O que você tem feito por e para você?


Olá brilhinhos, como é que vocês estão por ai? Hoje, o post é um pouco diferente, vou falar um pouco de mim e convido vocês a refletir comigo, bora lá então.

Antes de mais nada, me conta o que você tem feito por você?

Recentemente eu entrei numa pira surreal de produzir conteúdo como se não houvesse amanhã, falar tudo que eu queria falar e queria a todo custo que as pessoas interagissem comigo nas redes, comecei a usar outras plataformas e formas de alcançar pessoas que eu nunca tinha usado antes, tava criando mil coisas e fazendo outras mil e estudando tudo  que eu poderia e não poderia pra isso aqui ter o sucesso que eu achava que deveria ter. Afinal, se eu não acreditar em mim, quem é que vai né?!

Photo by Anthony Tran on Unsplash


Bom, o resultado disso foi uma Bianca estressada, que não conseguia dormir, se cobrava igual uma louca e acabava não conseguindo fazer as coisas direito; ah, também fiquei doente. Fiquei tão estressada/ansiosa ao ponto de, realmente, não conseguir respirar e acabei sendo forçada a dar uma pausa. Como uma boa pessoa de humanas, sempre acreditei que o universo retribui. Eu já queria dar uns dias de férias pra mim, mas não conseguia largar até que meu corpo me obrigou a isso. Chega a ser surreal né?!

Eu sei que a maioria das pessoas que me acompanha aqui são  meus companheiros de produção de conteúdo e, me corrijam se eu estiver errada, mas isso cansa. Essa coisa de precisar sempre estar atento à tudo, falar sobre tudo, perder a noção do que é uma vida online e uma vida offline (eu perdi essa noção) e realmente parar de fazer as coisas porque você  quer fazer, mas sim porque você tem  que produzir alguma coisa pras pessoas que te acompanham. Isso é MUITO surreal.

Tem que levar em conta que, mesmo que eu tenha colunistas lindas que me ajudam sempre que eu preciso, isso aqui é fruto de trabalhos solitários. As fotos, os livros lidos, os artigos, as resenhas, os posts, tudo sou eu quem faço e isso dá um trabalho tão grande gente, mas tão grande... Chega uma hora que nós precisamos parar e respirar. É surreal pensar que eu precisei ficar doente pra entender que tá tudo bem não ser frequente, que eu posso sim ficar com minha gata correndo atras da bolinha sem me sentir culpada por não estar produzindo nada. Louco né?!

Photo by Anete Lūsiņa on Unsplash


Tá certo que eu não parei porque quis, eu fui obrigada a cuidar da minha saúde, mas esse tempo foi bom pra eu pensar em como eu estava lidando com o blog, o conteúdo que eu tava produzindo e tal. Isso foi bom, me fez entender coisas que eu já sabia, como por exemplo, isso aqui não é a minha principal fonte de renda e eu só tô aqui pra compartilhar o meu amor por livros e afins, eu nunca pretendi viver disso, e eu tava deixando a minha profissão e minha esposa de lado pra ficar aqui, quando eu vi isso, eu quis tacar minha cabeça na parede.

Agora que eu tô mais leve e melhor da saúde e pude pensar bem, as coisas aqui vão ser um pouco diferentes, eu mesma não terei mais uma periodicidade e vou começar a falar de mais coisas que não sejam só livros e resenhas, vou começar a trazer umas dicas de filmes e séries junto com a Renata, vou fazer um quadro bem legal com umas amigas sobre crimes, trazer mais coisas sobre LGBTQIA+ e afins, vou tornar isso aqui mais leve pra mim e pra todo mundo que me acompanha, é isso. Eu espero que vocês gostem dessa nova “fase” do Resenha de Unicórnio e, antes de ir em bora, responde aquela pergunta que eu fiz lá no começo do post, o que você tem feito por você?


21 comentários:

  1. Oi Bibi, isso realmente é preocupante, no inicio do ano passei por uma situação parecida, sofri demais e percebi que a gente nao precisa estar em todas as plataformas e nem fazer de tudo, o mais importante é que respeitemos o nosso tempo. Eu não deixo mais nada disso tirar meu sono, como voce mencionou, esse é pra ser o seu cantinho, não um lugar que te cansa fadiga, fica bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão louco a gente perceber isso né?! Tipo, isso aqui tem que ser legal e tem que ser de coração. Não pode ser uma obrigação!

      Obrigada por vir! ❤️

      Excluir
  2. Olá Bianca,

    Convivo com isso de se cobrar diariamente, a gente sempre quer fazer tudo, dar conta de tudo. Ultimamente acho que não tenho pensado em fazer muito por mim, é complicado.

    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a gente sempre se cobra, sempre tenta estar em tudo quanto é lugar, produzindo e falando de coisas que nem sempre precisavam ser faladas né?! A gente tem que ter cuidado com a gente

      Excluir
  3. Oi Bianca, realmente as vezes nos perdemos na correria do dia a dia e só nos damos conta quando a saúde, ou a falta dela, nos obriga a diminuir o ritmo. Eu não tenho feito muita coisa por mim, sempre penso nos filhos e na família primeiro, sei que uma hora serei cobrada, mas até lá, vou levando. Ótimo post.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né, a gente acaba colocando outras coisas num patamar maior que a gente, mas se a gente não estiver bem, essas outras coisas não funcionam!

      Excluir
  4. Olá! Que pena que isso aconteceu com você! Eu já tive um outro hobbie que chegou no ponto que virou uma obrigação e me deixava mentalmente exausta, além de me fazer me sentir incompetente por eu não conseguir alcançar meus objetivos dentro dele. Acabei abandonando completamente e até pegando ranço depois, não cheguei ao ponto de ficar doente, mas fiquei bem mal com isso.
    Pra mim ter criado meu blog e redes sociais para falar de livros foi o meu escape da vida real, pra não enlouquecer. Desde o início eu tenho pra mim que a frequência é "quando dá" e que eu faço o que eu posso, só tento mesmo manter a frequência da leitura, que é o principal disso tudo.
    Melhoras, espero que encontre o equilíbrio ideal pra você!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Nossa, que relato complicado, eu nunca tive isso de pegar ranço de nada, essa é minha primeira experiência com isso e espero que nunca se repita e vou adotar a sua frequência do quando dá pra mim também kkkk

      Excluir
  5. Oii Bianca

    A gente se cobra demais né, geralmente a gente inicia o blog por prazer, mas já percebi que se a gente se deixa levar acaba tornando o que deveria ser um hobbie prazeiroso em um fardo pesado, a gente acha que precisa crescer rápido, e cria expectativa, fica na espera e quando as coisas demoram demais a gente vai ficando impaciente, inquieto, se cobrando ainda mais. Já passei por isso, tb quis fazer conteudo todo dia, quis alcançar x numero de visualizações e tals e o final foi um stress e uma irritação absurdos, com poucos resultados. Acho que as coisas vem sempre com o tempo quando a gente ama o que faz e se esforça, o importante é focar em nós, saber que esperar e ter paciência é preciso e não se exigir demais e de maneira desnecessária. Espeor que vc agora esteja bem melhor Bianca, e que esse cantinho que vc conduz com tanto amor cresça muito sempre.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, quando a gente faz com calma e com amor, o resultado vem e ele vem no tempo certo, não adianta a gente querer forçar! ❤️

      Excluir
  6. Oi, eu tenho blog desde 2010 e entendo bem do que você está falando. Dá muito trabalho, não dá dinheiro, e a gente tem que ver se não está ultrapassando nossos limites e usando o blog como uma fuga da nossa vida e do que realmente importa. Eu já senti várias vezes que estava deixando o que e quem realmente importa de lado, e tenho tentado me policiar mais para não viver com a cara grudada na tela, rsrs. Acho que 2019 está sendo especialmente um ano de pensar o que eu tenho feito para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano também tá sendo bem reflexivo pra mim, com um ano de existência do blog, acho que já posso refletir sobre bastante coisa é agora eu tô bem melhor e menos doida 😂😂😂❤️

      Excluir
  7. ultimamente não fiz por muito por minha saúde mental porque estou finalizando curso, mas sinto falta de fazer algo voltado ao meu bem estar pessoal e íntimo. adorei seu texto, acho que precisamos de mais falas voltadas ao nosso ser <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos mesmo, a gente tem que falar da gente e pensar na gente. Nem me fala sobre concluir o curso, estou perto de concluir o meu é já estou ficando doida!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Adorei o seu post, acho que é sempre necessário falarmos sobre como essa frequência digital afeta a nossa mente. Eu mesma dou umas paradas às vezes, acabo esquecendo que cumprir prazos às vezes pode ser muito perigoso. Infelizmente, com a frequência reduzida, meu blog perdeu muita visualização, mas eu tento não deixar que isso me afete. Espero que a nova fase do seu blog te traga mais paz :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá trazendo uma paz imensa!!!! Eu tô adorando essa coisa do quando dá, de parar de me cobrar é que essas pausas façam a gente perder views, tá tudo bem sabe?! A gente não vai morrer por isso!

      Adoro quando você vem ❤️❤️

      Excluir
  9. Oi, tudo bemw
    Amei seu post e me identifiquei muito com as coisas que você falou. Eu passei por uma fase assim em que eu estava me desdobrando em mil para estar sempre produzindo conteúdos novos, tentando equilibrar com as obrigações da vida (afinal as contas não se pagam sozinhas né? kkkk) e ainda me cobrando quando não alcançava o resultado esperado. Por motivos de saúde, eu tive que dar uma desacelerada e agora eu tenho tentado equilibrar melhor minhas atividades, além de me cobrar menos também.
    Fico feliz que você esteja melhor e acho que esse tempo que você tirou deve ter te feito muito bem. Espero que a nova fase seja de muito sucesso e, principalmente, de muita alegria e serenidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita serenidade!
      Exatamente, as contas não se pagam sozinha e o dinheiro também não sai daqui kkkk mas é que às vezes isso é preciso! Obrigada por vir! ❤️

      Excluir
  10. Mana do céu! Se eu te disser que estava na mesma situação, tu acreditas? Estava produzindo tudo e tanto para o blog, querendo fazer mil coisas e no fim, eu esqueci de outras que também importavam.

    Desacelerar é mesmo a melhor escolha!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  11. Oi querida, eu não entra em pilhas assim não. Não acho que eu tenho obrigação com ninguém a não ser comigo. Tenho o blog porque amo ler e sou lenta muitas vezes para ler, aliás, estou nesse momento, então respeito e vou com calma. Eu consigo ser on e ser off de boa.
    Se cuide, Menina.

    Bjos
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Tive um pequeno momento igual o seu lá atrás quando iniciei nessa blogosfera. A cobrança de mim para mim mesma. Hoje eu sou bem mais relax com isso, tanto que meu blog ficou parado por semanas por conta da faculdade e deixo a vida me levar. É um hobbie para mim, que claro, tenho minhas responsabilidades também no entanto não deixo elas me dominarem. Se não um dia canso e aquilo que tanto amo pode ir por ralo abaixo. Se cuida e melhoras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir