{CAFÉ BRILHANTE} Camila Martins


Olá brilhinhos, como estamos hoje? O post de hoje é uma entrevista que eu ava realmente ansiosa pra fazer, pois a Camila é uma pessoa muito importante pra mim e tudo que ela escreve eu amo muito! Senta ai então e vamos tomar um café!



Como, quando e porquê você decidiu que queria ser escritora? Como que foi seu começo nesse mundo e qual a sua trajetória até agora?

 - Escrevo desde os 10 anos, talvez antes. Aquelas historinhas infantis. Com 12 comecei a compor algumas poesias e contos. Tendo como exemplo meus pais que liam muito e minha mãe que que se aventurava na escrita de textos variados. Com 16 surgiu o primeiro livro finalizado, porém só com 26 eu resolvi que queria escrever mais, que queria criar mais, incentivada por amigas que os grupos literários do Facebook me deram. Aí surgiu Pirados, que bombou no wattpad. O wattpad mudou tudo para mim, me abriu a primeira porta, sem essa plataforma talvez eu não tivesse começado a compor minhas obras, a interação com o leitor me.motiva demais. Ainda não estou onde quero chegar, sou uma autora engatinhando e buscando guiar meus livros para mais estantes do país. Um dia chego lá!

Sobre céu de menta, o quão importante é ter um livro que aborde o autismo? Porque eu mesma, só conheço livros acadêmicos sobre o assunto, nunca li nada sobre isso, sem ser o Céu. E também, o quanto da sua filha, de você e do seu marido tem naquele livro? 

 - Eu acho fundamental essa quebra de tabus. Céu de Menta é um romance doce que traz o autismo como parte da vida e não como personagem principal roubando cenas e gerando dramas. Ele faz parte da trama e da vida da Ana de forma natural. Eu quis que fosse assim para não forçar um esteriótipo, para apenas trazer para as pessoas de forma simples como é o espectro. Lógico que eu trouxe um autismo brando, há ainda outros dois níveis e o severo é o que mais castiga, seja a pessoa ou os familiares. Com o livro, talvez surja interesse na pesquisa do transtorno, abrindo os olhos das pessoas e diminuindo o preconceito. 
Escrevi para que minha filha autista possa no futuro ler um livro e se sentir representada de forma natural, não em suas crises, mas em seus dons. Esse livro tem todo o meu coração. Confesso que queria ser como a Carolina, mãe da Ana, um dia quem sabe? Já Roberto tem bastante do meu marido. Pequenas adaptações para compor os personagens e criar uma história o mais realista e sutil possível. 


Agora sobre a trilogia das Rosas, cara, de onde saiu a ideia de falar sobre isso? Uma critica social tão sutil, mas ao mesmo tempo tão forte em forma de distopia! Eu mesma achei essa sacada genial.

- Olha, eu não sei bem quando e como surgiu o desejo de trazer esses temas complicados para discussão. Eu imaginei um mundo dividido onde os livros não mais importavam e nesse cenário, o último concurso literário, atraindo escritoras das sombras, mulheres fortes de diferentes formas com histórias de luta e determinação. Aí, enquanto escrevia, as críticas vieram sozinhas na minha mente, como se sempre estivessem lá, só aguardando a chance de saírem e ganharem o mundo. Porém tudo começou mesmo com a ideia de que a houvesse um concurso, um reality que eu pudesse participar, qual seria? A única resposta foi: escrita e então voilá! Estou com o livro 3 quase pronto e com uma enorme sensação de dever cumprido.

Sobre a série dos Recomeços, de onde surgiu a ideia de criar essa série?

Veio Pirados, um livro que eu compus para o wattpad, trazendo os bons clichês que as pessoas gostam, mas de um jeito um tanto fora do clichê kkkk é estranho, mas foi assim. Então as leitoras se apaixonaram por um dos personagens, me pediram livro dele, eu fiz: Correspondidos, nele outro personagem maravilhoso apareceu e o livro Marcados apareceu, que por sequência trouxe Sentidos e para finalizar Reencontrados. Todos retratam membros da família Marra, a melhor família da literatura hahaha gente como a gente, todo mundo se identifica. Por isso que a série faz tanto sucesso.



Todos os seus personagens são muito reais, você se inspira em alguma pessoa ou sai tudo da sua cabeça mesmo?

- É uma mistura. Junto um pouco de tudo que vejo e conheço. Faço com que se pareçam com pessoas conhecidas de todo mundo, gente que a gente.poderia esbarrar numa esquina ou morar do lado. Eu amo isso.

Como é ter livros publicados por editora? Porque poxa, praticamente todos os seus livros tem casa e você faz um sucesso tremendo, tanto nos físicos quanto na amazon!

- Encontrar uma editora boa é complicado, mas elas existem e eu tenho o prazer de fazer parte de duas delas. Ter livros por editora é um sonho que alcancei. Quanto ao sucesso tremendo, ainda é utopia para mim, mas quero kkk


Cê tem algum autor preferido? Você acaba se inspirando nele pra escrever seus livros?? 

- Érico Veríssimo. Amo a forma como ele cria rotinas. Quero ser como ele quando crescer. 

Agora uma coisa meio complicada: de uns tempos pra cá, eu tenho me aprofundado um pouco mais no mercado editorial e nas editoras e vi tanta coisa errada que quase me deu vontade de jogar tudo pro alto, sem contar essa crise danada no mercado editorial. Cê tem sentido essa dificuldade também? Quais foram as maiores dificuldades na sua carreira até hoje?

- Dificuldade sempre existiu nesse meio. As pessoas são complicadas, cada um só pensa no seu lado, há tretas e desunião. O mais difícil é se manter ileso e positivo diante das crises, mas eu tento não surtar todos os dias.

Quem você é quando não ta escrevendo?

- Leitora viciada, mulher com receios e certezas que se mesclam nas crises de ansiedade. Sou mãe e esposa. Amiga para todas as horas. Precisando de um ombro amigo, só chamar. 



Agora é meu momento de biscoitar tá?! A gente vê que tem muita gente que tá cada vez mais buscando a opinião de um blogueiro que gosta antes de ler um livro, eu mesma recebo muitas fotos e muita gente falando “poxa, eu li um livro que você falou aqui e eu amei” e particularmente eu acho isso o máximo! Mas e do seu lado? Essa coisa de confiar em blogueiros funciona mesmo? Traz resultados?

- Ah eu amo as parcerias. Me trazem muitos resultados positivos. Queria poder ter mais condições financeiras para mandar muitos presentes para vocês que me ajudam tanto. Esse dia vai chegar, fé no Pai! Hahaha mas sem os blogs e igs, eu não teria metade do alcance que tenho hoje. Vcs são demais!!

Alguma vez você imaginou que conquistaria tudo isso com seus livros? 

- Nunca! Eu queria só ter um exemplar na minha estante e deu. Sou muito realizada, apesar de ainda ter muitos sonhos literários.

Como que cê se organiza pra escrever? Tem uma rotina, uma preparação ou é na base do vamo que vamo? E quando vem uma ideia e você tá, sei lá, lavando roupa (peguei uma situação bem aleatória mesmo) como que faz pra essa ideia não se perder?

- Eu escrevo a partir das 14h até o capítulo encerrar, as vezes leva 8 horas para finalizar. Na trilogia de distopia, desenvolvi um novo meio de compor: eu rabiscos tudo no meu caderno e depois passo para o PC. Isso ajuda a manter a linha da história. Tem vezes que ela tá tão nítida que viro a noite pensando e estruturando mentalmente. As ideias normalmente surgem em situações aleatórias kkk lavando louça, tomando banho, andando de carro. Aí guardo tudo na cabeça até por no papel.

Como que faz pra escrever um romance com personagem autista, depois uma distopia, depois drama e eu sei que cê escreveu até hot! Como que pode isso? Num é difícil diferenciar as coisas? Ou só flui normal?

- Não é difícil. Cada livro tem seu clima e eu mergulho nele de cabeça. Depois que ele acaba, eu saio da imersão e vamo pra próxima! 



Eu abri a caixinha de perguntas no meu Instagram também, agora vamos as perguntas de lá!

Porque você mata tanto personagem? (A maioria das perguntas foi isso)

Kkkkkkkk ah a morte faz parte da vida. Morre gente todos os dias de diversos modos. Eu gosto de criar contextos realistas, há quem não goste, que prefira romances puramente fofos e inteiramente felizes (tenho livro assim também). Só tem um livro meu que não morre ninguém e o que mais morre é na distopia (livro 2 e o 3 nem se fala). 

Você já teve um trabalho seu plagiado? Se sim, como cê lidou? Acho que não tive ainda. 

Qual a pior parte de ser escritora? A insegurança da receptividade que a história terá, a insegurança no futuro (se o livro será publicado e terá boa saída), a insônia e lidar com picuinhas. (não necessariamente nessa ordem)

Qual seu maior sonho? Literário? Virar best seller.
Qual sua música preferida? She wolf
Qual sua comida preferida? Pastel de queijo
Um lugar pra viajar? Florianópolis 

Bom pessoas, esse foi meu papo com a Camila, vou deixar aqui algumas das redes sociais dela pra vocês acompanharem o trabalho dela, espero que tenham gostado do café de hoje!


19 comentários:

  1. Ahhhh que lindo!!!! Amei amei amei 😍 obrigada Bia ❤️

    ResponderExcluir
  2. Amei! Arrasaram!! 👏👏👏👏😍💖

    ResponderExcluir
  3. Eita, conhecendo a Mila um pouco mais 😍😍😍 sucesso xará

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Adorei a entrevista, não conhecia a autora. Achei maravilhoso ela falar sobre autismo. Eu já li alguns livros ficcionais sobre o assunto e, a cada leitura, eu me apaixono mais por esse universo. É tanta coisa bonita pra gente aprender! Vou procurar os livros dela, com certeza! <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei o post e saber sobre o livro, não conhecia e fiquei intrigada com a leitura dele, achei bacana sua entrevista e gosto muito do tema abordado acho importante falarmos a respeito sempre que possível.Eu sempre quis escrever além do blog, mais fico com medo e receio, admiro quem faz!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos💋💋!!

    Meu Blog: Loteria Vida Cap

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Ahhh, que tudo essa entrevista! Não conhecia os livros da autora ainda, mas com certeza fiquei curiosa para ler. Adorei conhecê-la!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem?
    Tenho visto algumas impressões sobre esse livro e todas muito boas!
    Adorei ler a entrevista, pois nos dá uma ideia de como é o criador por trás da obra e tudo mais!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conheço ela, mas pelo que vejo ela parece uma Shonda Rhimes que mata todo mundo na história kkk ou perto disso.
    Fiquei bem interessada por esse livro, quero muito ler.
    Amei a entrevista.

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer mais uma escritora brasileira, a entrevista ficou muito legal.

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais de conhecer a escritora, ainda mais por ser uma brasileira, a literatura nacional está repleta de mentes brilhantes e nos dando cada vez mais orgulho. Gostaria muito de ler as obras dela.

    ResponderExcluir
  12. Ótima entrevista, adorei conhecer um pouco sobre a escritora.

    ResponderExcluir
  13. Eu estava amando a entrevista, até ler que a autora mata muitos personagens, rsrs, aí já não sei se meu coração de leitora vai aguentar ler os livros dela e sofrer, rsrs. Mas, fora isso, a entrevista ficou maravilhosa e eu gostei muito de conhecer mais sobre a autora.

    ResponderExcluir
  14. Sempre bom conhecer autores nacionais e saber mais sobre sua trajetória.

    ResponderExcluir
  15. Oi Bia! Eu já ouvi falar da Camila, volta e meia a vejo por grupos literários. Principalmente sobre Céu de Menta. Mas, nunca li os livros dela. Acho muito bonito ela trabalhar com o tema do autismo, principalmente sendo alto tão pessoal. Não sabia que ela já tinha outros livros lançados, mas achei muito legal. Adorei a entrevista. Principalmente na parte que ela fala do meio literário. Zero mentiras quando falou que é muita gente querendo passar por cima, muita treta e muita desvalorização. Uma pena.
    Ameeei mesmo a entrevista, parabéns. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Que fofa! Adoro entrevistas porque a gente conhece mais o autor e, consequentemente, nos encantamos mais! Ainda não conhecia a autora e nem as obras, mas se um dia for ler, com certeza vou preparada pela morte de vários personagens hahaha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia a autora e adorei poder ver um pouco sobre ela e seu trabalho através da entrevista. Fiquei curiosa com os livros dela, parecem ótimos

    ResponderExcluir
  18. Ah, que entrevista linda!!
    Acompanho a Camila e adoro os posts dela. Ainda não li livros dela, mas estou doida para ler céu de menta. Tenho certeza que irei amar, sempre tenho boas experiências com livros que tratam o autismo.. Já ouvi muitos comentários ótimos com esse livro e a minha curiosidade só aumenta..
    Já tenho ele no Kindle, só falta ler ❤️
    Adorei conhecer um pouco mais da autora, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Nunca li nada da autora, mas já tinha visto alguns posts sobre algumas obras delas. Adorei a entrevista, espero poder ler algo da autora em breve

    ResponderExcluir