{Orange Is The New Black - Série x Livro} Fada Redatora

Oi pessoal, tudo bem? Hoje eu queria trazer um post um pouco diferente pra cá.



Saiu  a sétima de temporada e ultima de orange is the new black e eu pensei em falar um pouco sobre.
Vocês sabem que no inicio de abertura da série, vem escrito que a série é baseada no livro de Piper Kerman, certo?
Bom, o livro aqui no Brasil foi publicado pela intrinseca e eu só fui descobrir isso na Bienal de 2015 quando achei no Stand da propria editora na parte de promoções. Soltei um belo berro em seguida de surtos porque eu não imaginava, além de que não vejo ninguém falando sobre.

Mas Vamos ao objetivo do post.

No livro assim como na série, narra a vida da Piper quando é condenada. Digamos que a primeira e a segunda temporada levam de maneira bem rasa o que o livro trata. A Piper do livro é TOTALMENTE diferente da Piper que conhecemos na série. Falo em relação a prisão, a vivencia e o que fez após a sua liberdade. Eu incentivo a leitura do mesmo por conta da carga que ele tem e do trabalho que Piper fez ao final.






Bom, sobre a série, O grande alcance da Netflix, foi quando ela percebeu que existem outras pessoas além apenas da Piper. Vimos as mais doloridas historias e as mais emocionantes, realidades que para nós é distante, o machismo, racismo e homofobia sendo tratado de maneira bem crua. Mulheres sendo vistas como objeto sexual. Além do assunto drogas presente em especial nas duas ultimas temporadas.

Netflix também abordou sobre imigração e o sonho americano que tanto almejam. A triste realidade da deportação e a luta diária para ter o que comer e dar uma vida melhor para os filhos. As idas por anos com esse objetivo e perdendo de perto o laço com os filhos.

A série e livro possuem seus pesos. A carga da série vai além da de uma garota branca privilegiada que vai para prisão. Ali temos mães, filhas, irmãs, mulheres violadas , com sonhos e sozinhas. Temos uma critica ao sistema. E o livro mostra  como Piper cresce como pessoa com a experiencia que ela teve e o proveito que ela tira disso.

Eu recomendo ambos e para esse ultima temporada eu deixo meu coração. Sabemos que na vida real nem sempre temos finais felizes e em orange is the new black não seria diferente.

Espero que tenham gostado. Boa leitura e maratona ❤️

34 comentários:

  1. Então, nas primeiras duas temporadas tudo gira em volta da Piper (que não tem nada a ver com a Piper do livro) mas depois, parece que a Netflix acordou e viu que é algo além da personagem. Começam a explorar as falhas do sistema, o preconceito e historias que estão ali. Me vi apegada as personagens secundárias que depois se todas se tornaram principais.

    ResponderExcluir
  2. Eu não consegui me apegar muito à série, assisti poucos episódios e acabei abandonando.
    Não sabia que tinha livro, acho que esta é a oportunidade de eu tentar me reaproximar da história e talvez possa dar uma chance para a adaptação hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série vai além da Piper, vai por mim! Tem histórias lindas e emocionantes fora as criticas sociais. E mais uma coisinha, a Piper do livro é diferente da Piper da série ;) <3

      Excluir
  3. Oi, já ouvi muito o nome da série e do livro mas ainda não tinha parado para saber mais sobre o que era. Lendo seu post, fiquei com vontade de assistir a adaptação, mas especialmente de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz quando acaba surgindo vontade hahahaha mas dou uma dica para você ir além do que é mostrado nas primeiras 2 temporadas. Vai além da menina loirinha da cidade que foi parar na prisão. Eu gosto mto de ambos!

      Excluir
  4. Olá!

    Eu já vi bastante sobre essa série mas ainda não dei oportunidade por ser grande rs mas adorei saber que tem um livro e que aborda tantos temas necessários.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acabou em 7 temporadas e com muuuito assunto falado. A série se baseia bem de leve no livro nas primeiras duas temporadas, dps a Netflix vai para uma outra pegada e fica bem bacana. Em relação a Piper, a do livro é melhor que a da série. Dps me diz o que achou <3

      Excluir
  5. Gosto quando as coisas se aproximam do real... Essa história de ter que ser um final feliz é de uma estupidez incrível. O final tem que ser ao que se dispõe e ponto final. Fiquei feliz com o registro da sua resenha. Que venha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, e por mais que eu goste quando chega perto dessa realidade me peguei esperando um final feliz de outras personagens que acabei me apegando. Mas isso não tirou o brilho dessa temporada final de OITNB <3 obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. Eu gostava muito da série. Lembro que quando estreavam as novas temporadas, eu assistia tudinho de uma vez. Agora, não sei se me perdi na 5a ou 6a. Sei que estou bem atrasada...
    E perdi um pouco o interesse de ficar vendo séries diretão. Quem sabe eu consiga colocar em ordens os eps que não vi.
    Sobre o livro, eu já o vi. Mas, não tive interesse. Que legal você ressaltar que cada qual tem seu peso diferente.

    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Quinta temporada é lendária. A sexta reforça a critica sobre o sistema, ta bem bacaninha mas vai no seu tempo. Eu por exemplo só vejo uma temporada toda em uma semana e olhe lá, n curto mto forçar tbm. Obrigada pelo carinho <3 depois me conta o que achou! bjss

      Excluir
  7. Eu ouvi falar mesmo que a Piper é bem diferente no livro! pretendo ler assim que terminar a série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha confesso que esperei pelo menos o final da personagem parecido com o do livro maaaaaas segue o baile né? Depois me conta o que achou de ambos ;)

      Excluir
  8. Apesar de a série ser bem famosa, eu nunca assisti, tenho vontade. Acredito que seja um pouco diferente do livro, a série por ser longa, precisa adicionar conteúdo. Ótima dica, adorei o post.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles seguem mais ou menos até a segunda temporada. Mas a Piper do livro é diferente da Piper da série, acho bacana dar uma chance aos dois!
      obrigada pelo carinho! BJSS

      Excluir
  9. Eu comecei a assistir mas parei. Odeio série sem final :( kkk agora que tem o final vou voltar a asisitir. Eu não sabia do livro,já quero!
    Beijos
    www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, quando é assim fico mais ansiosa ainda. Depois me conta o que achou desse final de temporada <3

      Excluir
  10. Eu adorei a série - apesar de não ter terminado. É bem isso o que falou, mostra muito tipos de pessoas e suas crenças e sonhos.
    Que legal que a Piper representada na série não tem haver com a do livro/vida real, pois ela é uma das piores personagens de série (na minha opinião)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e acho que a netflix percebeu e mudou beeeem o rumo da série! Mas eu gostaria que a Piper tivesse o mesmo final que a Piper do livro, ainda mais por conta do que rola na ultima temp. Deixei muita coisa no ar né? hahahaha espero que goste e me conta o que você achou, bjss <3

      Excluir
  11. Oiieee

    Eu tenho muita curiosidade em ler o livro, tb descobrir hà pouco tempo que ele havia sido publicado, acho que não teve tanta divulgação por parte da editora. Essa série vai deixar saudades quando terminar, é tão ampla e dura, realista, vale a pena conferir cada capitulo

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, n vi tanta divulgação. Eu sabia que tinha livro, por conta da própria abertura da série mas nem fazia ideia que tinha publicação aqui e calhou de ver num stand de promoção da própria editora.
      Eu já estou com saudades das minhas detentas mas feliz com o desfecho que a série teve.
      Obrigada pelo carinho, bjss <3

      Excluir
  12. Olá,

    Sou muito curiosa nessa série, mas até hoje só enrolei pra assistir kkkk super curti sua crítica, vamos ver se crio coragem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que a Piper dá uma impressão ruim nas primeiras duas temporadas mas dá uma chance, a série tem muita coisa e critica para mostrar. Depois me de diz o que você achou! bjss <3

      Excluir
  13. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia o livro!!! Ainda que ja tenha ouvido falar imenso da serie, a qual nunca vi.

    Enfim, acho otimo que, acima de tudo, tantos temas sejam abordados a partir dessa premissa! E temas tao importantes e infelizmente atuais!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um deles que me chamou mais atenção foi sobre "o sonho americano" que vemos ser algo muuuito atual e discutido no governo atual do Trump. Não se engane pelas primeiras duas temporadas, a série toma um rumo diferente e vai muito além que pensamos.
      obrigada pelo carinho, bjss <3

      Excluir
  14. Oi, tudo bem? Acho interessante fazer essa comparação série x livro. Principalmente quando já assistimos grande parte da série. Com Outlander li o primeiro livro mas assisti todas as temporadas e apesar de ser um pouco diferente acredito que os produtos foram bem fiéis à obra. Pensei em ler O conto da Aia já que assisti também todas as temporadas de The handsmade's tale. Essa que você indicou ainda não assisti mas acompanhei uma semelhante a Vis a Vis conhece? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to vendo uma baita hype com Vis a Vis e to querendo terminar mindhunter para iniciar essa. Sobre o conto da aia, a primeira temp é praticamente todo o livro, lê e se surpreenda com o peso que esse livro. Série e livro do milênio hahahaha

      Excluir
  15. Acredita que eu não me interessei nem para ver a série nem para ler o livro? NA verdade eu só descobri agora que tem o livro porque eu imaginava que era só a série

    ResponderExcluir
  16. Não assisti nenhuma temporada dessa série, mas meus amigos gostaram e confesso que fiquei curioso. Pretendo assistir nas férias.

    ResponderExcluir
  17. Antes de tudo: eu não sabia que tinha livro haha. É uma série que não me desperta tanta atenção, não sei bem porque. Mas após falar para uma amiga que eu queria assistir Vis, ela insistiu horrores para que eu assistisse essa. Acredito que tem umas diferenças entre um e outro, né? O que é super normal haha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  18. Essa última temporada foi de doer o coração. E aquela mãe que teve que deixar os filhos nos EUA e voltar para o país de origem? Pra piorar, ela tentou voltar, quebrou a perna no deserto e o coiote a deixou lá, sozinha. Ainda levou a mochila dela! CHOCADA!! A série não mostra o que aconteceu depois, mas a gente até já imagina... :'(
    Achei muito legal eles terem focado na parte da maldade que eles fazem com os imigrantes. É uma maneira de denunciar os abusos e crueldades que acontecem por lá.

    Enfim, adorei seu post e vou sentir saudades dessa série também.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. eu adoro essa série, fiquei triste com o fim dela e com o fim de alguns personagens e tals , mas ainda nao li o livro.

    ResponderExcluir
  20. Oii tudo bem
    Já ouvi falar da série porém já tentei ver duas vezes porém não gostei acho q não é o tipo de série pra mim infelizmente:( quem sabe na próxima.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Confesso que não sou de assistir séries, foco em filmes e leituras, por isso, quando você falou do livro eu já me interessei. Eu não sabia que essa série era baseada em um livro!

    Beijo.

    ResponderExcluir