O Beijo de Darwin - Politica, Ciência e Religião


Hoje vim falar de um livro que acabou comigo, em todos os sentidos possíveis. Me fez pensar sobre mim, sobre minhas convicções e me fez questionar praticamente tudo que eu penso e entendo como certo e como errado. O livro é fácil de se ler, mas a cada parte que eu terminava, eu precisava parar pra digerir aquilo. 



Sinopse: Política, ciência e religião. Esses são três dos pilares fundamentais que regem as relações entre os seres humanos em sociedade. O que acontece quando esses três elementos se misturam?
Diana é uma mulher idealista que vive em São Paulo, para onde fugiu de sua cidadezinha ainda jovem, afastando-se da opressão de seus pais, o prefeito Agnaldo e a Bispa Tereza, com quem nunca mais teve contato. Na fuga, foi obrigada a deixar para trás também seus irmãos gêmeos, Aquiles e Davi.
Focada em seu trabalho acadêmico como bióloga, a doutora em genética e evolução leva a vida já adaptada à sua rotina de laboratório e aulas, encontros casuais e diversão fugaz, até que um dia, ao receber um e-mail anônimo informando sobre a morte de seu irmão Aquiles, Diana vê-se impelida a voltar à sua cidade natal, Trindade do Norte, no interior do estado, um oásis de prosperidade em meio ao caos que vivem as cidades brasileiras.
Agora Diana terá de confrontar antigos fantasmas: sua relação espinhosa com os pais, seu sentimento de culpa por ter abandonado os irmãos e o peso de amizades há muito esquecidas. Suas convicções serão postas à prova quando se encontrar no meio de uma investigação sobre a morte do irmão em estranhas circunstâncias e sobre o poder e influência dos pais na excêntrica cidade, onde tudo e todos parecem tristes personagens de um faz de conta.

Eu sei que não é do meu hábito colocar a sinopse no meio, mas eu realmente não consigo falar sobre esse livro sem precisar de, no mínimo um podcast ou a liberdade de soltar uns spoilers.

O livro é dividido em 3 partes: 

O obelisco - Aqui é quando a Diana volta pra cidade e descobre o Instituto, que também é, supostamente, uma referencia não só pros brasileiros.

A cúpula - basicamente é a parte em que a Diana descobre como que o pai dela, o prefeito da cidade e político influente, mantém aquele “paraíso intocado” que é Trindade.

A torre - aqui, a Diana questiona a mãe e o templo, a mãe Dela é bispa e influente na cidade.



Tá, dito isso, pensa aqui comigo: um instituto de ciência referencia pra muita gente mas que, reza a lenda, faz coisas um tanto suspeitas, a Bispa com um templo com uma ideologia um tanto duvidosa e um prefeito com princípios duvidosos, tem ou não tem tudo pra ser uma trama perfeita?!

Eu particularmente adoro quando esses pilares da sociedade se misturam.

Como eu falei, o livro tem 3 partes, cada parte dessa eu li em um dia, porém eu precisava de 2 pra digerir o que aconteceu. Eu tenho certeza que nunca tinha lido um livro tão intenso quanto esse, um livro que pegou tudo que eu acreditava, todo meu conceito político, ideológico, de religião e sobre a homossexualidade e questionou. Sabe aquelas cenas de filmes onde tem uma pessoa sentada na cadeira com as mãos amarradas e alguém tá lá mandando a pessoa confessar algo? Eu sou a pessoa na cadeira e esse livro tá me fazendo confessar alguma coisa kkkkkk

Também queria deixar registrado que tenho um ódio mortal da Diana, mas o livro tem um total de zero defeitos, me prendeu do começo ao fim e com toda certeza, entrou pro meu top 5 de favoritos de 2019!

Eu recomendo essa leitura pra quem curte uma reflexão e um questionamento, porque viu, é surreal! Ah, na mesma pegada, deixo a dica da série que eu vi esses dias, O Escolhido é que TEM TUDO a ver com esse livro, juro, são duas obras fantásticas! Vale a pena ver!!

19 comentários:

  1. Pela sua resenha é com certeza um tirão na cara da sociedade! Adorei! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu ainda não conhecia essa obra e confesso que logo que vi do que se tratava pareceu chato, mas lendo tua resenha fiquei bem interessada no livro, rs. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do livro faz pensar mesmo que é chato, eu mesma pensei que não iria gostar do livro quando recebi, mas acho que esse livro é a prova de que não pode julgar pela capa.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? O livro me lembrou um pouco os do Dan Brown, pela temática mesmo... Então, eu leria facilmente. Fiquei curiosa para saber mais, pois gosto muito desses suspenses sobre Instituições reais, nos ajuda a entender bem mais sobre o nosso mundo também (por mais que seja ficção rs). Adorei saber e obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Eu mesma adoro o Dan, amo ele é já li tudo dele! Realmente tem uma coisa nesse livro que lembra bem as histórias dele!

      Bom te ver aqui Nina ❤️

      Excluir
  4. Oii Bianca

    Eu curto esses livros que nos fazem refletir e esses três pilares da sociedade abordados juntos deve dar numa trama que faz a gente pensar muito. Já acho complicado livros que se dispõem a abordar religião ou ciência isoladamente, às vezes o tiro sai pela culatra completamente, mas se arriscar em expor tudo ao mesmo tempo é corajoso, me deixa curiosa pra conferir no que deu pois fica um mistério no ar que me intriga bastante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mana, eu concordo muito com você. A chance de o tiro sair pela culatra é enorme, tanto falando de um dos temas. Mas nesse livro eu vi que o autor teve um cuidado e amarrou muito bem a trama, ficou super bem feito!

      Obrigada pela visita! ❤️

      Excluir
  5. Oi, já fiquei super curiosa para ler esse livro, se te trouxe tantos questionamentos assim. Num primeiro momento a história não chamou muito minha atenção, mas seu post está me fazendo considerar a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mana, leia! Sério! Vale a pena dar uma chance, ele me trouxe muitos questionamentos positivos e eu gosto de livros assim. É realmente, batendo o olho o livro não é do seu mais atrativos, mas vale MUITO a pena ler!

      Obrigada pela visita! ❤️

      Excluir
  6. Ual, é bom quando um livro mexe tanto com você né. Basicamente você fica sem chão e isso é uma delícia de verdade né. Fico feliz que o livro tenha lhe feito questionar são as melhores experiencias. Por mais experiências assim.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais experiências literárias assim!
      Precisamos de livros que nos façam questionar as coisas!

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Fiquei curiosa com o livro, afinal como esses três pilares tão distintos podem se misturar!? Não conhecia o livro, e após sua resenha já quero muito ler eles. Adoro quanto leituras nos fazem questionar ideologias, pensamentos ou convicções. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava impossível, fiquei o livro todo me perguntando como que coisas que vivem em guerra poderiam conviver. Mas o fim foi bem satisfatório, eu gostei muito, ornou bastante com a trama!

      Excluir
  8. Olá! Temática interessante a do livro, também gosto quando há essa mistura. Parece um tipo de história que amamos odiar ou que nos faz refletir muito. rsrs
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Esse livro é bem 8 ou 80, ou você odeia ou ama, mas as reflexões são inevitáveis! Kkkk

      Excluir
  9. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, e provavelmente nunca pararia para saber do que se trata pelo título dele, mas que bom que li a sua sinopse, porque fiquei aqui já morrendo de curiosidade pra saber mais! Adorei a resenha e já anotei a dica!

    ResponderExcluir
  10. Menina, se fosse só pela sinopse eu JAMAIS leria esse livro, mas sua resenha me deixou tão curiosa que quero esse livro o quanto antes, pra entender quais os motivos que te fizeram refletir tanto assim, parabéns, conseguiu me convencer hahaha

    ResponderExcluir
  11. Olha, depois de uma resenha maravilhosa como essa é impossível não se interessar pelo livro. Eu ainda não o conhecia e já estou na maior curiosidade.

    ResponderExcluir