O que te dá orgulho?

Photo by Joyce McCown on Unsplash

Hoje, dia 28 é celebrado o dia do orgulho LGBTQIA+ e eu, como parte da comunidade, não poderia deixar de falar sobre isso.

Esse dia, também foi marcado, há 50 anos atrás, pela Revolta de Stonewall, que em resumo, aconteceu em um bar que foi invadido pela policia e naquela época, pessoas LGBTQIA+ eram presas, apanhavam e inclusive ser da comunidade era proibido. Não se sabe ao certo quem começou a revolta, mas 3 pessoas foram importantes nessa revolta: Marsha Johnson, Sylvia Rivera e Stormé Delarverie.

Essa rebelião foi muito necessária pra ressaltar o conceito de orgulho e é por isso que no mês de junho acontecem tantos eventos ao redor do mundo. Pra celebrar nossa existência, nossa luta, nossa resistência.

Eu pedi para minha amiga, a Dai, fazer um texto sobre orgulho, o resultado é esse aqui e, antes de ir, me responde: O que te dá orgulho?

Sejam orgulhosos sempre!

Orgulhar-se. Ter orgulho de ser, de existir. Não uma existência qualquer, mas uma existência prazerosa sem que seja necessário se esconder atrás de uma fachada irreal, o sonho de uma existência sem medo de que ao virar a esquina seja atingido por uma chuva de xingamentos e violência.

"Que orgulho!". Duas palavras que tem o poder de mudar uma vida, para melhor. Os sons chegando aos ouvidos, as mãos de encontro aos cabelos que logo serão acariciados. Orgulho que cobre as cicatrizes das feridas já superadas no corpo e na alma. Não há nada a esconder!

Ter além de orgulho a consciência de que só estar ali, presente e vivo já é motivo de comemoração suficiente. Ninguém pode tirar o seu direito de ter um lugar ao sol, seu lugar no mundo!

Apesar/depois/independente de tudo, saber que sua vida importa, que não se está sozinho, saber que o "ninguém solta a mão de ninguém" é real e vale para todos é mais do que essencial.

Ter orgulho de ser quem é, é amar a si próprio de todas as formas, é amar essa energia que muitos chamam de alma e transbordar essa energia colorida pelo mundo. Dar cor ao dia e ser luz na noite escura e cheia de terrores.

Um arco-íris nunca fez tanto sentido! Orgulhe-se do arco-íris. Seja o arco-íris.

16 comentários:

  1. Acredito que o que - atualmente - me dá orgulho é eu ter certeza de quem eu sou e apesar dos falatórios sobre mim eu não me deixar mudar. Eu já tinha ouvido falar da revolta de stonewall, mas não com nomes como você explicou. O texto ficou lindo e eu espero que o mundo entenda como é importante aceitar quem o outro ama, apesar de religião, raça, sexo... enfim, espero que nosso futuro seja colorido!
    https://aquelemqueana.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que nosso futuro seja colorido e feliz!
      Que bom que te fiz entender um pouco mais sobre isso, um dia ainda pretendo trazer essa pauta um pouco mais aprofundado pra cá! ❤️

      Excluir
  2. ORGULHOSA demais de ser sua amiga. Maravilhosaaaaa. Te amo! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  3. OLHA ESSAS PERFEIÇÕES EM FORMA DE GENTE. ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nossa, que bacana essa postagem; devemos sempre nos orgulhar daquilo que somos, sempre!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre! O que somos jamais pode ser motivo de vergonha, de medo, de raiva e de ódio! ❤️

      Excluir
  5. Olá, adorei seu post, temos que ter muito orgulho de nós mesmos, somos singulares e muitos aspectos e isso nos faz especial!

    ResponderExcluir
  6. Eu li em algum lugar que se existe a escuridão opressiva ao nosso redor, nossa função é brilhar. Essa data é importante, pois ainda há muito pelo que lutar. Mais do que resistência, existência. Mostra que existimos e que como qualquer outra pessoa, queremos apenas viver em paz. <3 Amei demais o texto

    O que me dá orgulho é apoiar meus amigos e defender cada direito deles. =) Saber que não estou e nem estão sozinhos

    Sai da Minha Lente

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber que eu não tava sozinha na minha luta e na minha vivência, foi essencial pra eu poder me fazer mais forte! Adorei sua citação!

      Tão bom te ter aqui ❤️

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Adorei o texto da saua amiga.

    Confesso que eu não conhecia a origem da data, foi bacana saber. Desejo que o preconceito acabe e que todos possam viver em paz.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É o desejo de muita gente, que tudo isso acabe é que a gente consiga viver em harmonia, afinal, todos somos humanos né?!

      Excluir
  8. Oi Bianca, como está?
    Eu já tinha ouvido falar dessa revolta e é chocante como o preconceito ainda hoje ressoa nas pessoas, até parecendo que esse acontecimento não ensinou nada para muita gente. Aliás, muita gente aprendeu, mas outros se recusam a ver a verdade: diversidade existe e ninguém deveria querer o contrário.
    Sabe o que me dá orgulho? É saber que muita gente hoje não mais se obriga a aguentar certas situações e dá um basta em ouvir xingamentos e piadinhas acerca de certas coisas. Que há pessoas verdadeiras na alma que não se envergonham de ser quem são e se orgulham daquilo que são e construíram e eu me refiro a quem faz isso sem precisar machucar os outros. Muita coisa além disso me orgulha, mas só um comentário não daria conta de tudo.
    Tua amiga está de parabéns pelo texto, ^^. É maravilhoso.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada pelo comentário! Realmente muitas pessoas Ainda não entenderam, mas é nossa função mostrar que a gente existe e que é igual a qualquer pessoa!

      Excluir