{PAPO} #BingoLitNegra, sobre a importância de se consumir literatura negra


Em novembro eu participei de um projeto chamado Bingo Literatura Negra, que foi organizado pelo pessoal do Afro Literária. O projeto consiste em escolher uma linha e adequar leituras pro tema, todos os livros tem que ser escritos e protagonizados por pessoas negras. Nesse post eu vou falar um pouquinho sobre minhas leituras pro projeto!



PROTAGONISTA LGBTQIA+

Confesso que eu fiquei meio sem ideias no começo, mas logo lembrei da Olivia e escolhi esse conto pra ler! Eu já tinha lido um outro conto dela e eu fiquei tremendamente apaixonada pela forma como ela escreve sobre meninas amando meninas, todos os contos dela são assim e eu quero muito ler todos! Esse me deixou meio aflita no começo, mas eu fiquei de coração tão quentinho, mas tão quentinho no fim!! Se a Olivia quiser que eu leia a lista de compras dela, eu vou ler, até os memorandos dela devem ser de aquecer o coração hahahahah 

O conto pode ser lido pelo Kindle Unlimited gratuitamente!




LIVRO PUBLICADO EM 2019

Obviamente que eu não perderia a chance de colocar o livro que a editora Kapulana mandou pra mim nessa listinha né?! Água doce foi uma leitura extraordinária, é até difícil falar sobre esse livro. Acho que eu nunca li algo tão espiritual quanto esse livro. O mais interessante de tudo, é saber que a Ada (personagem principal do livro) tem MUITOS aspectos parecidos com Emezi, muita coisa mesmo, eu chego a ficar assustada. 

Mas com toda certeza é um livro que eu vou levar pelo resto da minha vida, todo mundo deveria ter essa viagem espiritual pelos Eus da Ada!

Eu já fiz a resenha dele aqui e você pode comprar o seu exemplar clicando aqui



AUTORA MULHER

Bom finalmente eu posso falar que eu li Kindred né?! Gente que livro incrível, sério! Um llivro que me causou muitas emoções, eu chorei de ódio em tantos momentos que chega a ser absurdo. Realmente eu fiquei sem palavras. Eu via todo mundo panfletando esse livro por ai e eu sabia que era incrivel, mas não sabia que era tão incrivel! hahahahah

Foi um livro dificil, devo admitir, mas foi um livro que me fez pensar em muitas coisas, me mostrou muitas coisas que eu nunca teria noção. Afinal, a história da escravidão é contada por quem bate, não por quem apanha, né?!

Eu já falei desse livro aqui!



LIVRO NACIONAL

Eu tava namorando essa história desde quando eu vi o anuncio dela no twitter e eu claramente não poderia perder a oportunidade de ler!

Aqui, a Solaine contou uma história que tem uma representatividade ABSURDA! Eu adorei e também acabei a história de coração quentinho! Sem contar que foi um livro que eu dei umas boas risadas e eu até dei uma surtada hahahahahahah

O livro pode ser lido pelo Kindle Unlimited gratuitamente





ESPAÇO LIVRE

Como ultima leitura eu escolhi um livro que eu tava namorando fazia um tempão! Eu sempre amei poesia e acho que a capacidade que a poesia tem de me atingir é muito maior do que a dos romances. Dito e feito.

Eu fiquei tão aflita nesse livro, fiquei com meu coração tão apertado que eu precisei conversar com alguém sobre isso. O livro mostra claramente a marginalização da pessoa negra. Pois conta a história de um menino que vê seu irmão levar um tiro e ele resolve se vingar do assassino, e diz ter certeza de saber quem matou o irmão. Acompanhar essa história contada em verso, foi estupendo! 



Essas foram as minhas leituras e eu tô muito feliz de ter tido esse empurrão pra conhecer histórias tão fortes, tão pesadas. 

Eu sempre procurei me conscientizar e entender o que acontece com as pessoas negras e cada vez que eu entendo mais um pouco, eu fico cada vez mais revoltada. É insano pensar sobre tudo isso, mas acho que projetos como esse são muito necessários, não só em novembro, mas no ano todo.

Pensando nisso, fui convidada a participar, junto com duas amigas minhas, do empretecendo narrativas. Um porjeto onde escolhemos 12 livros escritos e protagonizados por pessoas negras pra ler ao longo do ano. Eu tô super empolgada com o projeto e logo trago mais informações aqui e lá no instagram!

Quantos autores negros você já leu? Qual é o seu preferido?

12 comentários:

  1. Oi Bianca!!
    Eu não fiquei sabendo desse projeto, sem dúvidas eu teria ao menos tentado participar, a verdade é que também preciso aumentar a quantidade as minhas de livros tanto escrito quanto protagonizados por pessoas negras. Eu vi sua resenha de Kindred e fiquei louco no livro, espero conseguir comprar e ler ano que vem!!Mas fico feliz que você participou do projeto, espalhar a literatura negra é sempre relevante!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Que bacana esse projeto tipo bingo, hahaha, não conhecia ainda. Tenho muita vontade de ler "Daqui pra baixo", pois parece ser uma leitura bem diferente e interessante.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que eu não conheci esse projeto; Mas participei de uma LC de Kindred que valeu muito a pena.
    Preciso ler livros independentes de autoras negras com protagonistas negras, mesmo eu tendo lido muita coisa disso no mês passado eu li só as mais conhecidas e é sempre bom dar visibilidade para quem não conseguiu publicar numa editora grande e tal.
    Amei as dicas.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Muito bacana esse projeto eu não conhecia,precisamos valorizar escritores independentes...

    ResponderExcluir
  5. Tá brincando comigo? Como eu ainda não tinha visto nenhum desses livros? Já quero ler todos.
    Eu amei a ideia desse post porque precisamos consumir mais conteúdo como esse. Certamente irei ler.

    ResponderExcluir
  6. Faço parte do forum permanente de politicas raciais da cidade, acompanho bem as lutas, e ver uma postagem desta nos deixa muito motivados para avançar sempre nesta resistencia.

    ResponderExcluir
  7. Olá , não estava sabendo desse projeto, as dicas de leituras estão ótimas , já escolhi o reticência como meu próximo título a ler.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que legal deve ter sido fazer parte desse projeto.
    Confesso que ainda não conhecia os livros que mencionou, me pareceu ser todos ótimos.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o projeto, vou procurar as resenhas porque me interessou muito!

    ResponderExcluir
  10. Que ideia bacana, não conhecia o projeto. Acho super importante apoiarmos a cultura e os autores nacionais.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Achei o projeto bem bacana e que bom que vc conseguiu ler livros nacionais também! Não lembro de algum autor negro da atualidade que eu tenha lido, apenas de Machado de Assis que, descobri muito tempo depois, tentavam deixar a foto dele o mais clara possível para que ninguém reparasse que ele era negro! Gostei das suas indicações, vou selecionar algumas para minha lista de leitura.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Ah que projeto legal! Das suas indicações eu conheço alguns por título porém não li nenhum. Me interessei muito pelo 'daqui pra baixo'.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir