Querido ex, - a montanha russa do término e realção abusiva




Já imaginou se o seu ex entra num Big Brother da vida, fica milionário, vira uma subcelebridade, e todo aquele discurso que ele pregou enquanto tava com você cai por terra no momento em que ele vê a fama vindo? Pois então, é nesse universo que se passa Querido ex.

Querido ex é um livro de epistolar, ou seja, é todo escrito em cartas, cada capítulo é uma carta pro ex do personagem principal.

As cartas, todas carregadas de muito sentimento, surtos e um vocabulário um tanto peculiar, são tão maravilhosas, que me fez comer o livro e ao mesmo tempo que eu tava rindo eu tava chorando.

"Seu nome é menos digno de ser pronunciado do que o assassino dos pais do Harry Potter; ecoar as letras que o formam é o equivalente a beber um copo do chorume deixado por caminhões de lixo após duas semanas de greve de coleta no Rio de Janeiro."

Eu não posso falar muito sobre as cartas pois qualquer coisa seria spoiler. Mas se tiveram duas coisas que me encantaram nesse livro foram a capacidade do Juan de nitidamente escrever essa montanha russa que é o término de uma relação e de falar sobre todas essas fases e, preciso falar aqui, em alguns momentos eu queria estar vivendo a vida desse personagem!

A outra coisa que me encantou muito foi a forma “engraçada” com a qual ele abordou uma relação abusiva no mundo LGBT (gente, cês acham que não tem disso, mas tem sim tá nenê), pois sempre que eu ia ler algo sobre relações abusivas TUDO sempre foi absolutamente pesado demais e bruto demais. Sempre tive a sensação de que esse tipo de relação era retratado de uma forma meio incomoda, pelo menos pra mim. E nesse livro não é assim, o Juan mostra em pequenas coisas e de forma gradativa o quanto uma pessoa pode ser abusiva e você acaba por se dar conta disso só quando você tá fora dessa relação e o quanto pode ser difícil não enxergar esse abuso sofrido em outras pessoas que não tem nada a ver com isso, elas só querem te ajudar. Ao meu ver, esse tipo de narrativa surte muito mais efeito de conscientização do que uma CoHo da vida.

"Aos poucos eu fui virando a sua sombra. Nós íamos nas festas dos seus amigos, fazíamos viagens com a sua família e eu jogava tudo que era eu pra debaixo do tapete, até o ponto em que me tornei incapaz de encontrar em nós um traço genuinamente meu."

Sobre o personagem principal, eu juro que imaginei uma poc super mega afeminada sentada no bar contando essa fase da vida pra mim. Vou ressaltar de novo que o vocabulário dele é tão intenso e sensacional e carrega tantas referências que nós, os millenials vamos entender e dar tanta risada!

Em conclusão, favoritei o livro! Um livro rapido, que aborda uma relação abusiva no meio LGBT, é engraçado, com capitulos curtos e ótimas referências, muito bem escrito e, mais importante, TEM UMA POC NEGRA AFEMINADA NARRANDO A HISTÓRIA! Isso pra mim me ganhou logo de cara! Adorei conhecer o trabalho do Juan, e tô ansiosa com a possibilidade de conhecer ele na Bienal do Rio desse ano!

Só posso dizer que leiam e eu espero muito que vocês sintam o que eu senti, riam e aprendam com esse personagem maravilhoso!!

16 comentários:

  1. "Querido ex é um livro de epistola" confesso não ser uma leitora assídua , costumo ler mais biografias . Sua resenha me fez já querer ler esse livro , pois nunca li um livro de epistola .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. biografias são interessantes, eu gosto, mas depende muito da pessoa.
      Eu gosto muito de ler livros epistolares, acho que faz a gente se sentir mais próximo do personagem!

      Excluir
  2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Nem por coincidência!
    Só a capa chama bem à atenção. que tentação do Inferno ahahaha
    Não sabia o que era espicular. Bem interessante. Que cabrãozinho ahaahah
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas pelo o que tu disse parece ser uma obra bem divertida e diferente, principalmente por ser escrita em forma de cartas. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca li um livro narrado no formato cartas, deve ser uma experiência muito interessante, acredito que cause a sensação de estarmos mais íntimos dos personagens. E esse livro parece ser bem bacana, apesar do tema triste tudo é tratado com humor e uma certa leveza, gostei!

    ResponderExcluir
  5. Já li alguns livros em formato de carta, acho fantástica esta forma de narrativa pois você sabe ao mesmo tempo não sabe o que os personagens realmente querem.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Gostei da premissa, achei bem criativa, e ainda mais por saber que é um livro narrado por um gay. Eu apoio demais a literatura LGBTQ e fiquei bem feliz com essa dica! Muito obrigada, vou colocar na minha wishlist :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Espero que sim:)

    Olha... eu adorei a premissa desse livro hahaha, acredito que eu vá gostar muito da leitura, é o tipo de história que eu costumo favoritar. Vou deixar salvo aqui para pesquisar por ele depois

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Já havia visto esse livro várias vezes, no entanto acredito que esta e a primeira resenha que leio da obra. Bom, eu particularmente nunca li nenhuma obra em que a narrativa se decorria através de carta, gosto de diálogos, das descrições de cenas dos personagens. Porém pela sua descrição da história e por aborda um relacionamento abusivo LGBT+ me chamou a atenção, até pelos sentimentos decorridos. Acredito que está história irá me cativar tanto quanto lhe cativou e te prendeu.

    ResponderExcluir
  9. Oiii

    Eu não conhecia esse livro, aborda um tema interessante porque tinha escutado falar sobre uma história que trouxesse um relacionamento abusivo LGBT, ainda há pouca literatura do meio e a maioria são mais romances hot ou doces, por isso achei esse original e muito interessante, ótima dica.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! É a primeira vez que leio sobre esse livro e achei ele muito diferente do que estamos acostumados em relação a histórias de relacionamentos abusivos, me surpreendi muito! A premissa já chama a atenção por si só, vou colocar na minha lista de leitura!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, mas ele me deixou muito curiosa. Primeiro, pela capa que é linda; segundo, pela toda história em si e terceiro, pela forma como é escrita. Ótima resenha!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  12. Você falando do livro eu já consegui imaginar muita coisa.
    Se um ex meu virasse celebridade depois de me largar eu surtaria kkkkkk.... Ótimo livro para ler e refletir. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Acho que já li poucos livro inteiros por cartas não é meu tipo favorito, mas não tenho problema também. Sobre o relacionamento abusivo, isso me incomoda bastante, na verdade ando fugindo deste tipo de livro rs. Mas gostei de saber que existe um livro LGBT neste estilo de cartas!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  14. olá... apesar de fugir e muito da proposta de leitura que sou acostumada a fazer, eu leria esse só por parecer divertido, embora trate de uma temática pesada... adoro personagens gays. certamente me renderia algumas risadas...

    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Nossa, não conhecia o livro, mas depois dos seus comentários fiquei curiosa. Gosto dessa representatividade e parece ser uma história divertida. Dica anotada e espero curtir tanto quanto você <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir