{OPINIÃO} Da Tua Rosa - Laís Lacet


Eu sempre acreditei que todo mundo tem um livro de fantasia que marcou a vida (na verdade, passei a acreditar depois de Harry Potter). Comigo sempre foi Harry Potter e depois eu acabei adicionando a trilogia dos Jogos Vorazes nessa lista, são histórias que eu amo muito e sempre que eu posso, eu releio e todas as releituras são diferentes, acabo encontrando coisas novas ou aprendendo mais alguma outra coisa, as vezes eu só amadureci e interpretei a história de outra forma. Da Tua Rosa, um livro que eu realmente não sabia o que esperar, entrou pra essa lista de livros que me mudaram e que eu sempre vou reler e espero me surpreender a cada leitura.

Eu já tinha ouvido falar da Lais, mas meu primeiro contato com a escrita dela foi em Caçadores de Tempestade que é uma novela que faz parte da coleção Todas as Letras do Arco Iris, publicada pela editora Resistência.


Da Tua Rosa é uma fantasia medieval contada por meio de cartas que é algo que eu AMO! Não posso ver um livro escrito assim que eu já começo a ler com altas expectativas. E sem contar que ele foi vencedor do The Wattys, que é a maior premiação do Wattpad, mas mesmo assim, eu não sabia muito bem o que esperar e isso foi ótimo.

Logo de cara a gente entra em uma biblioteca e somos levados a procurar um livro, a partir dai, a história começa. Eu devo confessar que demorei pra entender quem era quem, os mundos, as palavras que eles usam, mas não que isso tenha tornado difícil, eu realmente demoro MUITO pra entrar no mundo do livro e acompanhar as coisas. A Primeira carta é da Rosa, a rainha das Aesyr (as fadas do continente de Ealin) para o Rei de Morat (detalhe, a gente não sabe quem é esse tal desse Rei, MAS QUANDO DESCOBRE…). 

Tá, calma, deixa eu explicar melhor. Há muito tempo, essa ilha das fadas e dos elfos foi invadida por humanos e teve uma guerra e uma das fadas, meio que pra parar a tal da guerra foi lá e se casou com um humano e virou a “Rainha” por assim dizer, a primeira de todas, e a Rosa e a Irmã dela são dessa família, elas são mestiças, mas nascem com asas.

Deixa eu parar de falar, vou contar a história toda



EU NÃO TENHO ESTRUTURAS PRA ESSE LIVRO! NINGUÉM TÁ PRONTO PRA ESSE LIVRO!

Com toda certeza, foi um dos melhores livros nacionais que eu já li. A Lais foi muito perfeita na narrativa e na construção de tudo e mesmo que eu tenha demorado pra entrar no mundo (isso se deu aos 20%, mas entenda que o livro é grande) quando eu entrei foi de cabeça e simplesmente não existe a possibilidade de parar de ler. 

Cada carta é um surto diferente. Acho que a pior parte do livro, pra mim, foi a Rosa contando de como a Mãe dela morreu e de como ela perdeu as asas, tudo isso na mesma noite, eu realmente não consigo lidar com aquela cena, fiquei sem fôlego e chorei, aquela cena foi pior que muita coisa do livro O Conto da Aia, e olha que eu sofri naquele livro.

A vilã da história é uma fada que nasceu sem as asas e por isso ela sofreu pacas, o nome dela é Brona, e meu anjo, que vilã incrível, nossa senhora! Na verdade, todos os personagens são muito incríveis, todos eles são muito reais (não achei palavra melhor), no sentido de que, os malvados têm as suas razões e os bonzinhos também tem as suas motivações que as vezes nem são tão legais assim, eu gosto muito de livros de fantasia assim, quando é um negócio meio óbvio, tipo nos clássicos, eu sinto vontade de jogar o livro na parede. 



Outra coisa que eu acho que vale a pena ressaltar é a relação das raças, achei muito legal isso da Lais ter abordado o preconceito/discriminação dentro da própria raça e de uma raça pra outra, achei muito corajoso, ok que estamos numa fantasia medieval e tem ali uma possível guerra e tal, mas mesmo assim, a relação de preconceito e de empatia que é trabalhada no livro me chamou muito a atenção.

Sobre o final, bem, é difícil de falar. Quando eu acabei, a Maria veio falar comigo e a gente concordou em um ponto: O final do livro é uma questão de fé, não fé religiosa, fé mesmo, o momento que você tá vivendo, o modo como você interpreta a história, mas eu só chorei e cuspi longe meu café porque foi difícil.

Por último, só posso dizer, por favor, leiam esse livro que eu preciso conversar com alguém e saber das interpretações da pessoa. E me desculpem meus pensamentos fora de ordem, é que realmente esse livro acabou comigo. O livro tá disponivel de graça pra quem assina Kindle Unlimited.

28 comentários:

  1. Fiquei desejando um filme com esse livro!! Muito lindo!!

    Um beijo

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagina que filme que daria, nossa, até eu quero agora hahahahahah

      Excluir
  2. Ola tudo bem???
    Na verdade eu nao conhecia mas ao ler ja fiquei com vontade de conferir na integra.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a obra, mas já estou muito curioso, pois curto demais fantasia e ainda mais essa que se passa na era medieval, que gosto demais também,então o meu interesse está muito grande. Anotei a dica e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    A escrita da Laís é rica,flui muito bem.O enredo é muito bem construído e a autora conseguiu desenvolver muito bem a historia..

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei sua resenha, achei a obra singular, e fiquei bem curiosa para ler também, eu adoro fantasia então anotei a dica de leitura!

    ResponderExcluir
  6. Fantasia sempre me interessa. Vou olhar com carinho para esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Vou ler, me prendeu nessa parte:
    As escolhas que fazemos são nossa maior bênção, suas consequências, nosso maior fardo
    (é bem verdade isso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O livro tem uns quotes maravilhosos! Tem mais um monte no instagram da Lais!

      Excluir
  8. Olá!

    Sempre temos um livro de fantasia favorito, os meus são os mesmos que os seus, com a adição de Crepúsculo.
    Não tenho lido muitos livros de fantasia ultimamente, mas sua resenha está tão animada que é impossível não ficar curiosa a respeito da história, ainda mais por ter fadas no enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem fadas, tem elfos, tem tudo que eu amo nessa vibe de fantasia!
      Eu tenho um carinho grande por crepusculo, hoje em dia não sou fã, mas ainda preservo um carinho enorme!

      Excluir
  9. Oi!
    Interessante a premissa do livro. Geralmente eu não gosto de livros em forma de cartas, mas essa história parece ser muito bom e com a sua animação parece ter sido muito bem escrito pela autora.

    Adoro histórias em que vilões são mais humanizados no sentido que conhecemos de verdade seus motivos para serem tão ruins.

    Silviane Casemiro
    Blogueiras Cansadas@Blogueiras.Cansadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que a narrativa epistolar fez todo sentido nesse livro, se ele tivesse outra narrativa, acho que não seria tão bom quanto é. Vale a pena tentar!

      Excluir
  10. Mulher! Isso que é vender um peixe...
    Tem jeito de ler essa resenha e não querer cair pra dentro dessa história na hora?
    E eu tô numa vibe medieval que só por Deus.
    No momento estou quase terminando o primeiro livro da trilogia Crônicas de Artur do Bernard Cornwell.

    Beijão
    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahahahahahahaha
      Vendi o peixe mesmo hahaha esse livro é maravilhoso, quero que todo mundo leia pra eu ter com quem conversar!

      Excluir
  11. Olá Bianca,

    Ainda não conhecia o livro, mas depois do seu post fiquei me corroendo para ler. A sua animação ao falar da obra foi palpável e conseguiu despertar tal animação em mim também. Amei conhecer e com certeza vai para a minha lista de livros desejados. Arrsou na dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa história é realmente fantastica, eu adorei conhecer cada página! Foi sensacional! Obrigada pelo elogio!

      Excluir
  12. Você falou com tanto entusiamos que fiquei querendo conhecer a obra. Ando mesmo num momento de fantasia. E essa parece trazer outros facetas para esse seres, fada e elfos.

    ResponderExcluir
  13. Oi, que bom saber que o livro está no Kindle Unlimited, pois depois de conferir sua opinião, eu preciso ir correndo fazer essa leitura! Amo histórias que envolvam fadas, gosto disso de ser escrita em forma de cartas e me parece ser uma trama cativante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo, acho que tudo que é escrito em forma de cartas tem um mistério muito bom, eu gosto muito dessa narrativa.
      Leia e me conta depois!

      Excluir
  14. Olá,
    Nunca dei sorte com livros com fadas, acho que se salvar um de todos que eu li é muito. Pra mim este tipo de história sempre cai na coisa mais teen ai me irrita hahaha. Este ao menos parece um pouco mais diferente.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse ta mais pra um livro mais adulto, ainda pela linguagem que a Lais usou e os elementos, não acho que seja um livro teen

      Excluir