[RESENHA] Americanah - a descoberta das questões raciais


Olá brilhinhos, como vocês estão hoje?

O post de hoje é sobre o primeiro livro que eu li pro “Projeto Empretecendo Narrativas” que é uma iniciativa minha, da Evy e da Vi. Vamos lá então.



Americanah tem como personagem principal Ifemelu, uma jovem nigeriana que vai pros Estados Unidos em busca de estudo; nessa época a Nigéria estava sob governo militar e os professores universitários fazem greves com frequência, cansada disso, ela vai pros EUA terminar os estudos. Quando ela chega lá é que ela se vê como uma mulher negra pela primeira vez, e como uma “negra não americana”.

É assim que se dá o relato do tempo que Ifemelu passou nos Estados Unidos, a questão do racismo institucional, o jeito como ela precisa passar a se ver, relacionamentos interraciais. Ela também começa a entender a forma como as pessoas brancas olham pra ela, como elas querem ouvir sobre o racismo dela, de um jeito que agrade os brancos. 

No tempo que vive lá, ela escreve um blog onde relata suas experiências sobre as mais diversas situações.

“Você está num país que não é o seu. Faz o que precisa fazer se quiser ser bem-sucedido”

Esse foi o primeiro romance que eu li da Chimamanda e, quando eu fui pesquisar sobre ela, vi que esse livro é basicamente uma autobiografia, acho que isso fez com que eu ficasse ainda mais pensativa sobre os temas e pessoas que aparecem nessa história.

Particularmente, eu demorei quase três semanas pra ler as 500 e poucas páginas do livro. Não, ele não é um livro com uma escrita difícil, tampouco um livro que “enche linguiça” o que me pegou mesmo foi a narrativa dele, muito parecida com outro livro nigeriano que eu li ano passado, Água Doce, que é uma narrativa muito crua, muito didática e que te aflige por inteiro, esse livro é daquele tipo que te bate por tabela, você lê os capítulos e sente a dor aos poucos, igual acontece com a Ifemelu, a gente entende da realidade dela junto com ela.

As questões raciais que o livro fala são muito fortes: Ifemelu só pode ser contratada se alisar o cabelo; Ninguém fala Negro; a branca para qual a ifemelu trabalha, elogia pessoas negras simplesmente pelo fato de serem negras; acredite, é falado inclusive de racismo reverso (?); desigualdade de gênero; fala muito sobre o processo de aceitação do próprio cabelo… É um livro de uma intensidade tão grande que se você ler muitas páginas por dia, capaz de acabar com dor nas costas.

“A brancura é algo que se aspira”

Eu sinceramente, não sei nem falar sobre a experiência que foi ler Americanah. A Chimamanda tem uma didática tão incrível que quem nunca vivenciou nada do tipo, com toda certeza vai sentir tudo que a Ifemelu sente. Quando Ifemelu volta pra Nigéria, é uma experiência completamente nova, ela se sente estranha na própria casa. É realmente um livro que deve ser lido pelo maior número de pessoas possível.



Sinopse: Uma história épica de amor e de imigração, um romance arrebatador da premiada autora de Meio sol amarelo.

Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra.
Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência.
Principal autora nigeriana de sua geração e uma das mais destacadas da cena literária internacional, Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero. Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo.
Publicado por Companhia das Letras
Traduzido por Julia Romeu
520 páginas


22 comentários:

  1. Eu ainda não li este livro dela, mas já está na lista de desejados e quero priorizá-lo logo. Sua resenha só me deixou mais interessada pela trama

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro, mas ainda não resenhei, quero fazer isso este ano, concordo quando você diz que a autora por meio da narrativa consegue nos fazer colocar no lugar do personagem e seu sofrimento, também percebi isso em outro livro dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito da forma dela de contar histórias, pretendo ler mais livros dela.
      Qual livro você leu?

      Excluir
  3. Oi Bianca.

    Tenho este livro, mas não sei porque eu fico adiando a leitura dele. Preciso mudar essa situação porque sempre que leio uma resenha eu fico me perguntando o motivo de não ter lido ainda. Como agora , eu adorei sua opinião e aumentou minha curiosa. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia o mais rápido que puder, juro que não vai se arrepender.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem ?

    Eu não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou mega interessada. É importante a leitura de livros que nos fazem pensar e, mais importante, aprender com sua trama.
    Obrigada pela dica. Parabéns pela resenha super completa.

    Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente de suma importancia que a gente se atente a esse tipo de leitura e passe a ler com mais frequencia, o mundo agradece.

      Excluir
  5. Esse livro é fantástico, porque quando você lê ele e se dá conta que é a história dela mesma tu fica meio que em choque..
    É um livro maravilhoso e está nas minhas leituras preferidas

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Nossa, eu tinha visto já algumas resenhas desse livro, mas nunca tinha parado para pensar em ler. E depois da sua fiquei super curiosa, ainda mais por saber que pode ser autobiográfico. Chocada estou! Gosto de escritas fluidas e que você acompanha sem problemas. Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é realmente uma leitura que marca a gente pelo resto da vida!

      Excluir
  7. O livro levanta muitas questões sociais referênte a cor, ser autobiografico acentua ainda mais a discursão. Não conhecia, mas muito sinceramente estou muito instigada a ler. Já vou pesquisar onde encontro para comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na amazon tem.
      Realmente é leitura que vale a pena ser feita e quando a gente pensa nessas discusões de genero, cor, nacionalidade, acho que é o livro ideal

      Excluir
  8. Olá, tudo certo? Ainda não conhecia esse livro, mas só pelo fato de trazer uma história que nos faça refletir já estou interessada em ler. Já coloquei na lista para ler assim que puder! ótima resenha.

    ResponderExcluir
  9. Ola tudo bem?
    A sua resenha ficou ótima e eu ainda nao conhecia esta obra da autora.Ja ouvi inumeros elogios a autora. Eu pretendo ler esta surpreendente livro em breve.

    ResponderExcluir
  10. Bela iniciativa esse projeto e o livro Americanah é muito interessante. Imagino o que a personagem Ifemelu passa num país racista. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Conheci a autora em um trabalho que fiz para a faculdade, mas até então eu não tinha conhecimento dos seus livros (apenas suas palestras). Adorei conhecer um título e saber que ele já tem tradução. Adorei conhecer mais dele e já estou ansiosa para realizar a leitura e sentir esse impacto.
    Abraços

    ResponderExcluir