{Eleanor & Park - Rainbow Rowell} - Fada Redatora

Oi pessoal, tudo bem? Vocês já estão cansados de romances de época e chick lits né? hahahha
Pensando nisso, eu resolvi falar da minha ultima leitura, um YA que me envolveu, me encantou e no final acabou com meu coraçãozinho de manteiga.

Vamos lá?


Livro: Eleanor &Park | Autora: Rainbow Rowell | Páginas:328 |Editora: Novo Século | Ano: 2014 | Tradução: Caio Pereira | Nota: 4 ⭐

SinopseEleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
.

🗣️ Eleanor & Park é o primeiro livro da autora e eu desejava à tempos conhecer. Não apenas a escrita mas a trama também.


Aqui começamos com nosso primeiro encontro no onibus escolar. Eleanor é a nova aluna da escola de Omaha além de ser e ter um estilo um tanto peculiar. E do outro lado, com o unico lugar vago no ônibus, nós temos o Park, ele é calado, na dele e sempre com fones no ouvindo no volume máximo e aceita de muita má vontade que Eleanor sente ao seu lado.


A aproximação de ambos se dá por um interesse em comum: gibis e musica. Park começa a notar que Eleanor lê os gibis de rabo de olho e fazendo o máximo para que ninguém note. O que não contavam é que essas leituras e indicações de musicas estreitassem a relação dos dois.


O inicio eu achei meio bobo e pensei que não fosse gostar por estar achando o livro um tanto bobo demais, por conta dos pensamentos, falas e atitudes dos personagens em principal o Park. Mas o livro acabou me pescando quando eu conheci o outro lado da vida de Eleanor. A vida antes de se mudar, a vida antes da separação dos pais, antes do padrasto violento, a vida antes de ser expulsa de casa e a vida durante e após a escola.


Rainbow trabalhou assuntos muito delicados nesse livro, aqui temos bullying, preconceito, abandono parental e violência domésticas e tudo isso tratado em um YA. Eu passei a ter um novo olhar para o livro diante desses assuntos abordados. Meu coração pesava a cada frase de mal gosto escrita em algum livro, alguma piada sobre o corpo e cabelo de Eleanor ou por conta da 
descendência do Park, a cada cena de violência domestica vivida por Eleanor e seus irmãos.

O Livro é narrado em terceira pessoa e a autora fez uma construção de personagens muito boa, ela não forçou ou pesou por conta da idade e e o que acontecia em volta. Vemos uma evolução na maturidade de Park e o que ele sente por Eleanor é o ponto chave para tudo isso. Por diversas vezes me irritava com suas atitudes, até compreendia por ser Adolescente e ainda mais sendo do sexo masculino então eu não estava podendo exigir muito nao é mesmo? Mas tudo que ele sente por Eleanor o transforma. Ele deixa de ser preconceituoso com a propria, enxerga o melhor de Eleanor e faz tudo, porque o amor transforma.


Ambos estão conhecendo a paixão e o amor pela primeira vez, então tudo pra eles é sempre como aproveitar o dia como se fosse o ultimo ou "ele é o ar que eu respiro" e a Rainbow fez isso numa dose nada enjoativa para quem lê. Me peguei rindo em meio as declarações de um para o outro e senti falta dessa fase de descobertas. Dei muitas boas risadas com Eleanor, ainda mais quando ela vem com um "GENTE" porque sou eu todinha hahahahaha as metáforas que usam, as piadinhas. Eu amei esses dois. Só que nem tudo é final feliz, e aqui não temos um final. Fiquei querendo saber o que acontece depois do postal, o que acontece com a mãe e os irmãos de Eleanor, e o pai, a família de Park e o próprio Park. Essa falta de final ou digamos um final em aberto, me deu um gostinho de quero mais um livro hahahahaha e é por isso que não dei 5 estrelas, essa falta de mais uma coisa.



Separei dois quotes que me mostram bem sobre Eleanor e outro que mostra o que falei a mudança de Park

Ele guardou a caneta no bolso, depois pegou a mão dela e a segurou contra o peito por um minuto.
Foi a coisa mais gentil que ela poderia ter imaginado. Teve vontade de dar filhos para ele, além dos próprios rins.
- Um encontro - disse ele
- Praticamente - ela completou.


Ele virou de bruços e enfiou o rosto no travesseiro. Pensou que não mais de importaria com o que as pessoas pensariam dele. Pensou que amar Eleanor era uma prova disso.
Mas continuava encontrando porçoes de futilidade dentro de si. Continuava encontrando novas formas de traí-la.


Agora eu quero falar sobre a parte técnica do livro e o trabalho da Editora. Bom a edição que li, ela é uma versão Slim, e eu amei que ela é de paginas amarelas e não são finais a ponto de você ver o texto de trás além do fato da pagina ficar com marcas de dedo, aqui nessa edição a folha é mais grossa. Outra coisa que não esperava dessa versão slim era o tamanho de letra, ta confortável, principalmente para o tipo de edição que é. Foi um trabalho bem feito pela editora, e também por ser uma edição mais acessível. Você encontra por no máximo 10 reais em feiras ou em promoções como foi o meu caso. Mais um ponto extra: O trabalho do Caio na tradução foi bem coerente e me pergunto se ele também se pegou rindo toda vez que vinha um "GENTE" da boca ou pensamento da Eleanor.

Um livro 4 ⭐ que eu indico de olhos fechados!

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado, e boa leitura!! ❤️


9 comentários:

  1. Se tem uma coisa que eu nunca me canso é de romance de época. Kkk.
    Mas entendo que é sempre bom mudar não é?! Pois bem. Eu já li esse livro e ele não me tocou tanto quanto você. Mas eu gostei também. E adorei sua resenha. Está de parabéns pela lindeza escrita.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca li nada dessa autora, mas sempre vejo falarem bem. A premissa não faz muito i meu etilo, mas curti saber que ela aborda bem os temas.

    Quanto a final aberto, dependendo de toda a trama que envolveu o livro, eu curto, mas em alguns casos, e pela sua posição me pareceu ser esse, não. Bem, quem sabe encare ele um dia, quem sabe.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. me lembro que no boom desse livro eu cheguei a iniciar ele mas nunca dei continuidade e com o tempo deixei de lado e esqueci, é uma historia que ainda me atrai mas que nao me motivo a ler =(

    ResponderExcluir
  4. Que resenha amorzinho!! Fluida e com tanta essência <3

    Eu nunca li esse livro e confesso que ele estava na minha lista de "não quero ler" hahaha mas você mudou minha perspectiva! Acho que apesar de bobo (você também achou de inicio e mudou de ideia, eu preciso tentar a leitura e tirar minhas próprias conclusões e REAIS!!

    Sério, de todo coração, amei ler esse post e amei redescobrir essa obra! Obrigada <3

    Beijos, Karol Vicente.
    www.palavrasambulantes.com

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Todos os livros da autora terminam com essa sensação de aberto, porque a mesma confessou que nada na vida finaliza de verdade e por isso ela opta por essa continuidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca, eu adoro estas histórias bem dramáticas e com personagens que mudam no decorrer da narrativa. tenho muita vontade de ler este livro e mais ainda depois de ler tua resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo YA <3
    Na época que dei uma chance para essa leitura, não consegui me sentir tão envolvida com a história. Decidi reler um tempo depois e amei <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  8. Eu quero tanto ler esse livro, acho a premissa dele muito interessante e parece ser uma leitura que me agradaria. Gostei bastante de ver a sua opinião sobre ele

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Ah que legal! Eu tenho esse livro aqui também, na mesma versão, e ainda não tinha procurado uma resenha sobre. Vendo a sua fiquei bem animada, afinal será meu primeiro contato com a autora, e posso esperar um romance YA fofo. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir