na estante.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, nunca fiquei tão empolgada em ler uma resenha, que bacana saber do projeto e da forma como o livro e capa foram criados é muito saber sobre esse tipo de produção literária que deve sem dúvida ser valorizada e muito!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Olha, não sei se você escreveu tudo o que queria na resenha, mas me tocou profundamente. Fiquei bem curiosa para conhecer sobre a trama, porque acho interessante o tema do abolicionismo, ainda mais sendo bem tratado. As ilustrações são muito lindinhas. Adorei a resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu amo muito um bom livro que te prende desde a primeira página e esse livro parece ser exatamente o que estou procurando no gênero, vou ler sim!

    ResponderExcluir
  14. Olá

    A capa é uma lindeza a parte *_*
    Gosto de obras que vem para nos fazer refletir por dias e nos tornar mais sensíveis ao mundo e aos problemas do coletivo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? É ótimo quando conseguimos tirar diversos aprendizados de uma leitura né?! Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa pela sua resenha. Adoro quando ficamos tão felizes com uma obra que é até difícil expressar esse sentimento. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Nunca li nada parecido, realmente gostei da obra apresentada aqui, me parece ser uma leitura que traz muitos aprendizados, enfim, gostei do livro e da sua resenha. bjs.

    ResponderExcluir